14/10/07

OS CAMINHOS DA SERRA DE MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)

E onde os mesmos conduzem à sua riqueza!

É necessário saber olhar a nossa terra. Antes, aprender a olhar o que a mesma tem de mais belo, é preciso ser sensível para saber cuidar o que os nossos antepassados nos deixaram como legado.

É preciso saber cuidar das heranças antigas. É preciso saber respeitar o que a natureza tem de mais harmonioso, porque a riqueza não pode ser apenas económica terá também de ser cultural.

As nossas vidas também serão mais ricas se soubermos guardar em memória toda a beleza que guardamos da terra que nos viu nascer. Toda a riqueza e cultura duma terra residem também em todos os pormenores que nos lembramos sempre ali ter existido. Uma pedra com o seu silêncio, ou uma árvore que nos faz recordar os tempos de infância e que a nossa memória não mais conseguiu esquecer.

A autocracia vigente numa autarquia torna-a mais perigosa, porque a política do facto consumado, pressupõe a resignação duma população que não sabe, não quer, ou não pode participar, e muito menos agir.

É este o grande paradoxo em que algumas Autarquias vivem, sabendo que os seus munícipes vivem de costas voltadas para as suas decisões o que as tornam mais insensíveis para com os poucos que, ainda, teimam em pensar de maneira diferente.

Sem comentários:


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor