31/05/09

MONCHIQUE CADA VEZ MAIS NA ROTA DO MONTANHISMO!

Passeio pedestre e marcha de montanha nos próximos dias 6 e 7 de Junho!

Esta actividade que se desenvolve, cada vez mais, nas maravilhosas paisagens Monchiquenses onde encontram todo o tipo de traçado para realizar, com todas as condições, uma actividade com cada vez mais praticantes de passeios pedestres e marcha de montanha.

A organização deste evento é da Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA) cujo programa se pode ver aqui. Também pode consultar aqui o seu site
http://www.amea.pt/.

29/05/09

NOVO PROVEDOR DE JUSTIÇA VAI TER QUE ESPERAR!

clique em cima da imagem para ver o vídeo

A Imagem de credibilidade das instituições democráticas posta em causa!

Quando se trata de resolver assuntos pendentes para o interesse dos próprios partidos o consenso é alargado a todos para que nenhum fique de fora. O acordo nestes casos é facilmente conseguido, sem grande alarido, como foi o caso da nova lei do financiamento partidário, quando alargaram para o dobro os valores que os partidos podem receber como se pode testemunhar aqui.

Quando se trata de governar em conjunto para o interesse dos cidadãos e do País em geral o assunto arrasta-se sem fim à vista. O próprio Presidente da República, tal como a maioria dos cidadãos, fica manifestamente incomodando com tudo o que se está a passar. E depois ainda se admiram, com exemplos destes, da abstenção e do desinteresse dos cidadãos pela política ser cada vez maior no nosso País.

27/05/09

PARA QUE SERVEM OS OUTDOORS DO PS SE NÃO NOS DIZEM NADA?


Vital Moreira também não nos elucida. Afinal qual é o partido que nos esclarece?

O cabeça de lista socialista às eleições europeias admitiu esta tarde a possibilidade de criar um imposto europeu sobre transacções financeiras, ou, em alternativa, de proceder à transferência de fatias suplementares dos orçamentos nacionais.

Questionado pelos jornalistas para dar mais pormenores, Vital Moreira afirmou que as suas afirmações não são novidade: “Já o disse várias vezes. Essa é uma possibilidade em aberto que os socialistas nunca puseram de fora. (…) E não tem nada a ver com aumentar a carga fiscal. Eu quero sublinhar a necessidade de aumentar os recursos, os métodos são uma questão a discutir no Parlamento Europeu.”

Segundo a RTP, Vital Moreira acrescentou que mais pormenores só quando for eleito deputado europeu e apresentar propostas nesse sentido. O resto da notícia pode acabar de ler aqui no jornal público.

23/05/09

ESCÂNDALO COM POLÍTICOS ABALA O REINO UNIDO!

clique em cima da imagem para ver um vídeo

Em Portugal as denúncias nunca servem para nada quando acontecem situações similares!

Em Inglaterra existe respeito pelas regras democráticas, e também vergonha, por isso os políticos em situações irregulares demitem-se. Por cá é o que se vê e o que se sabe. Os prémios são as recandidaturas e o Povo voltar a reelegê-los como recompensa.

Veja aqui toda a diferença no Jornal Público!

21/05/09

A ROSA-ALBARDEIRA DA NOSSA FOIA!

clique em cima das imagens para ampliar
É esta a nossa Rosa em todo o seu esplendor selvagem!

A nossa rosa-albardeira é uma planta selvagem, uma verdadeira jóia da nossa flora, e pode ser encontrada nas encostas da Foia. Trata-se de uma planta silvestre, onde o abandono progressivo das terras veio proporcionar este habitat propício ao desenvolvimento desta espécie.

Nem todos têm a mesma sorte de nós. A mesma aparece em pequenos núcleos menos visitados e espalhados em locais com maior dificuldade de acesso. São esses os pontos mais favoráveis ao seu vegetar.

Todo este legado está cá, é preciso não o estragar, para que o mesmo seja visitado por todos aqueles que amam a flora, quer sejam nacionais ou estrangeiros. A rosa-albardeira por há muito estar em extinção, deve ser protegida, por essa razão não deve ser arrancada ou transplantada.

17/05/09

O ALGARVE JÁ TEM UMA EQUIPA NA LIGA PRINCIPAL!

O olhanense é o seu digno representante!

A festa já começou em Olhão. O Olhanense venceu esta tarde em Gondomar por 1-0 e garantiu o regresso à primeira divisão, 35 anos depois. Leia aqui o resto da notícia no Jornal público

NOVO BLOGUE EM MONCHIQUE COM O NOME: AGRICULTURA TRADICIONAL!

Clique em cima da imagem

Monchique como terra de agricultores fazia falta este blogue!

O seu autor é Carlos Inácio jovem agricultor natural de Monchique, cuja principal actividade é a agricultura. Pode conhecê-lo um pouco melhor se clicar aqui! Ao novo cibernauta os desejos, sinceros, de muitos êxitos na sua actividade profissional assim como nestas lides da blogosfera!

16/05/09

UMA HISTÓRIA COMOVENTE!

Clique em cima da imagem para ver o vídeo
Esta é uma pequena curta-metragem, com poucas palavras, mas onde se diz muito!

Pai e filho estão sentados num banco. De repente um pardal poisa próximo deles…e assim começa a história. Veja até ao final para poder reflectir sobre o que acabou de ver.

15/05/09

DIA DA VILA - QUINTA - FEIRA DA ASCENSÃO!


Monchique volta a festejar no dia 21 de Maio de 2009 no Barranco dos Pisões!

A Junta de Freguesia de Monchique convida assim toda a população a festejar o dia da Vila convidando-os a levar o farnel para poderem partilhar.

O início está programado às 10h00 com a concentração no Heliporto onde estará um autocarro à disposição dos participantes. Seguir-se-á pelas 11h00 a Missa Campal no Moinho do Poucochinho e a partir das 12h00 haverá música e animação com o grupo musical Dupla Geração.

14/05/09

SNACK-BAR A NORA VAI DE NOVO A CONCURSO!


Quase dois anos depois de ter sido denunciado aqui as irregularidades em que o mesmo esteve envolvido!

A Câmara Municipal decidiu na reunião IX/2009 de 7 de Maio proceder à abertura de concurso para a cessão de exploração por licitação directa do Café Snack-Bar a Nora sito em Largo 5 de Outubro na Vila de Monchique cujo edital se pode ver clicando aqui.

O concurso preconiza a exploração por um período de cinco anos, devendo os candidatos apresentar proposta em carta fechada, tendo como base de licitação o montante de €1.250,00.

As propostas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio sob registo até às 12:horas, do dia 27 de Maio. A sessão da acta pública decorrerá no dia 29 de Maio de 2009, com início às 16: horas.

13/05/09

COMO LEGALIZAR UM FURO SEM PROBLEMAS!


Eu já fui legalizar o meu sem necessidade de ir a Faro à ARH do Algarve.

Em Monchique deverá dirigir-se à Câmara Municipal. Em Portimão deve dirigir-se à Junta de Freguesia de Portimão.

Os documentos a apresentar são: planta de localização ou Hortofotomapa, bilhete de identidade, numero de contribuinte e caderneta predial rústica. No caso da caderneta predial rústica o seu titular já ter falecido, deverá apresentar a escritura de habilitação de herdeiros.

Se morar nalgum concelho onde quer a Junta de Freguesia quer a Autarquia não tenha assumido o compromisso de tratar da legalização dos recursos hídricos, a Junta de Freguesia de Portimão tem destacado um funcionário a tratar deste assunto, com um profissionalismo e uma simpatia invulgar, que não se faz rogado em tratar da legalização de todos os assuntos relativo aos requerentes de outros concelhos.

Deverá é ir previamente munido da planta de localização a pedir na Câmara local, onde se encontra a utilização dos recursos hídricos, cujo custo não é igual em todas as autarquias. Em Monchique por exemplo o seu custo é 1 euro em Silves 2.66 euros e em Portimão o pedido é feito no Departamento Técnico de Planeamento e Urbanismo da Câmara de Portimão no qual é gratuito.

12/05/09

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS!

A Nova legislação em vigor

Tem existido alguma falta de informação sobre esta Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio onde todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos tinham que pedir os devidos títulos de utilização até dia 31 de Maio de 2009.

Agora veja aqui uma reportagem da SIC para ficar a saber um pouco mais sobre esta lei dos recursos hídricos e onde se diz que o prazo foi dilatado, por mais um ano, até 31 de Maio de 2010. Clique também aqui para saber mais informação.

11/05/09

AUTARQUIAS DO ALGARVE QUE PAGAM A TEMPO E HORAS!

Monchique está entre as quatro que demoram mais tempo!

Silves era o município algarvio que, em finais de 2008, mais tempo demorava para pagar aos fornecedores, ultrapassando um ano. Nos lugares seguintes surgiam as autarquias de Monchique, Portimão e Faro, com mais de uma centena de dias. Alcoutim e Albufeira eram as melhores pagadoras.

Em finais do ano passado, Monchique demorava 138 dias a pagar, mais do dobro do prazo registado no ano anterior. Portimão tinha um prazo médio de 111 dias (aumentou 10 dias no espaço de um ano) e Faro de 108 dias (menos 33 dias do que 2007).

Pela positiva destaque para Alcoutim e Albufeira, que pagavam em seis dias. 'É a confirmação da boa gestão da autarquia', afirma Desidério Silva, presidente da edilidade albufeirense. Na lista dos bons pagadores realce ainda para os municípios de São Brás de Alportel (7 dias), Vila do Bispo (9) e Lagos (11).

Pode continuar a ler aqui no Jornal Correio da Manhã o resto da notícia!

10/05/09

DA ISLÂNDIA COM FRIO E MUITA SAUDADE!


Fotos de António Vargas nosso conterrâneo!

O mesmo encontra-se a viver e a trabalhar neste País maravilhoso a atravessar uma grave crise económica como todos sabemos. Para este nosso compatriota que nasceu num País de sol como é Portugal, certamente que essa é uma das maiores lacunas para que o possa considerar verdadeiramente perfeito.

A sua capital é Reykjavik. O clima na Islândia é frio, sendo mais suave ao longo da costa. No verão os valores médios são de 10 a 11º C, mas no Inverno as médias andam à volta de 0 grau centígrados. Uma pequena localidade como Selfoss também não foge à regra.

Para todos os nossos conterrâneos a viver no País, e especialmente a todos aqueles que se encontram na diáspora, aqui vai este post dedicado a quem se encontra a viver e a trabalhar longe ou perto da sua terra, e tenham interesse em saber o que de mais relevante acontece na terra que os viu nascer.

09/05/09

A POLÍTICA DE VERDADE TEM QUE SER MAIS DO QUE PALAVRAS VÃS!


Depois de Manuela Ferreira Leite ter admitido ontem “um ajustamento” (ver texto nesta página), também o deputado socialista Ricardo Rodrigues admitiu ao PÚBLICO uma alteração à lei por um “efeito perverso” entretanto detectado: o de que as campanhas eleitorais possam passar a dar lucro.

É mais um espinho no diploma que aumentou a possibilidade de entrada de dinheiro vivo nos partidos de pouco mais de 20 mil euros para mais de 1,2 milhões, causando reacções negativas em cadeia, tanto fora como dentro das fileiras partidárias. Quinta-feira à noite, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, juntou-se a António José Seguro na crítica à nova lei, que ambos consideram um “retrocesso” em relação às regras aprovadas em 2003.

Pode continuar a ler aqui integralmente a notícia do público acerca deste assunto controverso da política portuguesa.

Está mais que provado que só com a indignação generalizada da opinião pública, com os órgãos da comunicação social à cabeça, se pode alterar o rumo dos acontecimentos do que se está a passar na cena política portuguesa.

06/05/09

CRISTIANO RONALDO E AS SUAS OBRAS-PRIMAS!


Mais uma noite de sonho!

O avançado fez um dos melhores jogos da sua carreira e ganhou um lugar de destaque em Roma, na final da Liga dos Campeões. Resta esperar pelo opositor, que sairá do vencedor da partida de hoje, entre o Chelsea e o Barcelona.

Os fãs que viajaram de Manchester ficaram para ovacionar e aplaudir a saída de Ronaldo no final do jogo. O avançado fez um dos melhores jogos da sua carreira e ganhou um lugar de destaque em Roma, na final da Liga dos Campeões. Resta esperar pelo opositor, que sairá do vencedor da partida de hoje, entre o Chelsea e o Barcelona. Estes são extractos da notícia do público que pode ser lida na íntegra aqui!

Veja aqui os golos deste jogo. É bom, novamente, recordar este golo que também vai ficar para a história. E logo contra um dos maiores do futebol português.

04/05/09

LAGOA NO PROGRAMA A ALMA E A GENTE!

(clique em cima da imagem)

Um programa televisivo na RTP 2 sobre a História de Portugal

Veja o bom exemplo da restauração do Convento de S. José fundado no século XVIII. Em 1924 o mesmo foi adquirido pela Câmara Municipal. Em 1980 foi restaurado completamente e assim foi salvo, da perda, um dos monumentos da cidade. Isto é uma lição porque infelizmente por todo o País estão em ruínas centenas de conventos. Temos infelizmente no nosso Allgarve exemplos sobejamente conhecidos.

MONCHIQUE E A SUA PICOTA!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Vista parcial da Vila de Monchique, vendo-se em primeiro plano uma nesga da estrada para a Foia, avistando-se ao fundo a serra da picota com os seus 774 metros de altitude.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor