29/11/07

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM 2009!

(clique em cima da foto para ampliar)
Será o actual presidente da Autarquia de Monchique candidato nas próximas eleições autárquicas? Tudo leva a crer que sim!

Não se conhecem os candidatos dos outros partidos, nas próximas eleições. Por isso, e só por isso, está um inquérito ao lado, por baixo do Pai Natal, onde poderemos dar a nossa opinião, votando no partido que eventualmente iremos votar.
Ou quem sabe no aparecimento duma lista de independentes, como acontece neste momento em Tavira, para fazer frente ao poder vigente.

Também se pode sugerir nos comentários, se assim o entenderem, qual seria o nome do eventual candidato, melhor colocado em Monchique, da sua preferência para ganhar as próximas eleições.

No final do ano, vamos ver por mera curiosidade, qual é o sentido de voto dos cibernautas que votam em Monchique, nossos conterrâneos.

ESPECTACULAR SITE SOBRE 192 PAÍSES!

Veja aqui como é possível fazer uma selecção destes Países, clicando em cima do planisfério, e ir examinando em detalhe os seus dados históricos e estatísticos, aprendendo geografia da forma mais extraordinária.

27/11/07

PROIBIDO PESCAR!

(clique em cima da foto para ampliar)
Saberão todos os pescadores ler?

Onde estão as autoridades responsáveis pela fiscalização na Ria Formosa? Afinal para que é que serve as leis, se ninguém está minimamente interessado no seu cumprimento? Se a placa de proibição não serve para nada, o que é que a mesma está lá a fazer?

RECORDAR ÉDITH PIAF!

Édith Giovanna Gassion, era conhecida como Édith Piaf. Reconhecida internacionalmente, tornou-se um símbolo da canção francesa. Com uma voz inconfundível, nunca mais foi esquecida, por todos os que verdadeiramente a admiravam. Faleceu há 44 anos. Veja aqui o seu talento.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL REALIZADA NO DIA 26-11-2007

(clique em cima da foto para ampliar)
Das duas propostas em apreciação e votação foi a primeira aprovada, referente ao IMI -Imposto Municipal de Imóveis, por unanimidade. A segunda proposta da redução em 5% do IRS foi reprovada com 9 votos, todos da bancada do P.S, contra 6 da bancada do P.S.D.

Houve acesa discussão em torno das propostas, da qual um membro do PSD abandonou a reunião invocando falta de democraticidade da mesma. O presidente da Autarquia, falando por ultimo defendeu a proposta do IRS, para que a mesma não fosse aprovada, invocando que só seriam beneficiados os contribuintes que auferem maiores rendimentos, e que essa verba fazia muita falta para o apoio social do município.

Também ficou a saber-se por informação do Presidente, que a Autarquia subsidiou o rally em dois eventos com 50 000 euros, fazendo o senhor Presidente a apologia do dinheiro bem investido, e que voltará a fazê-lo no futuro, o qual contribui para a divulgação e para a economia do concelho de Monchique.

Esta redução do IMI, embora de pequena expressão pecuniária, só foi possível por a mesma ter sido votada e aprovada em reunião de Câmara com o voto do vereador Carlos Henrique e dos dois vereadores do PSD que fizeram a maioria na votação na Câmara.

É a primeira vez depois do 25 de Abril que os munícipes de Monchique são contemplados com uma taxa autárquica mais reduzida. No entanto a Autarquia de Loulé reduziu ambas as taxas.

26/11/07

ESTÁDIO DO ALGARVE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Um estádio com capacidade de 30305 lugares!

À falta de clubes do Algarve na Bwin Liga, o Estádio do Algarve vai recebendo equipas do campeonato nacional da II Divisão série D, como aconteceu no passado domingo dia 25 de Novembro, em que se disputou o encontro, entre as equipas do Louletano DC e o AD Carregado com o resultado 0-2 a favor do A D carregado.

No dia 1 de Dezembro de 2007, o Estádio do Algarve irá receber o SC Farense e o UD Castromarinense na 8ª. Jornada, do campeonato Regional do Algarve I Divisão, pelas 15H00.

O Algarve merecia uma equipa na Liga de Futebol!

A POLÍTICA E A JUSTIÇA!

ACÇÃO NO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DE LOULÉ!

O Tribunal Administrativo de Loulé recebeu uma acção urgente para perda de mandato do presidente da Autarquia de Monchique. Veja aqui a notícia no Correio da Manhã de hoje, dia 26-11-2007.

24/11/07

JUVENTUDE DESPORTIVA MONCHIQUENSE VENCE (1-0) O QUARTEIRA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Futebol Distrital – Seniores 2ª Divisão 2007/08

A Juventude Desportiva Monchiquense venceu neste sábado dia 24 de Novembro o líder do campeonato, o Quarteira, que somava 10 pontos.

O Monchiquense está agora na frente do campeonato, com os mesmos 10 pontos do Quarteira, e do Moncarapachense. Veja aqui!

A jogar com menos um jogador (maradona) a partir dos 80 minutos devido a expulsão, o Monchiquense conseguiu a vitória já muito perto do fim, aos 89 minutos, obtido através da conversão da marca de grande penalidade.

23/11/07

REVOLUÇÃO HÚNGARA DE 1956!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Teve repercussões em Monchique!
O Estado Novo, quando lhe interessava, também sabia promover manifestações. O Povo aderia em massa.

Em Monchique é raro alguém se lembrar duma manifestação, política, depois do 25 de Abril, mas o regime ditatorial de Salazar não se inibia de a fazer, sempre que isso lhe interessava.

Aqui está a prova como se fazia manifestações em plena ditadura, em Monchique, no ano de 1956, passando a mesma na Calçada de Santo António em frente do Município de Monchique, aí instalado provisoriamente, até estar construído o actual edifício na Travessa da Portela.

O Estado Novo promovia manifestações, quando lhe interessava, principalmente contra o regime comunista. O povo aderia em massa porque a isso era persuadido. O mesmo vivia no mais completo obscurantismo. Era proibido falar de politica. Poucos tinham acesso à cultura.

Só a partir de 1958 se começou a dar os primeiros passos na promoção da cultura com as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Não havia televisão. Só começou a ser emitida em Setembro desse mesmo ano de 1956 e eram poucos os que tinham acesso a ela.

A manifestação até parecia mostrar haver alguma consciência política. Frases como: se vós sofreis nós sofremos convosco; eis a lição oferecida ao mundo pela mocidade da Hungria; Jesus avivai a fé dos húngaros, estavam escritas nos primeiros cartazes transportados pelos estudantes.

Mas era tudo uma grande mistificação e manipulação forjada pelos detentores do poder em Monchique.

22/11/07

ASSEMBLEIA MUNICIPAL, SESSÃO PÚBLICA, A REALIZAR NO DIA 26-11-2007

(clique em cima das fotos para ampliar)

Está agendada para o próximo dia 26-11-2007, segunda-feira, pelas 21H00, uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal.

Com a seguinte ordem de trabalhos:

1-Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal de Monchique para fixação das taxas do IMI - Imposto Municipal de Imóveis referente ao ano de 2007, pagável em 2008.

2-Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal de Monchique para fixação no ano de 2008 a participação variável do município no IRS-Rendimento das Pessoas Singulares em 0% dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Monchique.

Ambas as propostas já foram aprovadas, por maioria, em Sessão de Câmara realizadas no dia 16-10-2007. Ver aqui.

A Autarquia segundo declarações vindas a público através dos órgãos de comunicação social, não consta das Autarquias mais endividados, pelo que o seu aperto orçamental não é tão preocupante como se supunha.

Pelo que cabe, agora, à Assembleia Municipal, ratificar a aprovação feita pela Autarquia, ou reprovar a mesma.

AUTARQUIA: ESTE PRÉDIO FOI DEMOLIDO PARA AQUI NASCER OS PAÇOS DO CONCELHO!



(clique em cima das fotos para ampliar)
Foi um prédio doado pelo Dr. José Júdice Samora Gil.

Após a morte do seu sobrinho o testamento estipulava que transitasse para a posse da Autarquia Monchiquense um prédio localizado na Rua Direita, hoje actual Rua Dr. Samora Gil. No mesmo testamento constava a obrigação da Câmara o ocupar até ao fim de um ano, se não o fizesse o mesmo reverteria para o património da Misericórdia de Monchique.

Criado em 1773, o Concelho de Monchique com sede municipal na Vila de Monchique, continuou três anos passados a não ter sede. A 6 de Agosto de 1824, passados 48 anos o concelho de Monchique continuava a não ter edifício próprio.

A Câmara teria estado instalada nos primeiros tempos na Rua do Açougue, depois passou para na Rua da Boa Vista, presumivelmente no ano de 1848, no edifício hoje remodelado do Tribunal e Registo Civil, vulgarmente conhecida durante muitos anos por rua da cadeia por a mesma ali ter estado instalada, e hoje, com o nome de Rua Prior Francisco Jorge de Melo

No dia 5 de Maio de 1953 o então presidente de Câmara, Coronel Artur Moreira, alertava em sessão de Câmara que estava em perigo o legado deixado em testamento, no qual seria beneficiado a Misericórdia desta Vila, o que não seria aceitável dada a carência de um prédio para nele se poder instalar os Paços do concelho.

Não seria razoável que a Câmara perdesse esta oportunidade de acrescentar ao seu modesto património um prédio que apesar de necessitar de obras de adaptação e ampliação para nele se poder instalar os Paços do Concelho, deixando livre o edifício onde se encontravam.

No mesmo edifício onde a Câmara se encontrava instalada já se encontrava o Tribunal de Julgado, a Secretaria Judicial e a Conservatória do Registo Predial. A Autarquia ao deixar o edifício livre onde se encontravam, podia o mesmo ser destinados na totalidade aos serviços dependentes do Ministério da Justiça, que já ocupavam algumas dependências.

A Câmara deliberou favoravelmente o pretendido, dando plenos poderes ao Presidente para o cumprimento do estipulado no testamento.

No dia 1 de Setembro de 1953, era acordado por unanimidade a elaboração de um projecto, bem como a contracção de um empréstimo à Caixa Geral de Depósitos, para o custo das obras no valor de cento e sessenta mil escudos amortizável em 15 anos.

Na sessão de 2 de Março de 1954 foi autorizado um pedido do vice-presidente da Câmara para que fosse alugado um primeiro andar de um prédio da Calçada de Santo António com o número sete da Polícia que visava a instalação provisória de alguns serviços da Autarquia. A segunda medida seria instalar a presidência e a secretaria para o primeiro andar do mesmo, o que se concretizaria a 19 de Abril de 1954.

Finalmente a 8 de Dezembro de 1959, pelas 15 horas, realizou-se a tão desejada cerimónia de inauguração dos Paços do Concelho. Actualmente a mesma dá como morada a Travessa da Portela.

No edifício está um brasão feito em sienito esculpido pelo canteiro João Simão, um dos mais conceituados mestres da época que trabalhava a pedra de Monchique mais conhecida por Foaíte pelas suas características especiais.

Esta cerimónia contaria com a presença do então governador Civil de Faro, Dr. António Baptista Coelho, natural de Monchique, em representação dos ministros do Interior e das Obras Públicas entre muitos outros convidados.

Na ulltima foto de baixo o actual edifício Autárquico com a bonita idade de 48 anos que continua a sofrer, actualmente, inúmeras remodelações, as quais acabam por continuar a não satisfazer as exigências dos tempos modernos.

20/11/07

OS TANQUES DO POVO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Os tanques do povo que estão na imagem são mais modernos, do que este que foi construido em 1928. Os mesmos foram feitos depois do 25 de Abril. Estão situados na rua de S. Sebastião, junto à ribeira onde se pode ver nas duas fotos juntas, mais antigas do lado direito, o aspecto do local antes do mesmo ser ali construído.

As duas fotos de baixo são referentes ao tanque do Povo que está situado junto à Cruz dos Madeiros o qual ainda é frequentado por algumas moradores que residem ali perto e que ainda gostam de lavar pelos métodos ancestrais.

Os mesmos continuam a ser úteis, principalmente a uma população mais idosa que tem dificuldade em se adaptar, ou não quer lidar, com as máquinas de lavar. São essas moradoras mais antigas que ainda preferem os métodos antigos de lavagem.

Nos últimos tempos são menos as moradoras que os procuram. A população, mais jovem, prefere as máquinas de lavar. A água existe em abundância em Monchique, onde as mesmas são servidas por nascentes autónomas, diferentes das que alimentam a rede de distribuição pública.

GALERIA DE FOTOS ANTIGAS!





(clique em cima das fotos para ampliar)
Todas as fotos têm como cenário as Caldas de Monchique e os seus arredores. Veja aqui outras fotos antigas!

19/11/07

CASA DE CANTONEIROS ABANDONADA HÁ ANOS!




(clique em cima das fotos para ampliar)

A mesma foi construída no ano de 1936!

Situa-se na estrada de Sabóia, próximo da Altura das Corchas, a 5.5 Km da Vila de Monchique; 30 km de Portimão; 33.5 da Praia da Rocha e a 25 da Estação de Sabóia. Toda esta informação, quilométrica, está colocada em azulejos nas paredes laterais da casa.

Foi uma obra feita em 1936 no tempo do Estado Novo, quando o mesmo tinha dez anos de existência, onde viveram vários cantoneiros e as suas famílias. Hoje passados que estão 33 anos depois da revolução que acabou com a ditadura, as obras desse tempo, em degradação, parecem não incomodar o Estado democrático vigente. As mesmas têm sido esquecidas por todos os governos democráticos contemporâneos.

Ninguém parece se importar com o seu estado decadente que se vem acentuando a cada ano que passa. Se não tem nenhuma utilidade para o Estado, porque não a vendem por qualquer preço? Ao menos poderia ser a solução ideal para quem gosta de viver próximo da natureza, tendo do local uma vista agradável para a Picota!

RECORDAR LUCIANO PAVAROTTI!

Luciano Pavarotti foi um cantor lírico italiano, considerado um dos mais importantes tenores de todos os tempos. Adorava cantar com os amigos. Aqui canta com Ricky Martin.

TRAVESSA DO VIADOR!


(clique em cima das fotos para ampliar)

A mesma rua em épocas diferentes, documentadas nestas duas fotos. São aproximadamente cinquenta anos que as separa. O seu aspecto é agora totalmente diferente. A casa ao fundo, e a última do lado esquerdo são as mesmas.

18/11/07

PONTE DE PORTIMÃO, SOBRE O RIO ARADE, ESTÁ ENCERRADA!


(clique em cimas das fotos para ampliar)

A ponte tem 131 anos, foi construída no ano de 1876.

Confirmou-se a notícia do sol que despoletou toda esta situação. Foi encerrada sexta-feira ao princípio da tarde.

RALLYE CASINOS DO ALGARVE!





Vai estar em Monchique!

Está tudo a ser montado ao pormenor, pelo Clube Automóvel do Algarve para que o Rallye Casinos do Algarve, esteja nas estradas, com sucesso, dias 23 e 24 deste mês de Novembro.

17/11/07

RUA DE SÃO PEDRO NO PRESENTE!


( Clique em cima das fotos para ampliar)

Uma rua, hoje, totalmente diferente!

RUA DE SÃO PEDRO NO PASSADO!




(clique em cima das fotos para ampliar)

Três maneiras diferentes de ver a mesma Rua de São Pedro, na década de cinquenta!

IGREJA DA MISERICÓRDIA NO PASSADO!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Duas fotos, parciais, da Misericórdia onde a mesma actualmente, apresenta uma fachada totalmente diferente. Ver aqui!

VISTA ANTIGA DA VILA DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Gravura do ano de 1880!

16/11/07

POVOAÇÃO DOS CASAIS!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Pertence à freguesia de Monchique!

Casais é uma pequena aldeia rural situada a sete quilómetros da sede do concelho. Tem uma capela, uma ludoteca, uma casa social e um polidesportivo. A escola depois de tantos anos em actividade foi recentemente desactivada e os alunos foram transferidos para uma escola no interior da Vila de Monchique. O silêncio agora é a nota dominante.

Tornou-se por isso um verdadeiro sítio de paz, com pouco movimento, onde se faz sentir notoriamente a falta das crianças. Quem gosta do sossego tem aqui um verdadeiro local aprazível. Se pensa um dia vir morar para Monchique, procure aqui a sua casa e seja muito feliz.

A SOLIDARIEDADE ENTRE OS MAMÍFEROS ROEDORES!

(clique em cima da foto para ampliar)
Num mundo conturbado dos humanos, onde o egoísmo predomina com uma enorme facilidade, de uma forma atroz e brutal, em todos os níveis da sociedade, por vezes por razões bem fúteis, e sem qualquer verdadeiro significado, onde a amizade por vezes é colocada em causa, sem razão aparente, até os ratos compreendem, melhor, o valor intrínseco da solidariedade para nos dar uma grande lição de verdadeira amizade e amor.

15/11/07

CASA COM ARQUITECTURA TRADICIONAL!

(clique em cima da foto para ampliar)
Onde, ainda, se encontram no Concelho de Monchique, bem conservadas, com toda a tradição antiga!

CASA RÚSTICA NOS CASAIS!

(clique em cima da foto para ampliar)
Em perfeita estado de conservação!

CASA RÚSTICA NA FREGUESIA DE MARMELETE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
A mesma, até, está à venda!

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Estávamos em 1933, ano em que foi fundada a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Monchique.

FONTE DO MIRADOURO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Antes de chegar à Foia!

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor