30/01/10

CASCATA DO CHILRÃO NESTA ALTURA DO ANO!

Clique em cima das imagens para ampliar

Como podemos encontrar a Cascata a caminho do Chilrão!

Podemos encontrá-la quando se segue na estrada que liga Monchique Casais e Marmelete, desviando para a direita no sentido Marmelete – Chilrão antes de chegar ao Restaurante Abrigo da Serra no sítio dos Gralhos.

Também a podemos encontrar no sentido inverso na mesma estrada que liga o sítio da Portela da Viúva em direcção ao Chilrão. É só estar atento. A mesma situa-se no lado esquerdo no sentido Portela da Viúva Chilrão e no lado direito no sentido inverso
.

22/01/10

BARRAGEM DE ODELOUCA VISTA NO SÍTIO DA FOZ DO CARVALHO!



Clique em cima das imagens para ampliar

Como o Vale era visto antes e como passou a ser visto agora!

É no sítio da Foz do Carvalho e não no sítio como é designado na placa como a foto mostra, que alguém com intenções malévolas se encarregou de apagar uma letra originando um novo nome, pejorativo, a uma região tão bela como é esta situada na freguesia do Alferce, concelho de Monchique.

Nas fotos podemos testemunhar como o local mudou inexoravelmente em pouco tempo assim que a barragem começou a encher. A barragem já está a 25,9 por cento da sua capacidade. E só está assim por uma questão de segurança por se tratar duma construção nova, já que na mesma tem sido feito descargas para não encher mais. A mesma depois de cheia terá a capacidade máxima para 175 milhões de metros cúbicos tornando-se a maior barragem do Algarve.

18/01/10

MONCHIQUE E AS SUAS RIBEIRAS!

Clique em cima da imagem para ampliar

Ribeira da Perna da Negra e o seu caudal nesta altura do ano!

Depois de vários anos, recentes, em que as nossas ribeiras, devido à fraca pluviosidade, pouca ou nenhuma água levavam, eis que chegou o ano de 2010 em que novamente as mesmas apresentam um caudal apreciável em comparação com os anos anteriores. É um regalo ver as nossas ribeiras com abundante água a fazer lembrar tempos antigos. Até que enfim já não era sem tempo. Está assim ultrapassado o espectro da seca pelo menos durante os dois ou três anos mais próximos.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor