29/08/08

HOMENAGEM A UM FILHO ILUSTRE DE MONCHIQUE!

(clique em cima da imagem para ampliar)
A homenagem que tarda em se concretizar!

A Homenagem , mais que merecida, ao Dr. Humberto Messias Médico-Cirurgião!

Julgando interpretar a vontade da população de Monchique, foi constituída uma Comissão “ad hoc” para prestar uma justa e merecida homenagem ao Dr. Humberto Messias insigne cirurgião, que sempre tem colocado abnegadamente os seus conhecimentos técnicos e científicos na ajuda aos seus conterrâneos.

Após vários contactos com o próprio, com o Presidente da câmara Municipal de Monchique e com o escultor Melício, foi decidido materializar esse tributo numa escultura hiper-realista a colocar no largo dos Chorões, em Monchique, oferta intencional dos Monchiquenses, a custear por subscrição pública.

Este texto, acima, faz parte do panfleto publicitário!

Será que o atraso se deve, única e simplesmente, à falta de apoio da população que tão bem tem sido acarinhada em todas as dificuldades porque passaram e sempre foram apoiados e bem tratados. Estou por isso certo que todos, e foram muitos, que ao longo dos anos se socorreram e continuam socorrer-se dos seus conhecimentos. Por isso estou certo que todos comungam do mesmo sentimento de apoio e solidariedade, restando apenas saber, se esse apoio se traduz em efectivo apoio monetário para que a estátua seja uma realidade da autoria do escultor Melício no valor de 13.000 euros.

Por isso uma dúvida e uma pergunta se impõem: dois anos não são o suficiente? Quanto tempo, mais, ainda é preciso esperar para que tal se concretize depois de passado tanto tempo?

28/08/08

A JUNTA DE FREGUESIA E A ARTECHIQUE!

Realiza-se a XIVª edição da feira/mostra de artesanato nos dias 12, 13 e 14 de Setembro de 2008.

O programa pode ser conferido aqui no site da Autarquia de Monchique. Tem como ponto a alto a actuação do consagrado artista popular Quim Barreiros, com as suas músicas de estilo brejeiro e a sua inseparável concertina, que pode ser visto aqui!

25/08/08

A BOLHA UM DIA VAI REBENTAR!

(foto retirada daqui)
Fenómeno atinge todo o País!

Não há nada a fazer, o País de Norte a Sul está minado por milhares de bolhas, e todos parecem felizes, com as suas bolhas. Todas as classes sociais estão envolvidas e todas sabem o risco que correm. Ninguém vai ser apanhado de surpresa. Quem corre por gosto não cansa, lá diz o velho ditado.

Há bolhas para todos os gostos e feitios, umas pequenas, outras muito grandes. Todos têm receio que as mesmas rebentem. Mas quanto se trata de obter dinheiro fácil e sem trabalho, a tentação supera os receios. O dinheiro é sempre um grande estímulo, para este tipo de aventuras, e livre de impostos, ainda mais seduz todos os participantes, neste momento de grande aperto orçamental em que muitos portugueses estão envolvidos.

O pior, mesmo, será para todos aqueles que vão chegar ao fim da corrida, em últimos, e não haja mais corridas para participar. Aí talvez as verdadeiras bolhas de quem se meteu por atalhos, nada convenientes, sejam mesmo dolorosas ao rebentar. Porque no final não irá faltar quem venha dizer que estava distraído, mesmo sabendo em que aventura previsível se estava a meter.
Veja aqui
toda a história contada no Correio da Manhã.

24/08/08

CASAS E TERRENOS PARA VENDA EM MONCHIQUE!

Construir em Monchique vai sendo cada vez mais raro!

Não há terrenos, disponíveis em urbanizações, sendo cada vez mais difícil encontrar um lote de terreno, colocado à venda, para construção nova. Casas novas são cada vez menos.

Por isso a esmagadora maioria das casas à venda em Monchique, são em segunda mão. Se desejar comprar uma habitação para poder viver num dos mais belos paraísos do nosso Algarve, onde o ar puro é uma constante, a grande oportunidade é comprar uma casa em segunda mão, onde a oferta á cada vez maior. Casas não faltam!

Veja em baixo as várias hipóteses colocadas à venda por empresas mediadoras Imobiliárias, escolhidas aleatoriamente, e onde certamente encontrará a casa dos seus sonhos. Se quiser arrendar também não lhe vai faltar casa.

Hipótese 1; Hipótese 2; Hipótese 3; Hipótese 4; Hipótese 5; Hipótese 6; Hipótese 7; Hipótese 8; Hipótese 9; Hipótese 10.

Agora é só escolher e ver os preços que mais lhe convém porque se está à espera de pechinchas, poderá eventualmente, até, ter a sorte de a encontrar. E seja muito feliz!

22/08/08

PARQUE RURAL DE AUTO-CARAVANAS!


(clique em cima das imagens para ampliar)

Vale da Carrasqueira-Monchique!

Situado na serra de Monchique é o único existente no concelho de Monchique e também o único no seu género. Fica na estrada nacional 266 a 16 km de Portimão, onde encontrará no sítio dos pocilgais a informação colocada na estrada para o local. É logo a seguir ao Restaurante o “Recanto” e ao restaurante “Cinzas” à direita. Se seguir de Monchique, em direcção a Portimão, fica aproximadamente a 9 km. É a seguir ao Restaurante o “Maximino”, no primeiro caminho à esquerda.
Antecipe aqui uma visita ao site do Parque onde poderá ver tudo que irá encontrar. O mesmo está dotado de todas as infra-estruturas de que precisa, onde a preocupação ambiental não foi descurada. Veja aqui mais informação no site da Autarquia!

PERCURSOS PEDESTRES!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Trilho da Foia a grande decepção!

O mesmo só existe, praticamente, no papel. No terreno os raros sinais que existem são encontrados, somente, na estrada de alcatrão.

Tentando saber mais sobre os percursos pedestres, na nossa terra, podemos obter o Guia de percurso pedestre editado pelo Turismo de Portugal Algarve. Aí somos informados nas suas páginas de muitos percursos pedestres do Algarve. No que diz respeito a Monchique nele encontramos o trilho da Foia, onde um mapa sinaliza o início do percurso, a vista panorâmica, a zona de carvalhos e castanheiros a vista panorâmica e o miradouro.

Podemos ler ainda no mesmo:

Iniciando o percurso na Foia, e seguindo na direcção de Pegões, a vista estende-se sobre a encosta norte. Poderá ver-se um conjunto notável de espécies da flora portuguesa, sendo o tojo-do-sul, a urze-branca, a adelfeira e o feto-do-monte algumas das mais usuais.

O percurso continua por zonas de eucaliptal que ocupam uma importante área da serra de Monchique, outrora dominada por carvalhos (sobreiro, carvalho-português, carvalho de Monchique). Na descida, depois de Montes da Fóia, a paisagem muda para sobreiros e para alguns castanheiros e pinheiros- bravos dispersos na paisagem.

A vista panorâmica é agora para sul, sobre montes e vales. Em seguida, o percurso desenvolve-se por estrada asfaltada. Nesta zona, a paisagem é dominada por eucaliptais e pinhais. Depois de algumas centenas de metros, o percurso continua por carreiros, através duma subida em que a vegetação arbustiva é dominante (por ex. esteva, tojo-molar, rosmaninho, rosmaninho-verde, sanganho-mouro e roselha).

A meio da subida também se poderá contemplar a paisagem sul. De volta à Foia, é possível avistar o litoral e o oceano a partir do miradouro e em dias pouco nublados. A águia de Bonelli ou o lagarto-de- água são duas espécies ameaçadas que têm na serra de Monchique um dos seus refúgios em Portugal. Para além destas, há registo de presença de um grande número de espécies de aves, répteis e anfíbios, o que é uma valia adicional do percurso.

Também o site da Autarquia disponibiliza mais informação sobre o trilho da Foia e outros trilhos. Até um órgão de informação regional
fazia eco desta informação em 2007. O incauto Pedestrianista, que cada vez mais nos procura, acreditando em toda esta informação chega ao terreno e acaba a sofrer uma enorme decepção. Ninguém consegue percorrer o trilho com esta informação. As placas que deveriam sinalizar todos os percursos, em caminhos antigos, pura e simplesmente não existem. Infelizmente é assim que o turismo, que deveria ser cada vez mais acarinhado por todos nós, é tratado no nosso concelho!

21/08/08

PLACAS DE TRÂNSITO!



(clique em cima das fotos para ampliar)
O que é de mais também não presta!

Na estrada da Ribeira Grande no sentido de Monchique, logo a seguir à Portela da Viúva, antes de chegar ao desvio para a Alcaria do Peso, encontra-se uma placa colocada a cerca de 200 metros, num local inapropriado e de pouca utilidade para os utentes da via, onde a natureza, a pouco e pouco, se vai encarregando de torná-la, totalmente, ilegível e obsoleta.

Mais à frente encontra-se a informação, mais que suficiente, devido ao tipo de via em que circulamos, onde uma placa indica Alcaria do Peso. Parece que há uma fúria inabalável de colocar e substituir sinalização por todo o concelho de Monchique.

Mas também há muito trabalho mal feito. E também muita precipitação. É o caso desta última placa, onde o desleixo e a incúria de quem a substituiu estão bem patentes. A mesma depois de substituída, foi literalmente atirada para a berma da estrada e por lá vai continuar, para quem a pretender ver, esquecendo-se o seu “carrasco” de lhe dar o devido destino, para quem terminou o seu ciclo de vida, ainda que precocemente. O ambiente, tratado desta maneira, em nada fica agradecido!

14/08/08

MARMELETE E A FALTA DE HABITAÇÃO SOCIAL!

Os terrenos relativo à operação de loteamento e o edital!

Finalmente parece haver vontade política para concretizar um sonho antigo!

É já no próximo ano de 2009 que há eleições, sendo as autárquicas as que nos dizem mais directamente respeito. Por isso os munícipes vão estar atentos às promessas eleitorais.

A Autarquia de Monchique torna público o aviso onde irá decorrer por um período de 15 dias um processo de discussão pública relativo à operação de loteamento, sito na zona urbana da aldeia de Marmelete, que se pode ver aqui!

Como era bom que houvesse eleições todos os anos. Todos ganharíamos com isso. Veja aqui a minha opinião sobre este assunto.

13/08/08

AUTOCARRO DA AUTARQUIA AO SERVIÇO DA CULTURA!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Em causa o espectáculo de Filipe La Féria intitulado Jesus Cristo Superstar!

Autarquia disponibiliza transporte em autocarro gratuito, cujos preços sofrem redução para grupos iguais ou superiores a 25 pessoas, levando-os até ao Portimão Arena.

A esmagadora maioria dos munícipes de Monchique desconhece este tipo de ajuda, pelo que certamente a publicidade feita, nesse sentido, ao contrário de outras, não chegou aos destinatários mais carentes de transporte, já que a população acorre, sempre, entusiasticamente a estes acontecimentos.

A mesma encontra-se, sempre, ávida destes eventos culturais que muito raramente acontecem no Algarve como é o caso deste espectáculo do encenador Filipe La Féria, considerado o maior acontecimento desta temporada pela crítica. Veja aqui um pequeno vídeo.

O site da Autarquia de Monchique não disponibilizou, ainda, este tipo de informação, resta-nos o site da Autarquia de Portimão onde podemos ver os preços praticados.

Esperemos que durante o mês de Agosto seja possível a todos os munícipes interessados terem, ainda, a possibilidade, com a ajuda dos órgãos autárquicos de Monchique de poder assistir a este espectáculo, através de transporte colocado pela Autarquia ao serviço de todos, sem excepção.

11/08/08

MONCHIQUE O JARDIM DO ALGARVE!

(clique em cima da imagem)
Está a nascer em Monchique o primeiro Wellness Resort da empresa Longevity!

Trata-se de um investimento de 35 milhões de euros implantado próximo das Caldas de Monchique, localizado no Montinho a 15 km de Portimão. Veja o futuro, clicando aqui!

10/08/08

SERRA DE MONCHIQUE A “SINTRA DO ALGARVE”

(clique em cima da imagem para ampliar)
Vista da vertente norte da Foia, tendo ao fundo o Alentejo!

Faça uma visita seguindo este itinerário da autoria de Mário Costa Pereira e conheça estes belos locais, aqui descritos, de Monchique e das suas serras!

CARLOS TUTA EDIL DE MONCHIQUE!

Em entrevista à rtv Algarve

Fala do presente e do futuro sobre o concelho de Monchique. Um tema, sempre actual, que interessa aos Algarvios e particularmente a nós Monchiquenses! Clique aqui e aguarde!

08/08/08

SINALIZAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS!

(clique em cima da foto para ampliar)

Não há nada como a fartura!

Na freguesia de Marmelete no concelho de Monchique, todos os caminhos e estradas têm placas de sinalização. Umas são de madeira, outras são de material mais resistente. Por vezes coexistem no mesmo local em duplicado para sinalizar o mesmo sítio. Para qualquer local que o automobilista se dirija não há que enganar, mesmo que não viva lá ninguém.

Existem placas por tudo quanto é caminho. Deve ser uma das freguesias do País com maior sinalização por metro quadrado. Primeiro foi a Junta de Freguesia de Marmelete que sinalizou, quase todos os locais, numa atitude inédita, com placas em madeira. Agora é a Autarquia colocando no terreno os sinais de trânsito com material homologado onde também, ainda, não havia nenhum. Parabéns à divisão da rede viária da Autarquia.

Por favor deixem ficar os dois tipos de placas, mesmo que algumas sejam ilegais, porque se complementam. Em caso contrário alguns locais ficarão discriminados, por lá não constar o nome de todos os sítios. Pelo menos serviam de experiência para se saber qual é o material que melhor resiste ao longo do tempo.

A remodelação vai estender-se a todo o concelho de Monchique onde serão gastos 59 mil euros, tudo financiado pelo Instituto de Estradas de Portugal. Também teria sido oportuno, que parte desse dinheiro tivesse sido canalizado para resolver este problema, na estrada nacional 266, da responsabilidade da mesma entidade, que já dura há uma eternidade e ainda sem fim à vista, talvez, quem sabe, por falta de verbas!

07/08/08

CRISTIANO RONALDO FICA NO MANCHESTER UNITED!

Terminou o longo “romance” com o Real Madrid!

O avançado Português explica em entrevista ao jornal público quais os motivos porque vai manter-se em Old Trafford. Entrevista que pode ser lida aqui na íntegra. Fica assim a dúvida desfeita!

06/08/08

ESTACIONAMENTO NO LARGO 5 DE OUTUBRO, ANTIGO LARGO DOS CHORÕES!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Depois das obras, esta parte do Largo, ficou assim como documenta a imagem!

As alterações foram feitas no sentido de melhorar o Largo, ao mudar os táxis para outro local. Retirou-se a paragem dos autocarros dos transportes público para outro local. Acabou-se com os poucos lugares de estacionamento, autorizados, que existiam.

No entanto os veículos ligeiros continuam a estacionar em frente ao estabelecimento comercial, e até em cima dos passeios, tal como no passado, alargando um pouco mais a sua ocupação, com a saída da paragem dos autocarros.

Não há placas de proibição, logo as autoridades de trânsito não reprimem o seu estacionamento. Ao longo dos anos o Largo tem sofrido substanciais alterações, tendo as soluções agora encontradas ficado muito aquém das expectativas criadas.

Nem a estética nem a funcionalidade do Largo ficou melhorada. Por isso esta foi mais uma daquelas obras há muito programada, mas que não veio trazer nenhum valor acrescentado ao Largo, a não ser gastar mais uma verba dos sempre limitados recursos económicos da Autarquia.

Se a ideia foi acabar com o estacionamento, onde o mesmo até não perturbava a circulação dos veículos, não se compreende, agora, o mesmo continuar a ser feito sem regras neste local.

MAJESTOSO CASTANHEIRO!


(clique em cima das imagens)

Situado no sítio da Mata Porcas!

Mais uma das muitas e belas árvores, de grande porte, em que Monchique é fértil. O mesmo produz fruto de boa qualidade e tamanho. Está localizado numa propriedade privada. Este castanheiro tem de perímetro 2,65 metros. Este aqui é bem maior. A sua idade é uma incógnita. Apresenta-se de boa saúde.

04/08/08

ÁGUA DE MONCHIQUE CONQUISTA NOVOS MERCADOS!

(clique em cima da foto para ampliar)
A água é recolhida e engarrafada na Fábrica das Águas nas Caldas de Monchique, que tem um longo historial!

O travo adocicado dado pela alcalinidade da Água de Monchique e a riqueza em sais minerais que ajuda a reforçar as defesas da saúde conquistaram a República da China, Macau, Singapura e Hong Kong, que absorvem 30 por cento da produção da água algarvia.

O teor desta notícia pode ser lida aqui na íntegra no Observatório do Algarve e também aqui no Expresso!

03/08/08

FAZ HOJE 40 ANOS QUE SALAZAR CAIU DA CADEIRA!

Foi no dia 3 de Agosto de 1968!

No entanto o mesmo não foi esquecido pelos Portugueses e a prova disso é que no dia 26-03-2007 foi o vencedor dum concurso num canal da televisão pública onde foi considerado o melhor Português da história. Veja a minha opinião sobre esse assunto.

Veja também aqui a história da cadeira no Diário de Notícias passados 40 anos da sua queda.

CASA RECONSTRUÍDA SEM LICENÇA!

Foto de Miguel Veterano Junior
A mesma pertence ao chefe da secção de obras da Autarquia de Monchique!

Nada de anormal aconteceria se a mesma não pertencesse a um funcionário com responsabilidades acrescidas. Arnaldo de Sousa tem razão quando diz que este era um caso pacífico. O problema só existe por causa da politiquice. Ele bem sabe do que fala. Veja aqui os pormenores da notícia do Correio da manhã.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor