25/04/08

25 DE ABRIL E OS SEUS 34 ANOS!

(clique em cima da imagem para ver o vídeo)
Faz hoje 34 anos que terminou uma ditadura com 48 anos!

O 25 de Abril será sempre uma data histórica que colocou um fim a um regime fascista e cruel. No entanto continua a haver, sempre, saudosistas do passado. E a melhor prova é que na Madeira um regime que se considera democrático, essa data é simplesmente ignorada. O parlamento Madeirense no dia em que se assinala os 34 anos do 25 do Abril tem as portas fechadas. Só alguns partidos da oposição é que comemoram a data com iniciativas próprias.

Lá como cá, continua a haver na classe política quem não queira comemorar o 25 de Abril. E a melhor prova que temos é encontrar em todos os quadrantes da nossa classe política, os que se recusam, para assinalar a efeméride, até a colocar um cravo ao peito em plena Assembleia da República. Esquecem-se todavia se não fosse o 25 de Abril, nunca ocupariam nenhum cargo relevante. A Democracia também tem destas coisas. Dá liberdade para tudo. Se fosse em ditadura como seria?

Passados que estão todos estes anos, continua a cada dia que passa a lutar-se desalmadamente pela conquista do poder. Todos querem lá chegar e quanto mais depressa melhor. No PSD, no momento actual, trava-se uma luta que deixou de ser fratricida, para passar a ser entre tribos e clãs. No partido do poder as hostes estão mais calmas. Não admira, quem tem está no poder tem a vida mais facilitada.

O povo trabalhador, esse é que continua a passar por todo o tipo de dificuldades que há muito pensara estar atenuado. O desemprego sempre foi um dos maiores dramas da sua existência. Vêm aí novas propostas para o código do trabalho. Só que para muitos será mais um passaporte para o desemprego. Para muitos outros o 25 de Abril representa o carjacking, a corrupção, a droga, a pedofilia, os off-shores, a falta de autoridade nas escolas.

Por isso a Democracia não é para todos, continua a haver os que continuam sempre a pagar impostos e outros a ganhar à volta de 400 euros por mês. Para os mais jovens nem os cursos superiores lhes facilitam a vida. Para todos estes o 25 de Abril tarda em chegar, e o mais certo é nunca chegar. As conquistas de Abril vão assim paulatinamente esfumando-se, não passando de um sonho, para a maioria do Povo Português.

5 comentários:

Anónimo disse...

É por essas e por outras que gosto de viver neste portugal de hoje,
a liberdade deu origem à libertinagem,
e as camadas jovens estão se a borrifar para o dia de hoje,pois o dia de hoje não passa de um mero feriado....
é a vida....
Viva a liberdade,viva portugal!
quem não gosta,coma ervilhas.

Anónimo disse...

Este Portugal saído do 25 de Abril é tal e qual como o canal Aljazira e outros órgãos de comunicação estrangeiros o têm descrito. Está na mão dos corruptos, dos mafiosos, dos compadres, de uma assembleia da república salazarenta e composta por advogados representantes das multinacionais, de autarcas que se governam muito bem, assim como seus amigos pato-bravos e outros, de criminosos e ladrões de todo género, sobretudo estrangeiros (como se não bastasse os que já cá havia), de desemprego crescente, de imigração selvagem que nos rouba os poucos empregos que ainda há, etc., etc. É um país onde já não se pode andar na rua à noite, nem a pé nem de carro. E havia tanto mais para dizer...
Gosto muito do seu blog. Força e vá em frente.
Filomena Carreira

Sérgio de Oliveira disse...

A ditadura económica em que nos meteram já leva 34 anos.

Está quase a apanhar a outra .

Entre as duas o diabo que escolha...

porque eu não quero nenhuma !

Anónimo disse...

Não se se esqueçam da ditadura do nosso concelho. Já lá vai 25 anos.

Anónimo disse...

Gosto de visitar o seu blog. Dessa forma visito a terra onde nasci. Também sou uma SONHADORA.
25 DE ABRIL SEMPRE!


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor