30/04/08

PORTIMÃO RECEBE PAQUETE DE GRANDE PORTE!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Foi o primeiro paquete turístico de 215 metros!

Portimão começa um novo ciclo passando a estar na rota dos cruzeiros internacionais. A cidade passa assim a ser visitada por milhares de turistas. O futuro augura-se promissor. Veja aqui mais pormenores no jornal Região Sul.

28/04/08

EU TAMBÉM TIVE UM SONHO!

(clique em cima da imagem para ficar no tamanho ideal)
Uma auto-estrada de Monchique a Portimão!

Esta noite eu tive um sonho criativo. Sonhei com um mapa que me indicava qual o caminho que deveria tomar. E eis que me apareceu pela frente uma extraordinária auto-estrada que substitua a antiga estrada 266. E subitamente todos os meus conterrâneos com quem me cruzava me pareciam mais felizes, nos seus rostos vislumbrava um semblante optimista.

Todos vivíamos, agora, num verdadeiro paraíso, onde a poluição proveniente das suiniculturas há muito que tinha sido erradicada. A água era pura e cristalina em todas as fontes espalhadas pela nossa serra. A promessa não tinha sido uma palavra vã. Foi cumprida integralmente pelo poder político. A cidade mais próxima estava agora a uns escassos 12 minutos onde todos tinham encontrado trabalho efectivo.

Subitamente acordei e vi a ilusão em que tinha mergulhado. Nada se tinha alterado, tudo continuava rigorosamente igual. No início foi assim. A antiga estrada que nos prometeram melhorar continuava com os mesmos constrangimentos, apesar de avultados investimentos ali realizados.

É cada vez mais nítido que nada mudou. Tudo continua com tendência para piorar. São cada vez mais as deficiências detectadas em vários locais do percurso. O piso cada vez mais se afunda em vários locais e mostra o pavimento cada vez mais degradado. Os semáforos, também, não facilitam a vida a quem nela circula.

Alguns dos rostos dos meus conterrâneos continuam sorumbáticos. Afinal vim depois a saber que o trabalho precário e os recibos verdes são apanágio das cidades que os acolhe, onde a maioria da juventude é a mais afectada e onde não lhes restam outra alternativa, viável, para os seus problemas laborais.

Afinal depois de tantas promessas em que o simplex vinha resolver muitos dos nossos problemas burocráticos eis que para resolver um dos muitos problemas que nos aflige, numa simples estrada, continuamos nós os periféricos deste Allgarve, rico, discriminados perante os concelhos mais afortunados em que tudo parece ser resolvido com celeridade.

A nós só nos resta viver acompanhados com o “complex” burocrático do Estado que teima em não nos querer resolver, até, um dos mais simples problemas: uma estrada, acabada, em perfeitas condições de circulação. Será pedir muito?

A OVIBEJA E OS SEUS 25 ANOS!

(clique em cima das imagens para ampliar)
A Ovibeja é um dos maiores certames agro-pecuários do nosso País. Este ano celebra-se os 25 anos da sua existência. Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa tornou-se a principal vedeta do certame. Veja aqui mais um site. Se tiver oportunidade não deixe de visitar a feira!

26/04/08

MATA PORCAS – MONCHIQUE!


MINHA TERRA É MONCHIQUE

Monchique terra bendita
Tu me viste nascer
Sou tua filha acredita
Serei tua até morrer.

Tu és a Rainha das terras
No Algarve plantadas
Pela verdura das serras
Que em ti estão encostadas

Tua água tão cristalina
Das outras tão distinguida
Nas frutas és a mais fina
E a frescura que em ti habita.

Nasci perto da Vila
No sítio da Mata Porcas
Saí para ganhar a vida
Mas disto tu não te importas

Teus filhos são Monchiquenses
Eu adoro o meu lindo nome
Tu tratas bem os visitantes
Não deixas ninguém com fome.

Tens casas tão velhinhas
Pela encosta da serra
Fazem invejam boas gentinhas
Que te deixaram querida terra.

Não há turista afinal
Que de ti não ouça falar
Quando chegam a Portugal
Todos te querem visitar.


Autora Fernanda Dias
Veja aqui mais versos

25/04/08

PARLAMENTO GLOBAL!

(clique em cima da imagem)
Nasceu um novo site de cidadania!

Onde passará a conhecer melhor, pouco a pouco, todos os deputados do Parlamento e também as suas histórias. Veja também aqui se reconhece alguém da nossa terra na sua juventude, clicando no slide, para ver as imagens da biblioteca itinerante nº 6 quando a mesma visitava Monchique.

A CAMINHO DE MONCHIQUE NA PRIMAVERA!

(clique em cima da imagem para ficar no tamanho ideal)
Não corra tão depressa. Vá devagar!

Aprecie a natureza. Quando você corre tão depressa para chegar a Monchique, você perde metade da satisfação de chegar lá. A vida não é uma corrida…leve-a mais devagar…ouça a música…antes que a canção acabe!

25 DE ABRIL E OS SEUS 34 ANOS!

(clique em cima da imagem para ver o vídeo)
Faz hoje 34 anos que terminou uma ditadura com 48 anos!

O 25 de Abril será sempre uma data histórica que colocou um fim a um regime fascista e cruel. No entanto continua a haver, sempre, saudosistas do passado. E a melhor prova é que na Madeira um regime que se considera democrático, essa data é simplesmente ignorada. O parlamento Madeirense no dia em que se assinala os 34 anos do 25 do Abril tem as portas fechadas. Só alguns partidos da oposição é que comemoram a data com iniciativas próprias.

Lá como cá, continua a haver na classe política quem não queira comemorar o 25 de Abril. E a melhor prova que temos é encontrar em todos os quadrantes da nossa classe política, os que se recusam, para assinalar a efeméride, até a colocar um cravo ao peito em plena Assembleia da República. Esquecem-se todavia se não fosse o 25 de Abril, nunca ocupariam nenhum cargo relevante. A Democracia também tem destas coisas. Dá liberdade para tudo. Se fosse em ditadura como seria?

Passados que estão todos estes anos, continua a cada dia que passa a lutar-se desalmadamente pela conquista do poder. Todos querem lá chegar e quanto mais depressa melhor. No PSD, no momento actual, trava-se uma luta que deixou de ser fratricida, para passar a ser entre tribos e clãs. No partido do poder as hostes estão mais calmas. Não admira, quem tem está no poder tem a vida mais facilitada.

O povo trabalhador, esse é que continua a passar por todo o tipo de dificuldades que há muito pensara estar atenuado. O desemprego sempre foi um dos maiores dramas da sua existência. Vêm aí novas propostas para o código do trabalho. Só que para muitos será mais um passaporte para o desemprego. Para muitos outros o 25 de Abril representa o carjacking, a corrupção, a droga, a pedofilia, os off-shores, a falta de autoridade nas escolas.

Por isso a Democracia não é para todos, continua a haver os que continuam sempre a pagar impostos e outros a ganhar à volta de 400 euros por mês. Para os mais jovens nem os cursos superiores lhes facilitam a vida. Para todos estes o 25 de Abril tarda em chegar, e o mais certo é nunca chegar. As conquistas de Abril vão assim paulatinamente esfumando-se, não passando de um sonho, para a maioria do Povo Português.

24/04/08

CALÇADA DE SANTO ANTÓNIO-RUA DA BIBLIOTECA!


(clique em cima das imagens para ampliar)

Os anos passam e tudo vai mudando. As ruas vão acompanhando a evolução dos tempos. Tudo tem sido mais fácil, com a autonomia financeira das autarquias que só o 25 de Abril proporcionou!

23/04/08

RUA DO REVEZ QUENTE!


(clique em cima das imagens para ampliar)

Estas duas imagens da mesma Rua do Revez Quente em Monchique, no intervalo de cinquenta anos, foi uma das muitas ruas que sofreu alterações significativas. Veja as diferenças!

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA VISITA MONCHIQUE!



(Clique em cima das imagens)

O concelho de Monchique recebe a visita, durante o mês de Maio, nas paróquias de Monchique Marmelete e Alferce, da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

A Recepção da imagem será feita no dia 3 de Maio pelas 21 horas na Capela do Pé da Cruz, seguindo para a Igreja Matriz. Veja aqui mais detalhes, do programa, no site da Autarquia de Monchique.

21/04/08

A FOIA E AS SUAS BELEZAS NATURAIS!

(clique em cima da imagem para ver o vídeo)

Cascata do Barbelote!

Monchique tem imensos locais encantadores onde a natureza ainda continua preservada no seu estado natural. A cascata do barbelote encontra-se nessa situação. A mesma situa-se no interior da Foia profunda, na vertente voltada ao norte. Para lá chegar é extremamente fácil.

A seguir ao Miradouro da Fonte Santa, no lado esquerdo encontra-se a estrada para as energias eólicas. É logo o primeiro caminho à direita. Depois é só seguir o caminho, principal, sempre a descer. A cascata a seguir aos dias de maior precipitação pluvial apresenta um caudal digno de registo.

O local é encantador quando os dias estão com boa visibilidade. A estrada apesar de ter sido melhorada, pela Autarquia, é de terra batida dando a possibilidade de qualquer viatura, mesmo ligeira, de chegar ao seu destino, desde que se tenha a devida atenção e precaução no traçado mais sinuoso.

CHARLES CHAPLIN E OS SEUS FILMES!

É bom recordar os seus bons momentos!

Recorde aqui como um passado bem distante vai voltando, pouco a pouco, com a globalização galopante, a cada dia que passa, a tomar conta da nossa sociedade, cada vez mais capitalista, e cada vez com menos dinheiro para quem trabalha, a tornar-se uma realidade bem presente em todo o planeta!

20/04/08

VAI COMEÇAR A GRANDE AVENTURA!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Percorrer o Algarve, dum extremo ao outro, a caminhar!

Uma iniciativa da Associação Almargem. Começa dia 21 de Abril e prolonga-se até ao dia 4 de Maio a grande aventura. Veja aqui o teor da notícia com todos os pormenores no Barlavento Online. Se está a pensar aderir a esta iniciativa, os desejos de uma óptima participação e uma boa estadia quando permanecer em Monchique.

17/04/08

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM MONCHIQUE!

(clique em cima da imagem para recordar o vídeo)

A DEMOCRACIA VAI FAZER 34 ANOS!

Veja aqui o programa que a Autarquia de Monchique preparou para comemorar o 25 de Abril em Liberdade. Para que o passar dos anos não apague da memória de quem viveu de forma intensa a ditadura e depois, ainda, teve a felicidade de conhecer a, verdadeira, liberdade de expressão. Esta canção em baixo é o símbolo desse tempo. Clique para voltar a recordar!

16/04/08

"REGIÕES, SIM!” SOMOS OS PRIMEIROS NO PAÍS!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Abriu em Monchique o primeiro núcleo!

Veja Aqui a notícia no Jornal Região Sul e no Barlavento como o teor desta iniciativa pode ter repercussões noutras regiões do País. A regionalização de que se fala há anos, mas que o poder central, actual, não tem qualquer interesse em concretizar. Somente a oposição vai mostrando interesse em querer colocar em agenda essa pretensão.

SEMANA GASTRONÓMICA EM MONCHIQUE!

É a festa do «M» de milho, medronho e mel!

Vai realizar-se entre 25 de Abril e 4 de Maio. Trata-se dum evento organizado pela Junta de Freguesia de Monchique, onde os visitantes vão ter à sua disposição os pratos mais característicos da nossa região nos restaurantes aderentes a esta iniciativa.

A GRANDE PEDRA!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Não se trata porém de nenhum monumento pré-histórico!

São imagens como estas que se encontram espalhadas por todo o concelho de Monchique. Uma verdadeira pedra no seu estado original. Esperemos todavia não mais voltar à idade da mesma!

14/04/08

MONCHIQUE NO YOUTUBE!

FOTOS DO BLOGUE MONS CICUS NO YOUTUBE!
Dedico este meu vídeo a todos os conterrâneos, principalmente a todos aqueles que se encontram longe da sua terra e que têm, sempre, Monchique no coração. Para vê-lo basta clicar aqui ou em cima da imagem!

I TT TRIATLO – SERRA DE MONCHIQUE

No próximo dia 26 de Abril, a Serra de Monchique vai acolher o "I TT Triatlo – Serra de Monchique", em mais uma organização do Monchique Montanha Clube, nesta que será uma novidade no mundo do Todo Terreno e que está a gerar uma grande expectativa junto dos amantes desta modalidade.

Depois da organização de quatro edições da "Rota da Castanha", um passeio TT Turístico que se realiza em Novembro, e de duas edições do "Passeio TT Nocturno", em Abril, ambas com uma grande adesão de participantes, chegando a primeira a atingir 500 participantes, o que constitui já um recorde a nível nacional, o M.M.C. decide agora apostar numa nova modalidade, aliando o TT aos desportos de Natureza, dando origem a este TT Triatlo.

Lembramos que o M.M.C. deu também início no presente ano à organização de provas de Downhill e Downtown em Monchique, tendo realizado em Março último a primeira prova do "Open do Algarve –Downhill –Picota", que registou uma excelente participação, prova esta que irá voltar à Serra, já no mês de Maio.

O "I TTT –Serra de Monchique" trata-se de um passeio turístico pela Serra de Monchique, sempre e tal como em anteriores edições, com o principal objectivo de promover e dar a conhecer as riquezas naturais, gastronómicas e culturais do interior algarvio em geral e do município de Monchique em particular. Prato forte continuam a ser as densas florestas e as serranias montanhosas que contagiam pelos seus ares saudáveis e retemperadores e pelas magníficas paisagens que permitem avistar cenários únicos no país.

Quem decidir rumar a Monchique neste dia e deixar para trás a azáfama do litoral citadino, terá oportunidade de conhecer o que o Algarve interior tem de melhor para mostrar, com destaque para o contacto com a cultura serrana e os saberes tradicionais, onde a gastronomia é rainha, assim como o produto de outras actividades ligadas ao mundo rural, para além de mostrar os admiráveis recantos da floresta, pintados em infindáveis tons de verde.

Nesta realização, a novidade vai mesmo para a inclusão da prática e demonstração de algumas modalidades desportivas no decurso do passeio, como sejam o tiro com arco e com besta, a descida em cordas ou rappel e o tiro com carabina e pistola desportiva.
Todos os participantes terão oportunidade de experimentar estas modalidades, que serão pontuáveis para apurar os mais certeiros e audazes, que serão recompensados com um prémio a entregar no jantar de encerramento.

Com início marcado para as 9 horas, no Heliporto Municipal de Monchique, a primeira parte do percurso terá uma interrupção a meio da manhã para a prova de arco e um retemperador reforço matinal no sítio do Porto Escuro, terminando junto à Barragem de Odelouca com a prova de Tiro de carabina, local onde será servido o almoço de porco no espeto, entre outros acepipes locais.

Da parte da tarde, com início por volta das 15 horas, o percurso terá uma interrupção na freguesia do Alferce para a prova mais arriscada que consiste em descer uma ponte através de uma corda, pondo também à prova o físico e habilidade dos ases do volante.
O final está previsto para as 19 horas, pouco antes do jantar onde a gastronomia local ajudará a repor todas as energias gastas durante o dia, naquele que será o momento de partilha de experiências e peripécias.

A equipa do Monchique Montanha Clube espera uma boa participação neste passeio turístico, e está a ultimar todos os pormenores com o entusiasmo de quem vê neste tipo de eventos uma salutar oportunidade de tirar proveito das enormes potencialidades turísticas deste Algarve muitas vezes esquecido, potenciando desta forma um desenvolvimento mais próspero, sustentado na riqueza cultural e natural destes locais.

Mais informações e ficha de inscrição em http://www.monchiquemontanhaclube.com/

13/04/08

ABRIGOS NAS PARAGENS DE AUTOCARROS!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Largo 5 de Outubro sem abrigos!

Será que estes chegaram a tempo, embora virtuais, afim de evitar que os passageiros dos transportes públicos sejam contemplados com as últimas chuvas da Primavera?

12/04/08

UM VÍDEO ACTUAL DA VIDA REAL!

Uma estranha verdade, para ver, clicando [Aqui]!

Fica assim a saber que nunca mais vai ter motivos para se indignar dos nossos transportes públicos, nem mesmo dos, desactualizados, comboios que, ainda, circulam no nosso Allgarve de Sotavento a Barlavento.

10/04/08

MÉDICOS VOLTAM A FAZER CONSULTAS AO DOMICÍLIO!


A TRADIÇÃO VAI VOLTAR A SER O QUE ERA!

Ter um médico para ir a casa era uma raridade nos últimos tempos. No entanto havia médicos que se prestavam a abrir excepções para as pessoas acamadas.

Os cuidados de saúde primários vai permitir a partir de Maio que os médicos vão a casa dos doentes, num máximo de vinte consultas mensais, sendo paga por cada uma 30 euros.

O problema é que há Centros de Saúde por esse País fora onde não há clínicos suficientes para tanta consulta, por isso continua a haver tantos portugueses sem médico de família. A ideia parece óptima, colocá-la em prática, com eficiência, é que vai ser mais difícil.

09/04/08

RECORDANDO OS VELHOS TEMPOS!


(clique em cima da imagem para ampliar)

Como eu me lembro com saudade o tempo que passou. O tempo passa tão depressa que em mim deixou tantas recordações. Belos tempos belos dias. O que foi felicidade me mata agora de saudades. Recorde [Aqui]

PROFESSORES E AS SUAS DIFICULDADES!








Veja como são caricaturados os "males" que os afligem presentemente!

Muitos têm vocação e habilitações necessárias onde se empenharam na profissão que gostariam de exercer, mas têm como resposta aos seus desejos, somente, o desemprego.

Outros são simplesmente marginalizados e vítimas de maus-tratos por alunos agressivos que não lhes facilitam a vida na nobre missão que é ser professor.

Outros que leccionem sendo competentes e bem preparados para o exercício da profissão, e só por não terem as capacidades físicas julgadas necessárias, poderão eventualmente, no futuro, ser mal avaliados.

08/04/08

VISTA OBTIDA DA PONTE 25 DE ABRIL!

(clique em cima da imagem para ampliar)

SOBRE O CAIS DE LISBOA!

Hoje dia 8 de Abril de 2008, foto obtida a partir da janela do comboio Alfa que faz a ligação Lisboa Algarve, em pleno dia de chuva, ao passar sobre a ponte 25 de Abril!

06/04/08

MURO DO CENTRO DE SAÚDE DE MONCHIQUE ESTÁ A SER RECUPERADO!

(clique em cima das imagens para ampliar)
As obras estão a ser feitas com o patrocínio da Autarquia!

A Santa Casa da Misericórdia, como proprietária do imóvel, agradece. A Administração Regional de Saúde do Algarve, como arrendatária, congratula-se com a decisão. O prédio foi construido no ano de 1921. A sua entrada principal é aqui. O património com estas obras só fica a ganhar!

Oxalá que este seja o prenúncio para que o Centro de Saúde vá continuando a prestar os cuidados de saúde que a população do concelho de Monchique tanto necessita.

05/04/08

ACIDENTE NA ROTUNDA!

(clique em cima da imagem)
Todo o cuidado é pouco ao circular na estrada!

Um veículo ligeiro de passageiros que circulava na faixa exterior da rotunda, foi projectado após ter sofrido um embate na parte traseira por um veículo de mercadorias que não parou, com a devida antecedência, à entrada da rotunda.

Do acidente resultou apenas danos materiais. Podia ter tido consequências mais graves. Este acidente deveu-se a uma manifesta falta de atenção do condutor do veículo de mercadorias já que o local tem boa visibilidade. Portugal actualmente tem mais e melhores estradas. E vai continuar a construir-se mais. Veja [aqui]!

04/04/08

VISTAS PARCIAIS DE MARMELETE!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Veja [Aqui] mais pormenores da Povoação de Marmelete freguesia do concelho de Monchique!

MARMETE E A HABITAÇÃO SOCIAL!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Um sonho que tarda em se tornar realidade!

Nesta freguesia que dista 16 Km da sede do concelho, passados que estão 34 anos depois do 25 de Abril, nem uma única habitação foi feita.

A freguesia de Monchique tem habitação social, a freguesia do Alferce tem habitação social, e também a povoação dos Casais que pertence à freguesia de Monchique tem habitação social.

Em 1982, no tempo do falecido Presidente da Junta de Freguesia de Marmelete António da Silva Dias, foi feito um levantamento para saber a carência de habitação e chegou-se à conclusão que eram necessárias 35 habitações nessa época. Em 1983 a Junta passou a ser governada por outra cor política.

Marmelete continua a ser uma excepção à regra. Porquê esta discriminação? No entanto não é por falta de terrenos. Em 23 de Outubro de 2003 a Autarquia adquiriu a uma família de Marmelete um terreno pelo preço de 104.746.56 Euros. E a partir daí nada mais foi concretizado.

O terreno tem a área de 4500 metros quadrados e inclui duas habitações, em estado de degradação. O terreno tem óptimas condições e fica localizado na malha urbana da freguesia, numa zona de fácil acesso, junto do Centro de Dia de Marmelete.

O mesmo encontra-se completamente abandonado desde a sua aquisição. Ao menos resta-nos a consolação de ver as cabras tão felizes, tendo ali à sua disposição um local de pasto inteiramente ao seu dispor.

02/04/08

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM MONCHIQUE!

É para o próximo ano de 2009 que as mesmas se realizam, mas mesmo assim está na hora de fazer uma recolha de opiniões relativamente ao nosso futuro colectivo.

QUEM NOS IRÁ GOVERNAR?

Carlos Tuta e António Santos são os dois candidatos com maiores possibilidades, e os únicos, que se vislumbram no nosso horizonte político. Mas até lá muitos acontecimentos ainda podem ocorrer. Se nada de contrário acontecer, são estes que reúnem o maior favoritismo.

Não se conhecem outros possíveis candidatos. Para sabermos a vontade e a tendência do voto nesta altura, nada melhor que fazer um pequeno exercício. Está colocado no lado esquerdo, em cima, um inquérito onde, quem quiser, poderá votar até ao final do mês.

Como sempre o inquérito poderá não ter qualquer reflexo nas futuras eleições, mas pelo menos ficamos a saber a tendência de votos dos nossos cibernautas!

Agora é só votar!

O TELEMÓVEL E OS SEUS DRAMAS!

Veja [aqui] um vídeo protagonizado por Rui Unas e o humor que se faz em Portugal!

MONCHIQUE CAPITAL DA SERRA!

(clique em cima das imagens para ampliar)
É este o novo slogan lançado pela Autarquia de Monchique!

São já vários os outdoors colocados em locais estratégicos do nosso concelho. Todos com a mesma mensagem. Tudo em nome do concelho. Mas com as eleições autárquicas ali tão perto…

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor