18/03/07

A FOIA EM TODO O SEU ESPLENDOR!

(clique em cima da foto para ampliar)
SEMPRE A SUBIR….ATÉ AO PONTO MAIS ALTO DO ALGARVE, A NOSSA FOIA!

Conhecer uma parte importante de Monchique, implica ter de subir até ao Alto da Foia, que fica a 902 metros do nível do mar, e de onde se avista uma soberba paisagem, para deleite dos nossos olhos sempre ansiosos de avistar vales selvagens, precipícios e desfiladeiros e toda uma vegetação onde coabitam algumas espécies raras que ainda perduram ao longo de décadas.

Monchique é o outro Algarve, o esquecido, menos cosmopolita, mas por isso mesmo mais verdadeiro, intacto, puro e onde o betão ainda não investiu para gáudio dos amantes da natureza, conservando-se ainda virgem aos olhos duma população que está habituada a ver na maioria das localidades da orla costeira algarvia todos os desmandos que o betão aí tem provocado.

Monchique é uma terra tranquila e onde os seus arredores são motivo para uma visita detalhada, onde o barulho e desassossego não existem, a não ser o constante chilrear dos pássaros ou das suas águas puras e cristalinas que corre das nascentes e que ainda alimentam várias ribeiras levando consigo a água, que é um orgulho de todos os naturais de Monchique.




2 comentários:

Pete disse...

Obrigado pela tua visita. A vista lá de cima é espectacular e adorei imenso o tempo que passei por aí. As pessoas eram bastante simpáticas e acolhedoras. As obras de preservação e viradas para o turismo também já dão alguns frutos, pois quando aí estive vi bastantes turistas, principalmente ingleses. Podes sempre passar pelo meu blog que eu passarei sempre pê-lo teu, desde que tenha tempo.

Obs.: Podes-me tratar por tu à vontade.

Anónimo disse...

Há práticamente 40anos que subi, pela primeira vez à Torre (serra da Estrela). Também já subi "á pata" ao pico Moleson (Suíça). Mas perfeiiiiito, perfeiiiiito,... para mim continua a ser a Foia, adoro esse cume. A Foia para mim, é passagem obrigatória. Quando fui à Foia pela primeira vez, só lá existia o marco geodésico e o retransmissor da RTP. Aquele parque heólico é que não fica nada bem, já nos bastava a central de rastreio de satélites.Viva a Foia. Força Sonhador.

Crameia

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor