18/01/10

MONCHIQUE E AS SUAS RIBEIRAS!

Clique em cima da imagem para ampliar

Ribeira da Perna da Negra e o seu caudal nesta altura do ano!

Depois de vários anos, recentes, em que as nossas ribeiras, devido à fraca pluviosidade, pouca ou nenhuma água levavam, eis que chegou o ano de 2010 em que novamente as mesmas apresentam um caudal apreciável em comparação com os anos anteriores. É um regalo ver as nossas ribeiras com abundante água a fazer lembrar tempos antigos. Até que enfim já não era sem tempo. Está assim ultrapassado o espectro da seca pelo menos durante os dois ou três anos mais próximos.

1 comentário:

Crameia disse...

Quando vejo esta imagem recordo-me sempre dos meus tempos de menino em que acompanhava o meu pai nas suas pescarias à "iró". O meu pai começava por fazer o "pandulho", um fio de guita com cerca de um metro com minhocas da terra enfiadas, depois na ribeira as enguias agarravam-se ao pandulho e só o largavam em sêco. Por vezes os Bordais(peixes) não largavam de mordiscar o pandulho. Assim que fazia um relâmpago ou um trovão acabava logo a pescaria, o peixe desaparecia todo. São tempos que eu recordo com imensa saúdade.

Rui Duarte


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor