31/10/07

HOJE É O DIA MUNDIAL DA POUPANÇA!

Onde se fala que os cidadãos estão endividados e onde o Estado , também, não dá o melhor exemplo!

É por o País atravessar os problemas financeiros que é demais conhecido por todos, que muito se fala em rigor, ou na falta dele, como os dinheiros são aplicados. Nos últimos tempos, temos vindo a sentir na pele como essa falta, tem implicações nas nossas vidas.

Os Portugueses sentem no dia a dia por o Estado ser demasiado gastador as implicações que essa atitude, mais tarde ou mais cedo, vai recair sobre os cidadãos. Os impostos vêm logo a seguir e a vida torna-se mais difícil.

Fala-se sempre em rigor por parte do Estado mas o que temos vindo a assistir por parte dos governos, com cada vez maior tendência, é afectar de forma errada os recursos disponíveis, onde se gasta mais do que aquilo que se devia gastar em obras dispensáveis, em tempo de crise. O cenário para o futuro parece não se modificar muito do que tem acontecido até agora.

Nas Autarquia a situação é idêntica, ou ainda pior. Ao gestor público cabe gerir o dinheiro de todos nós, colocado ao seu dispor e a sua correcta aplicação, mas o que se verifica é o mesmo ser aplicado em obras megalómanos, algumas delas verdadeiros absurdos, onde os investimentos contribuiram para enormes “elefantes brancos”.

É nos tempos de dificuldades que estamos a sentir, onde a desertificação humana das nossa vilas e aldeias se faz sentir, agora, com maior intensidade, onde o dinheiro aplicado não teve nenhuma influência para a criação de infra-estruturas que pudessem influenciar a criação de novos postos de trabalho por parte da iniciativa privada.

Infelizmente para nós, o maior trabalho de alguns autarcas, parece ter sido assinar os cheques para pagar essas ditas empreitadas onde não houve nenhum valor acrescentado para a criação de mais emprego a não ser o criado pelos empreiteiros, parecendo por vezes mais um jogo de monopólio, onde tanto faz perder como ganhar, porque no fundo têm a firme certeza que nunca ninguém lhes vai exigir responsabilidades da falta de rigor com que o dinheiro foi aplicado.

Sem comentários:


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor