22/10/07

SÁ CARNEIRO EM MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Fotos duma campanha eleitoral!

Foi no Verão quente de 1975 que Sá Carneiro visitou Monchique, onde fez um comício no Largo dos Chorões. Visitou depois o Mirante de onde falou aos seus apoiantes. Vivia-se então o PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Foi um período muito conturbado da Sociedade Portuguesa, que se seguiu à Revolução dos Cravos. Foi entre Março e Novembro de 1975 que decorreu a maior agitação social. Monchique viveu intensamente esse período.

A sul do Tejo o PPD começava a dar os primeiros passos para se implementar como grande partido a nível nacional, depois do 25 de Abril. No Alentejo foi em Ourique a primeira Autarquia conquistada. No Algarve Monchique foi a pioneira.

A população de Monchique a seguir ao 25 de Abril era tendencialmente Social-democrata. O munícipio de Monchique foi governado pelo PPD até 1983. Dentro do partido formaram-se várias forças com interesses divergentes que levaram à sua derrota por escassos votos.

O partido Socialista começou a governar a Autarquia a partir dessa data. Monchique nunca mais voltou a conhecer outra cor política. Já se passou 24 anos depois da primeira tomada de posse. O 25 de Abril já fez 33 anos. O presidente continua a ser o mesmo.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente continua a ser o mesmo, INFELIZMENTE para o povo de Monchique.

Anónimo disse...

Outros tempos.Acontece que o PPD-PSD em Monchique foi perdendo capacidades devido a problemas internos, nunca tendo capacidade de uma reorganização capaz de ser credivel o suficiente para voltar ao poder.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor