31/07/08

CENTRO DE SAÚDE DE MONCHIQUE!

Fotos de Nuno Costa do Jornal Barlavento

Unidade de Saúde familiar a partir de 1 de Setembro!

Centro de Saúde de Monchique é substituído por uma Unidade de Saúde Familiar (USF). A equipa é composta por cinco médicos cinco enfermeiros e cinco Administrativos, coordenada pelo prestigiado clínico Manuel Veloso. Funciona das 8h00 às 20h00.

Esta USF deixa de ser responsável pela gestão do internamento do Centro de Saúde de Monchique competindo à ARS assumir a sua continuidade. Até agora nenhuma entidade privada mostrou qualquer interesse em assumir a sua gestão. Veja aqui a inauguração da USF numa reportagem do Jornal Barlavento Online.

UM OLHAR A SUL!

clique em cima da imagem
Exposição da obra fotográfica de António Maria de Rhodes Sérgio Callapez!

Vai ser inaugurada no dia 16 de Agosto de 2008, na Galeria de Santo António em Monchique, a exposição que irá prolongar-se até 30 de Setembro de 2008. Veja aqui mais pormenores no site da Autarquia de Monchique. E aqui a nota biográfica do seu autor no site da Associação Cultural MEMO.

30/07/08

LOCAL DE ESTACIONAMENTO!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Sempre esgotado!

Nesta Vila de Monchique, onde os lugares de estacionamento não abundam, sendo cada vez menos os locais disponíveis para estacionar, era da mais elementar justiça, que os mesmos começassem a ser pagos, depois da primeira meia hora gratuita, através de parquímetros por conta da Autarquia, com o objectivo de beneficiar os comerciantes e outros serviços.

Evitar-se-ia assim os abusos que estão, desde há muito, a ser praticados. Carros estacionados durante todo o dia, num dos locais mais nobres da vila, com poucos lugares, não se justifica nos tempos mercantilistas, em que vivemos, onde tudo tende a ser pago.

Quem quer estacionar na baixa da Vila, raramente encontra aqui um lugar disponível, porque os proprietários dos veículos entendem, por bem, estacionar o seu veículo e ir à sua vida, alguns deles apanhando o autocarro dos transportes públicos, até ao seu local de trabalho, muitas vezes noutros concelhos limítrofes.

O parque subterrâneo de S. Sebastião, inaugurado no dia 22 de Abril de 2005, continua gratuito. Apesar de ter maior assiduidade, ainda resta o piso inferior onde há lugar para todos. Quem não quiser lá estacionar pode perfeitamente fazê-lo aqui, no parque de estacionamento do heliporto, muito embora o mesmo já comece a ser exíguo para tantos veículos à procura de estacionamento. Estacionar durante um dia, neste local, sem pagar nada, é que não é tolerável!

CANDEEIRO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DUPLICADO!


( Clique em cima das imagens para ampliar)

Não havia necessidade!

Este é daqueles exemplos, discriminatórios, para quem justamente pretende ter um foco de iluminação pública junto à sua residência, na maioria das vezes, em locais isolados e não o consegue. São muitos os munícipes que o pretendem e não são atendidos nas suas pretensões, por não se justificar.

Pedir uma lâmpada compreende-se e aceita-se, mas ser, injustamente, contemplado com dois candeeiros no mesmo poste é no mínimo caricato quando o mesmo, pouca utilidade acrescenta ao iluminar para fora da estrada. Será que o responsável da Autarquia, quando este pedido foi feito, analisou com rigor este pedido para poder satisfazê-lo.

Se na altura havia uma razão plausível para este pedido, neste momento já não se encontra nenhuma justificação. Esta lâmpada, a mais, está a fazer falta noutro local.

29/07/08

COMEMORAÇÕES DO 75º ANIVERSÁRIO DOS B. V. DE MONCHIQUE!




(Clique em cima das imagens para ampliar)

Vão ter lugar no dia 3 de Agosto de 2008!

Com o seguinte programa:

08h45 Formatura Geral
09h00 Içar das Bandeiras
09h15 Romagem ao Cemitério
10h00 Missa na Igreja Matriz
11h15 Recepção dos Convidados
11h30 Desfile das Forças
12h00 Sessão Solene
13h00 Almoço de Confraternização


Todas as imagens são referentes aos bombeiros de Monchique.

17/07/08

OS VERDES DE MONCHIQUE!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Durante todo o ano!

Quer estejamos estacionados em plena Vila de Monchique, quer subindo à serra da Picota, mesmo em frente dos nossos olhos com os seus 774 m, ou à mais emblemática serra da Foia o ponto mais alto do Algarve, com os seus 902 m de altitude, somos surpreendidos em pleno verão pela frescura das suas serras que nos convidam à sua contemplação.

Monchique e a sua serra é bem representativa do interior algarvio e onde o mesmo tem uma beleza ímpar e única, em especial a sua fauna e flora. Ninguém fica indiferente ao descobrir os seus tesouros naturais, passando a pé e descobrindo a sua vegetação, e até beber água fresca das fontes, ouvindo o pipilar dos passarinhos e também vendo as tradições locais como não podia deixar de ser.

Não falta por isso motivos de interesse para quem gosta de estar em contacto com a natureza, de visitar Monchique nesta época do ano, onde o verde é a cor dominante em todo o concelho e aproveitar para saborear a sua peculiar gastronomia em qualquer um dos muitos restaurantes existentes em Monchique.

16/07/08

RÁDIO FOIA MONCHIQUE!



(clique em cima das fotos para ampliar)

A voz mais alta do sul de Portugal!

A Rádio Foia CRL é uma Cooperativa de produtores de serviços radiofónicos locais, constituída a 7 de Maio de 1987. Tem a sua sede na Rua de Santo António em Monchique. Emite na frequência de 97.1 FM, cujo centro emissor está situado na Foia o ponte mais alto do Algarve com os seus 902 metros de altitude o que lhe permite chegar a todo o Algarve ao litoral alentejano e também até à margem sul do Tejo.

Tem uma programação diversificada privilegiando a música portuguesa e a interacção com os ouvintes como se pode constatar vendo aqui a sua programação emitida durante a semana aos sábados e aos domingos. Conta com muitos colaboradores e alguns profissionais, a tempo inteiro, que dão de si o seu melhor, contribuindo para que a rádio Foia seja hoje uma estação de referência, a nível local, no espectro radiofónico nacional, prestigiando assim o nome de Monchique em todas as latitudes do globo onde a mesma também é ouvida via Internet.

Também a sua independência política tem sido um sinal que deve ser realçado numa sociedade em que os mídia a nível nacional tendem cada vez mais a ser monopolizados por grandes grupos económicos conotados com partidos políticos. As rádios locais que gozam de autonomia podem desempenhar, pela sua isenção, um grande papel na informação que podem prestar aos seus ouvintes não se deixando subjugar aos interesses da política local que normalmente olham com grande desconfiança um dos raros poderes que escapam à sua hegemonia política.

13/07/08

CANCELAMENTO DE MATRÍCULAS!

(clique em cima da imagem) Foto de Luiz Carvalho
Verifique a matrícula do seu veículo antigo!

No dia 12 de Maio de 2008, o IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.

Dá-se assim cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, que determina o cancelamento automático das matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.

Para consulta às matrículas canceladas basta digitar a matrícula na pesquisa, accionar o motor de busca e aguardar a resposta.

Reposição de matrículas canceladas

Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula. Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária, realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Nestas condições, a reposição da matrícula pelo IMTT, será gratuita.

Os proprietários que mantenham em circulação veículos com matrículas canceladas por não terem sido submetidos a inspecção periódica obrigatória, estão sujeitos à aplicação de multa pelas autoridades fiscalizadoras.

Procedimentos

Para requerer a reposição da matrícula nas condições acima referidas é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT os seguintes documentos:
· Comprovativo de aprovação do veículo submetido a inspecção extraordinária, emitido por Centro de Inspecção da categoria B;
· Formulário –
Modelo 9 IMTT – Certificado de Matrícula – assinalando a pretensão, no campo “outro/motivo do pedido” - “Reposição de matrícula”.

12/07/08

UM OLHAR DO CONVENTO SOBRE A VILA!



(clique em cima das fotos para ampliar)

E também da travessa de S. Sebastião para o Convento!

11/07/08

IGREJA MATRIZ DE MONCHIQUE!

CERIMÓNIA DA CRISMA!

Veja aqui como viveram os jovens de Monchique num sábado muito especial nas suas vidas de católicos, numa reportagem da TV Algarve.

O Bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas presidiu à cerimónia, na nossa Igreja, onde também deu uma entrevista onde falou sobre os problemas sociais que o nosso País atravessa.

10/07/08

CARRO ELÉCTRICO PARA PORTUGAL!

Clique em cima da imagem

Portugal à procura de soluções para colmatar a crise dos combustíveis!

O governo aposta forte no carro eléctrico. Veja aqui os primeiros passos que começaram a ser dados nesse sentido. A solução teria que ser inevitavelmente esta.

08/07/08

A PRAIA DA ROCHA E O VERÃO DO NOSSO CONTENTAMENTO!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Estamos em plena época alta!

Nesta época trabalham uns para outros poderem descansar. Quem pode ter férias agora é que é aproveitar. E a Praia da Rocha aqui tão perto. Ora recorde aqui como foi no verão passado. E aqui também. Boas férias para todos!

SINAIS DE TRÂNSITO TROCADOS!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Junto ao restaurante rouxinol nas Caldas de Monchique!

Os utentes da Estrada Nacional 266 desde há muito que estão confrontados com a sinalização que os avisa que a estrada tem constrangimentos.

No princípio foi assim, quando este post foi colocado em 15-01-2008, a prioridade era feita alternadamente com semáforos. O problema na estrada não foi resolvido, assim como os outros problemas que a mesma estrada enferma ao longo de todos estes meses. Mas para atenuar o tempo que se perdia inutilmente, neste local, resolveram alterar a sinalização.

Mas ao menos poderiam e deveriam tê-lo feito correctamente. Quando se dá a cedência de passagem no estreitamento da faixa de rodagem o sinal é o B5. Quando a prioridade é dada nos estreitamentos da faixa de rodagem o sinal é o B6. Tudo isto pode ser comprovado aqui no próprio site das Estradas de Portugal, SA. Que ao menos sejam rigorosos com a sinalização. Ainda por cima para complementar o cenário, novo lapso. Os sinais estão colocados inversamente, ambos de "pernas para o ar". Se acontecer um acidente neste local quem tem depois razão com esta sinalização?

NOVO LOCAL PARA OS TÁXIS!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Taxistas já têm cobertura para as suas viaturas!

Mas os táxis continuam a maior parte do dia ao sol. Os taxistas não se queixam. Parecem até bastante satisfeitos!

Quem não deve estar nada satisfeito é o proprietário dos prédios com comércio que não deve ver com bons olhos, mesmo em frente à sua propriedade um “artefacto” nada estético que em nada valoriza a sua propriedade.

Deixou assim, na parte mais nobre do Largo 5 de Outubro, de se poder estacionar as viaturas particulares, já que os lugares de estacionamento foram suprimidos.

Os comerciantes já começaram a sentir a falta de clientes que nos costumam visitar nesta época do ano. Tudo a bem da melhor qualidade de vida que muitos reclamam, afastando por isso os automóveis, para quanto mais longe da nossa vista melhor!

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor