16/03/08

BLOGUE MONS CICUS COMEMORA O SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO!

(clique em cima da imagem para ficar no tamanho ideal)
Faz hoje, dia 16 de Março, precisamente um ano que começou este blogue.

Também aqui coloquei posts comemorativos quando fiz um mês, três meses e seis meses para se poder observar a sua evolução.

Não é fácil manter a regularidade. Ao longo deste ano foram várias as vicissitudes porque passei, umas mais fáceis de superar outras mais difíceis. Também alguns momentos de puro desânimo estiveram subjacentes neste caminho, e com eles a vontade de desistir.

Valeu-me os incentivos que recebi, quer recebidos pessoalmente quer através de mensagens. Os números também falam por si. Foram feitas 23614 visitas, 75121 páginas visitadas. Foram colocados 638 posts ao longo deste ano, faltando apenas 92 para dar uma média de dois posts por dia.

PORQUE CRITICAMOS OS OUTROS?

Alguma critica aqui foi feita. Mas também alguns elogios. Mas criticar por criticar não foi o meu objectivo principal. Apontar os caminhos para se resolver os problemas pareceu-me ser a conduta mais acertada.

Nos tempos actuais em que vivemos é um acto de cidadania responsável, criticar a mediocridade dos nossos governantes a todos os níveis da nossa sociedade, ainda por cima quando não cumprem o seu programa em que foram eleitos em sufrágio directo e universal, tratando de imediato “jogar” tudo para o fundo da gaveta.

Era muito mais cómodo seguir o princípio básico de viver e deixar viver como muitos moralistas por aí o fazem, tentando estar bem com tudo e com todos, mas acima de tudo não melindrar o poder instituído, mesmo que vejam algo profundamente errado, só porque é o poder que está em causa indo, somente, para onde o vento sopra de feição.

Vivemos num mundo de constante insatisfação onde necessitamos constantemente de provar que os outros estão errados e nós certos, e estará porventura aí, nessa luta que travamos com o mundo que nos rodeia, sem nos apercebermos deste inquietante desejo de termos de nos superar, como se numa competição se tratasse, todos os outros que nos rodeiam.

A humanidade vive numa permanente insatisfação, não seria mais proveitoso para todos nós se empregássemos as nossas energias para aprofundar o conhecimento do nosso mundo interior?

Muitas vezes ao criticarmos os outros, estamos no fundo a criticar o que mais detestamos em nós próprios e que muitas vezes tentamos encobrir. Não temos coragem para nos “assumirmos” como somos. Mas ninguém atira pedras à sua própria casa. Se muitas vezes olhássemos para os nossos próprios defeitos não teríamos certamente razão para criticar os outros.

Mas a essência da vida reside precisamente aí. Se não houvesse crítica faltaria certamente o sal, para dar o tal sabor e o colorido a esta vida por vezes tão monótona e nostálgica.

Somos espelhos uns dos outros. Tudo nesta vida é efémero. Hoje criticamos os outros. Amanhã seremos nós a ser criticados. Se num dia somos carrasco noutro dia seremos a vítima. É assim a vida, porque é necessário ter muita arte para saber viver em sociedade.

6 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS AO BLOGUE MONS CICUS! Já tem um aninho. Está um matulão, já fala bem e já anda pelo seu próprio pé, nunca mais vai parar. O "papá" Sonhador tem todos os motivos para estar orgulhoso do seu rebento, parabéns também.


16 de Março de 2008

Sérgio de Oliveira disse...

PARABÉNS !

A tua obra está à vista.
Há que continuar a caminhar...caminhando !


Um abraço

Sonhador disse...

Agradeço ao Rui Duarte que também assina com o pseudónimo de “Crameia”, toda a paciência que tem tido para comigo ao acompanhar-me desde que comecei o blogue, apesar de não nos conhecermos pessoalmente.

Quero também revelar-lhe que nunca tinha tido qualquer experiência com computadores até ao dia que iniciei o blogue MONS CICUS, pelo que tem sido uma experiência culturalmente enriquecedora.

Não sei qual será o futuro daqui para a frente, talvez o final não esteja muito longe.

Agradeço-lhe por isso toda a simpatia e solidariedade, desde a primeira hora, que tem tido para comigo.

Também agradeço a todos os que têm tido a gentileza de me incentivar a prosseguir, mencionando os seus verdadeiros nomes, não esquecendo a sua grande maioria que são anónimos.

Se alguma vez quiser contactar-me tem o meu E-mail à disposição que tem o seguinte endereço: asonhar@gmail.com. Terei todo o prazer em dialogar consigo.
Despeço-me com um forte abraço de amizade para si!
O “Sonhador”

Anónimo disse...

Parabens a você...
Adoro este blogue que o Sonhador criou.
Muitos Parabens, e que o blogue faça mais aninhos, porque já fez um ano.
O blogue é maravilhoso!!!

Anónimo disse...

Parabens pelo excelente trabalho realizado ao longo e um ano.
Monchique fica-lhe reconhecido e quem o visita fica agradecido.
Acho que deve seguir o mesmo rumo que o destacou neste ano de vida,
PARABENS.

Anónimo disse...

Amigo Sonhador!
Um dia destes vou entrar em contacto consigo E-mail para teclar um bocado.
Até lá.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor