31/01/08

AUTARQUIAS!

(Clique em cima da foto para ver um vídeo)
O poder autárquico sempre foi mais corrupto do que o poder central. Os meios pequenos produzem regularmente uma aliança dos fortes contra os fracos. De certa maneira, resistir a um obscuro tiranete de província é muito mais difícil do que resistir a um governo nacional. Não há jornais (ou quase não há jornais) com suficiente autonomia, a televisão não se interessa e a própria comunidade de “notáveis” favorece a vigarice.

Mesmo os partidos da oposição raramente exercem uma vigilância a sério. Ou porque não têm meios, excepto a denúncia ao ministério (um acto inútil e pouco popular). Ou porque recebem, também eles, a sua parte nos melhores negócios. Os «dinossauros» – de que tanto se fala – são senhores feudais que, pouco a pouco, conseguiram associar, coibir, ou destruir toda a oposição.

Por isso, antigamente, se criou a figura do «administrador do concelho», que, vindo de fora (era nomeado por Lisboa) dava mais garantias de imparcialidade. O idílio do poder autárquico – de que o regime se vem gabando há vinte anos – reproduziu, com uma excepção ou outra, os vícios do costume. Só quando surge um caso como o de Fátima Felgueiras (contra a qual, convém notar, nada se provou), o poder autárquico se transforma de repente num monstro, «num gigantesco polvo» de maldade ou num «icebergue» de variados crimes, cuja ponta visível não passa de um pormenor anedótico.

Esta indignação não deixa de espantar. Primeiro porque o número de autarcas, que os tribunais de facto condenaram, é muito reduzido. E, depois, porque se o «polvo» e o «icebergue» existem, nunca verdadeiramente se pensou em reformar a administração local, reduzindo o número de concelhos, acabando com vereações multipartidárias, pondo um travão ao endividamento e por aí fora. Com o sistema obsoleto em que vivemos ninguém se preocupa. Mas Fátima Felgueiras excita toda a gente.


(Texto de autor que desconheço)

30/01/08

OBRAS DA ROTUNDA DE S. SEBASTIÃO EM RITMO ACELERADO!


(Clique em cima das imagens para ampliar)
O Presidente da Autarquia visitou as obras em curso e falou com alguns munícipes!

Hoje dia 30 de Janeiro decorriam os trabalhos com a azáfama própria de quem pretende acabar com as obras o mais rápido possível. Tudo indica que a Rua Eng.º Duarte Pacheco seja aberta ao trânsito até ao final da semana. No entanto ainda há muito trabalho a executar.

A oposição é que não se conforma, e está a ser muito crítica como a mesma tem decorrido, assim como os trabalhos efectuados a mais. Emitiu por isso um comunicado datado de 23 de Janeiro de 2008, que pode ler-se na íntegra, na qual a considera como “um verdadeiro descalabre”.

28/01/08

HUMOR EM PORTUGAL!

A brinca a brincar, com assuntos muito sérios, se vai incomodando as consciências deste País!

26/01/08

AUTARQUIA, AINDA, SEM PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008!

Câmara está a ser gerida com os chamados duodécimos!

São as consequências de ter sido retirada a confiança política ao ex-vereador Carlos Henrique do PS, o qual contribuiu mais os vereadores do PSD que formam a maioria na Autarquia, para que o plano de actividades e orçamento fosse rejeitado.

PSD DETERMINADO EM GANHAR A CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
António José Santos é de novo candidato nas próximas eleições Autárquicas!

Decorreu no passado dia 15 de Janeiro o jantar de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, com a presença do líder do Partido Dr. Luís Filipe Menezes, secretario geral Eng. Ribau Esteves, presidente da distrital Dr. Mendes Bota, dirigentes nacionais, distritais, autarcas regionais e locais.

A escolha de Monchique para a realização deste evento para além de se enquadrar na temática das jornadas subordinadas à desertificação é também um sinal muito claro do empenho de todo o partido em ganhar as próximas eleições autárquicas neste concelho.

Foram prelectores da noite o presidente da concelhia e vereador António José Santos, que num discurso emotivo enumerou os principais erros de gestão do poder socialista que se traduzem na actual situação de descrédito em que o município se encontra, dando como exemplo a incapacidade de executivo em aprovar o principal documento de gestão – Plano de Actividades e orçamento, elencando ainda um conjunto de propostas apresentadas pelos vereadores do PSD ao longo do mandato.

Usaram ainda da palavra Mendes Bota e Filipe Menezes, que para além das críticas contundentes à governação com especial incidência na sua insensibilidade social, testemunharam a sua solidariedade ao trabalho desenvolvido pelos autarcas locais, tecendo rasgados elogios à combatividade de António Santos na defesa do desenvolvimento do seu concelho sendo assim o candidato natural do PSD à presidência da Câmara nas próximas eleições autárquicas. Quem parece não ter gostado desta visita, foi o PS de Monchique, segundo o Jornal Barlavento. Veja aqui os pormenores!

A CORRUPÇÃO DE NOVO EM DESTAQUE!

O tema já é recorrente!

De vez em quando, aparece uma personalidade a agitar as águas. Agora é o bastonário da ordem dos advogados, eleito recentemente, talvez com a necessidade de marcar a sua posição, fazer acusações polémicas.

Depois, passado pouco tempo, volta tudo de novo ao esquecimento. Alguém se encarregará de desvalorizar tudo e de exigir provas que ninguém parece ter. É assim que normalmente tudo se passa, neste País de brandos costumes acostumado!

25/01/08

O MIRADOURO A PRETO E BRANCO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Muda a paisagem urbana, mas o miradouro de S. Sebastião, tem permanecido inalterável ao longo dos anos e assim vai continuar!

24/01/08

LARGO DO PÉ DA CRUZ!

(clique em cima da foto para ampliar)
No País das rotundas!

Parece inacreditável, fazem-se rotundas por tudo quanto é sítio, em locais nada apropriados e aqui já deixaram passar tantos anos, e ainda ninguém se lembrou de fazer mais uma rotunda no Largo do Pé da Cruz. Porque será?

OS BURROS E OS SEUS TRABALHOS NO PASSADO!

(clique em cima das fotos para ampliar)
No passado trabalhavam arduamente e estavam por isso sujeitos a trabalhos de sacrifício, para poderem sobreviver num tempo difícil. Hoje os tempos são outros. Já não são necessários, para a maior parte dos trabalhos na agricultura, e por isso o turismo é agora o trabalho para o qual estão mais vocacionados. São, agora, os turistas os seus maiores clientes.

23/01/08

PARQUE DA MINA NO VALE DE BOI, PRÓXIMO DAS CALDAS DE MONCHIQUE!

(Clique em cima das fotos para ampliar)

Fica situado a 12 km de Monchique e aproximadamente à mesma distância de Portimão!

É de uma riqueza cultural e etnográfica visitar esta casa de habitação ancestral, mobilada, que remonta ao princípio do Sec. XVIII.

Vale realmente a pena fazer uma visita com a família, e contemplar demoradamente toda a quinta para poder deliciar-se com o que vai encontrar.

Desde o processo completo de produção de medronho. Flora local típica da serra de Monchique. Animais de quinta. Processo completo do fabrico do carvão vegetal. Mina de extracção de minério desactivada e Carvoaria (recriação).

Clique nos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7 para ver e ler, as opiniões dos vários sites, a imprensa a nível nacional e regional, incluindo o site da Autarquia de Monchique, sobre o Parque da Mina.

22/01/08

OS LADRÕES E AS SUAS VÍTIMAS!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Em todo o tempo sempre houve ladrões!
Mas parece que hoje conquistaram um estatuto onde as vítimas se vêem na obrigação de pedir com todo o respeito que lhe devolvam os bens que lhe foram furtados. O problema é global, tanto acontece nos países pobres como nos países ricos. Este é um exemplo que vem de Moçambique, na foto de baixo.

Maus exemplos também acontecem no nosso País, onde se vendem produtos publicitando que são roubados, com a complacência de todos. Ninguém se importa qual a sua proveniência, o que importa é comprar barato. Mesmo que não seja verdade, são os sinais dos tempos onde a honestidade, lealdade, e verticalidade parecem já não fazer parte da nossa sociedade.

A SAÚDE EM PORTUGAL E EM ESPECIAL NO ALGARVE!

(clique em cima da imagem para ver o vídeo)

Veja aqui a opinião do Dr. João Amado, nosso digníssimo conterrâneo!

21/01/08

SNACK-BAR A NORA!

(clique em cima da foto para ampliar)

Propriedade da Autarquia!

Fechou as portas ao público no dia 7 de Janeiro de 2008!

20/01/08

INDIOS JÁ NÃO VIVEM EM MONCHIQUE!

( Clique em cima das imagens para ampliar) (fotos de Bruno Rascão)

Chegaram em 1996. Em 9 de Julho de 2003 ainda cá estavam. Agora, a caminho dos cinco anos, o que será feito deles que ninguém mais os viu em Monchique? Clique aqui para voltar a vê-los e recordar a sua história!

19/01/08

O BURRO E O TURISMO!

(clique em cima da foto para ampliar)

Como se promove o turismo rural!

António Jorge, reformado, precocemente aos 55 anos de idade, devido a um acidente de trabalho na construção civil, “inventou”, há vinte anos, uma nova modalidade que tem feito as delícias dos turistas.

Tem como passatempo dedicar-se a levar os turistas a subir ao dorso do seu jumento, para os mesmos tirarem fotos, para ficarem registadas para a posterioridade, e alguns, até, uns pequenos passeios, para sentirem o prazer de montar. Aproveita assim para amealhar mais uns trocos para juntar ao seu magro pecúlio e ajudar a prolongar a geração a estes animais em vias de extinção.

É uma figura emblemática e por isso vai ficar na história, local, por ser muito conhecido por todos os naturais de Monchique, assim como todos os turistas de toda a parte do mundo que nos visitam, ao contribuir para a divulgação da nossa região.

É aqui junto ao Miradouro das Caldas, que costuma passar o tempo, à espera do turista, durante parte do dia, durante todo o ano. Ao longo da sua vida já conheceu muitos asnos.

Foram três ao longo desta “maratona” de vinte anos: o maroto, o boneco e agora o passarinho. Todos deixaram saudades, mas o passarinho por ser o ultimo é agora o seu grande e fiel amigo, o qual retribui a sua amizade, tornando-se por vezes ciumento, começando a zurrar, quando o dono por necessidade de conviver com iguais da mesma espécie se afasta do mesmo.

Hoje com oitenta anos, enquanto tiver vida e saúde vai continuar, todos os dias, a fazer o que mais gosta. O turista e o concelho de Monchique agradecem!

ESTRADA DA FOIA!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Na foto antiga, o local era conhecido por “recta dos Ingleses”, por numa daquelas moradias, que se avista ao fundo, viver uma família dessa nacionalidade. Hoje é um local onde predomina restaurantes, denominado por Ceiceira. Veja o que mudou em cinquenta anos, comparando as duas fotos.
Veja também aqui, além do restaurante Teresinha e Luar, todos os outros que existem no concelho, assim como os locais onde pode ficar alojado se visitar Monchique.

17/01/08

NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES AUTARQUICAS EM 2009!

(clique em cima da foto para ampliar)

NOVAS REGRAS APROVADAS!

Os Portugueses vão ter novas regras, tudo o indica, já nas próximas eleições Autárquicas em 2009, com a nova lei aprovada esta quinta-feira na Assembleia da República. Veja aqui o que vai mudar!

16/01/08

RUA SERPA PINTO EM MONCHIQUE!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Uma rua que continua a ter o trânsito nos dois sentidos, tal como no passado, e que assim deve continuar para o interesse de toda a comunidade, enquanto não for encontrada outra solução mais viável!
Clique em cima da imagem para ver e ouvir esta sessão de esclarecimento!

15/01/08

ESTRADA MONCHIQUE PORTIMÃO E VICE-VERSA!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Volta de novo a ter constrangimentos!

Mais uma vez, e em pouco tempo, a estrada depois de pavimentada, está a necessitar de obras. Bastou chover, e mais uma vez os problemas surgiram. Já vai sendo hábito.

No sítio do Barracão, e também próximo da ponte do lageado, junto ao restaurante rouxinol, a estrada deixou de ter condições de segurança, aqui devido a um aluimento de terras, colocou em perigo a circulação rodoviária.

No Barracão, no meio da estrada, a mesma abateu, ficando o piso desnivelado, conforma as fotos documentam, tendo os automobilistas de reduzir a velocidade, afim de poderem ultrapassar com segurança o piso degradado.

Próximo da ponte do lageado, a passagem é feita alternadamente, sinalizada com semáforos. Pelo exemplo que aqui tivemos, nesta mesma estrada 266, na curva do Montinho em Março de 2007 a mesma levou uma "eternidade" até as obras ficarem concluídas.

Agora, e mais uma vez, nada é garantido que desta vez seja diferente, em termos de celeridade, para que as obras sejam rapidamente levadas a efeito. Pode ser que desta vez tudo seja diferente. Façamos votos para que assim seja, para bem de todos os utentes duma estrada, que é a via principal e mais movimentada, que liga Monchique a Portimão.

CURVA DA RIBEIRA DO BANHO!


(clique em cima das fotos para ampliar)

No passado e no presente.

Os anos passaram mas o cenário é dos poucos que continuam rigorosamente no mesmo, apenas pequenas alterações. Antigamente chama-se curva do Barranco do banho, agora denomina-se ribeira do banho.

14/01/08

O DESVIO PARA AS CALDAS DE MONCHIQUE!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Antigamente a Estrada Nacional 266 no cruzamento entre as duas vias era composta de paralelepípedos e actualmente como a mesma se encontra.

IGREJA DO SENHOR DOS PASSOS!


(clique em cima das fotos para ampliar)

A pequena Igreja do Senhor dos Passos, no Largo Comendador José Joaquim Ágoas. O seu exterior nos anos cinquenta, e o seu interior e exterior actualmente.

13/01/08

GINÁSIO MUNICIPAL DE CARDIO-FITNESS E MUSCULAÇÃO!

Monchique já tem um ginásio Municipal de Cardio-fitness e Musculação!

Abre no dia 1 de Fevereiro de 2008 no Complexo das piscinas Municipais de Monchique! Estão abertas inscrições no 2.º piso do Edifício dos Paços do Concelho para todos os interessados.Veja aqui mais pormenores.

11/01/08

O NOVO AEROPORTO EM ALCOCHETE!

(na foto um radar utilizado na detecção de aves)

Quem gosta de aviões aqui tem um vídeo e o relatório do aeroporto de Alcochete, para ver e ler como o mesmo foi elaborado, se tiver tempo para isso, com 355 páginas com anexos. Com o novo aeroporto novos empregos serão criados. Veja aqui outras opções.

10/01/08

AS MODERNAS FORMAS DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA OS PROBLEMAS QUE AFLIGEM OS CIDADÃOS!


(clique em cima das fotos para ampliar)

No Concelho de Monchique, anonimamente, alguém resolveu “lavrar” o seu protesto, mas de maneira irónica, que é uma figura de retórica que exprime o contrário do que as palavras significam, como todos sabemos.

Cidadãos da Nave e do Gil Bordalo, estão descontentes com duas empresas, e a melhor forma que encontraram foi colocar tabuletas, junto à estrada para chamar a atenção dos automobilistas que por ali circulam.

Uma Junto à estrada Nacional 266, no sítio do Gil Bordalo onde escreveram: “ OBRIGADO ÁGUAS DO ALGARVE PELO RESPEITO QUE TÊM PELO QUE É NOSSO”.

A outra na Nave, no início da Estrada para os Casais, conforme documenta a foto, em baixo, onde diz: “OBRIGADO ESTRADAS DE PORTUGAL. POR MANTEREM ESTE LOCAL LIMPO. BOM NATAL”.

Em ambos os casos a ironia é a nota dominante. No primeiro caso trata-se da passagem da conduta das águas que virá abastecer Monchique, que segundo os moradores e proprietários dos terrenos, não estão satisfeitos pelos trabalhos levados a efeito pela Empresa Águas de Portugal, os quais estão a prejudicar as suas propriedades e os caminhos por onde circulam.

No segundo caso são as valetas que estão entupidas, ao longo da estrada até aos Casais, o que obriga as águas pluviais em quantidades excessivas a invadir a estrada, inibindo assim os transeuntes, em dias de chuva, a circular a pé livremente pela mesma, protestando, assim, por as valetas não serem limpas.

As tabuletas já lá estão há dias, mas parece que estão condenadas ao insucesso. Os responsáveis por estas empresas não vão, certamente, ficar deslumbrados pelos elogios que lhes são feitos, ainda que deles tivessem conhecimento.

08/01/08

MONCHIQUE E AS SUAS FOTOS!

(clique em cima da foto)

Um site onde se pode visitar Monchique, e todo o Portugal, com as suas fotos muito interessantes. E também este com fotos espectaculares de Monchique!

07/01/08

CONVENTO DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO NA VILA DE MONCHIQUE!


(clique em cima das fotos para ampliar)

E a sua antiga fonte dos Passarinhos!

Estava assim a fonte dos passarinhos no Verão de 2006, conforme, as três fotos documentam. Mas em 1979 ainda se encontrava com o telheiro e com uma mesa de pedra, conforme se pode ver clicando aqui!

ANTÓNIO BARRETO RETRATO DA SEMANA!

(clique em cima da imagem para ampliar)

SÓCRATES E A LIBERDADE!

Vale a pena ler, para reconhecer que o seu autor faz uma análise profunda, com objectividade, dos tempos conturbados que estamos atravessando!

MIRADOUROS DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Os mais frequentados!

São vários os miradouros que estão localizados por todo o concelho, muitos deles miradouros naturais, onde se avista toda a beleza paisagística do concelho. O miradouro de S. Sebastião, mais conhecido por o Mirante, é o mais emblemático por avistar a maioria da área urbana da Vila de Monchique.

Também o miradouro da Picota e o Miradouro da Foia, se reveste de grande interesse turístico por se avistar toda a beleza dos horizontes, localizando-se os mesmos a grandes altitudes, nomeadamente 774 metros o da Picota, e 902 metros o da Foia, sendo este último o ponto mais alto do Algarve. Muitos outros estão espalhados por todo o concelho. Veja aqui o nome de todos, mais conhecidos, a merecerem uma visita.

06/01/08

GERAÇÕES DIFERENTES!

A admiração das mais velhas!

Todos envelhecemos. Ninguém escapa a esta realidade. Quando se é jovem na chamada “flor da idade”, todos querem experimentar coisas diferentes, rejeitando por isso seguir os padrões de vida que outros já conheceram.

Por isso os mais velhos são confrontados com realidades que nunca conheceram e que os deixam estupefactos, com tanta ousadia dos mais jovens. Sempre houve mudanças ao longo das gerações, mas os jovens por assimilarem as mesmas com maior rapidez do que os mais velhos, sempre tiveram o conceito de que os mesmos estão ultrapassados. É este o eterno conflito entre gerações, que sempre existiu!

CALDAS DE MONCHIQUE FOTOS ANTIGAS!

MONCHIQUE FOTOS ANTIGAS!

PEDESTRIANISMO UM DESPORTO PARA TODOS!

(clique em cima das fotos para ampliar)

O Pedestrianismo é uma actividade com vertente lúdica e desportiva que consiste em realizar caminhadas por caminhos em espaços naturais, em permanente relação com a natureza como, montes, vales, bosques, entre outros, proporcionando o contacto da população urbana com zonas rurais e de montanha.

Por ser o desporto dos que andam a pé, é a modalidade mais simples do montanhismo, sendo por isso acessível a toda a gente, independentemente da idade ou até da sua preparação física.

Nos últimos tempos Monchique tem vindo a ocupar devido às suas características excepcionais do concelho, um lugar de destaque nesta prática, reunindo todas as condições, apesar duma expressiva desertificação humana que se tem acentuado nos últimos anos, sendo ainda possível, contudo, observar a prática da agricultura em socalcos feitos de muro de pedra construídos à mão.

A própria Autarquia consciente que está em franco desenvolvimento o hábito de realizar passeios a pé, modalidade já bem conhecida noutros Países europeus, já há muito que aprovou três percursos: o trilho da Foia, o trilho das Caldas-Picota e o trilho dos Moinhos.

A iniciativa privada atenta ao desenrolar desta prática desportiva criou empresas com vista em explorar uma actividade que se pode tornar lucrativa, tendo algumas delas sede no próprio concelho, como é o caso desta empresa, aqui referenciada, que criou os seus próprios percursos.

Com a criação da Via Algarviana tudo se conjuga para que o concelho de Monchique possa num futuro próximo beneficiar da sua posição estratégica que ocupa no distrito Algarvio em relação a esta prática desportiva.

03/01/08

A MARAVILHOSA VILA DE MONCHIQUE!

(Clique em cima da foto)
As suas casas, as suas ruas, os seus monumentos, as suas paisagens, enfim toda a sua beleza. Clique aqui para ver isso tudo!

CONVENTO DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO NA VILA DE MONCHIQUE!


Clique em cima da foto para ver um artigo do Convento da Nossa Senhora do desterro com as suas ruínas!

RESULTADO FINAL DE UM INQUÉRITO!



RESULTADO FINAL DE UM INQUÉRITO!

Terminou a votação no final do ano em resposta à pergunta: em que partidos votariam em Monchique nas próximas eleições Autárquicas?

O resultado foi o seguinte: CDU-15; PS-25; PSD-73; OUTROS-30. Com esta votação pelos participantes, o PSD seria o futuro partido a governar a Autarquia de Monchique com maioria absoluta.

Mas como o universo de eleitores é muito heterogéneo, é sempre uma incógnita o resultado final, quando as eleições estão, ainda, relativamente longe e até lá muitos acontecimentos, de realce, poderão ocorrer.
Ficou-se pelo menos a perceber qual é a intençao de voto dos cibernautas!

01/01/08

ENTRE POR ESTA PORTA!

Ao começar um novo ano de 2008, clique aqui ou em cima da imagem para ver um novo blogue.

ANO NOVO VIDA NOVA!

Chegou o ano de 2008 com um novo blogue!

Clique aqui ou em cima da imagem para poder visitá-lo.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor