29/11/09

ILUMINAÇÃO DE NATAL EM MONCHIQUE!


A autarquia volta a instalar a iluminação de Natal em várias ruas do concelho e serão ligadas na 1.ª semana de Dezembro.

No centro urbano da vila de Monchique, vai ser visível no Largo dos Chorões, na Rua da Igreja, no Largo da Misericórdia e na Praça da Portela.

Em Marmelete, está na Rua da Igreja e no Largo Coronel Artur Moreira, em Casais, na Rua Nossa Sra. de Fátima e no Alferce, na Rua da Igreja, na Rua Dr. António Baptista da Silva Coelho e no Largo do Centro de Dia.

25/11/09

ELEIÇÕES NOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONCHIQUE!

Estavam marcadas para o dia 27 de Novembro de 2009!

As mesmas foram suspensas devido à única lista apresentada não respeitar os estatutos dos Bombeiros. De salientar que a lista era afecta ao actual partido no poder (PSD). A mesma continha muitas irregularidades incluindo pessoas que não tinham as quotas em dia.

CAIXAS DE CORREIO NOS ABRIGOS DE PARAGENS DE AUTOCARROS!


A ideia pode não ser inédita mas que tem grandes vantagens nisso não há dúvidas!

Na freguesia do Alferce onde estas caixas estão a ser implementadas em paragens de autocarros, feitas de novo, os seus futuros utilizadores podem agradecer a quem teve a brilhante ideia de ali mandá-las colocar evitando a deslocação até à sede da freguesia mais próxima.

Muitas destas caixas já existiam há muito espalhadas por todo o concelho, muitas isoladas e sujeitas a que a chuva nelas entrasse, se não estiverem hermeticamente fechadas, estragando o seu conteúdo depois de ali permanecer vários dias principalmente no Inverno.

A ideia de colocá-las nos abrigos das paragens, nomeadamente nos meios rurais, onde por perto existem moradores, facilita o trabalho do carteiro, que tem a nobre missão de quebrar a solidão das populações mais isoladas de quem espera a carta amiga. Faça chuva ou faça vento podem assim comodamente recepcionar o seu correio. De boas ideias só se pode aplaudir.

23/11/09

DEPOIS DE TANTO PROCURAR ENCONTREI A FACE OCULTA!

Sempre que abria a televisão ou a rádio ouvia falar na face oculta!

Depois ouvia falar em escutas. Depois logo a seguir ouvia falar em DVDs. Depois ouvia falar em ataques pessoais não sei a quem. Depois em sacos azuis. Depois em empresas públicas. Depois em gestores. Depois em advogados. Depois em arguidos. Depois em tráfico de influências. Depois em cauções. Depois em inocentes. Estava a ver que era difícil descobrir mesmo com tanta pista à minha disposição.

Depois de tanto procurar nos meus arquivos pessoais e até na Internet, finalmente encontrei o documento que me faltava, responsável de toda a tramóia. Aqui está o que todos procuravam mas ninguém ainda tinha conseguido descobrir. Valeu a pena tanta insistência e esforço. Finalmente encontrei a prova que realmente a face oculta existe mesmo. Aqui está o documento, em forma de foto, que prova toda a veracidade dos factos que todos falavam.

17/11/09

O BLOGUE MONS CICUS DEVE OU NÃO ACABAR?


A decisão agora vai ser inteiramente sua!

Depois de dois anos e oito meses foi o tempo mais que suficiente para que o mesmo fosse conhecido a nível nacional e também na diáspora por uma grande maioria dos Monchiquenses que têm acesso à Internet.

O mesmo começou no dia 16-03-2007. Tem neste momento 917 posts publicados e já foi visitado por 110.785 cibernautas, tendo cumprido integramente a sua missão: que era ser um espaço de debate e partilha de ideias, sobre Monchique, com tudo o que à sua volta pudesse influenciar o seu destino, estando atento ao que se passava no resto do País e no Mundo.

Está pois na hora de recolher uma opinião, abalizada, dessa mesma maioria para aquilatar a opinião se o mesmo deve ou não continuar. A decisão agora é sua. Com uma nova maioria a governar a autarquia é chegada a hora de dar lugar a outro, ou a outros, para criarem um novo blogue, consentâneo com a nova realidade, se for essa a opinião dos cibernautas, para mostrarem o seu contentamento ou desagrado, duma maneira construtiva, do que se irá passar no futuro do concelho com este novo executivo, à frente dos nossos destinos, até daqui a quatro anos.

Assim esta aventura que teve mais tempo do que eu pressupunha, chegou agora a um impasse. Parar ou continuar. Ter ou não ter um incentivo para continuar eis a questão. Porque há sempre a sensação que estamos a ser incómodos para quem está no poder por muita verdade que seja dita. A mesma, como é sabido, é incómoda. Foi assim no passado e é principalmente agora que estou conotado com o executivo que nos governa, por lhe ter dado total apoio.

Será, agora, mais difícil para os apoiantes deste novo executivo que outrora eram opositores ao anterior, verem que o blogue MONS CICUS continua com a mesma filosofia de vida: estar sempre ao lado da verdade. Por isso podem ter imensa dificuldade em aceitar a ideia de quem encontrava situações menos claras no regime do passado, passar agora a chamar a atenção, também, no que está mal neste executivo. Ou inclusivamente ser conivente com os comentários adversos ao mesmo, quer sejam anónimos ou não, que aqui vão sendo publicados.

Está por isso no canto esquerdo em cima um inquérito onde essa pergunta é feita: o blogue MONS CICUS deve acabar? Sim ou Não, deve ser uma das respostas. Depois desse resultado positivo ou negativo, tudo irá ser decidido em conformidade. Tem a palavra os visitantes deste blogue que podem responder a este inquérito até ao final do ano de 2009.

Além dessa votação também poderá ser feito um comentário aqui neste post a justificar as razões desse voto, no sentido negativo ou positivo em que é feito, se assim o julgarem oportuno.

Armindo Jorge

10/11/09

O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E A DEMOCRACIA!


Monchique tem todos os motivos para adoptá-lo!

As razões são várias. A primeira é que o executivo não tem a maioria na Assembleia Municipal para apoiá-lo em todas as suas decisões. A segunda é que com esta implementação os cidadãos são levados a participar nos assuntos que lhe dizem directamente respeito. A terceira é que se começa um novo ciclo de governação em que o seu Presidente prometeu ouvir todos com a mesma disponibilidade. Não basta ouvir os munícipes somente em campanha eleitoral, é prioritário saber ouvi-los sempre.

O orçamento participativo é uma maneira democrática de ouvir as opiniões dos cidadãos, conhecer as suas propostas e sugestões, quais as áreas em que se deve dar maior prioridade e quais os projectos e as obras que se consideram mais importantes.

O orçamento participativo pode ter apenas um carácter meramente consultivo, sendo realizadas reuniões públicas ou inquéritos à população que apresenta sugestões e propostas para a aplicação das verbas. Depois de analisadas podem ver-se as que podem ser exequíveis ou não.

Monchique é um concelho rural em que uma grande parte do orçamento é gasto nos caminhos e estradas do seu interior, mais profundo, onde muitos dos seus cidadãos têm interesses individuais a defender. Ficava-se assim a saber quais os caminhos com prioridade e as verbas destinadas à manutenção dos mesmos, nomeadamente o seu alcatroamento e conservação.

Ficava-se também a saber onde se iria aplicar a maior fatia das verbas para a realização das grandes obras, julgadas prioritárias, de interesse geral de toda a comunidade que seriam as primeiras a ser feitas com a maior antecedência. O orçamento participativo seria, assim, uma das grandes vantagens de permitir uma maior transparência da gestão autárquica.

E por fim retirava todo e qualquer argumento à maioria representada na Assembleia Municipal, na oposição, de não aprovar os orçamentos deixando de ter motivos para o não fazer, por não concordar com eles, porque também toda a Assembleia Municipal pode e deve ser convidada a dar as suas opiniões, e sugestões participativas, se assim o julgassem conveniente. No final era a cidadania que saía a ganhar com a participação de todos.

03/11/09

RUI ANDRÉ TOMOU POSSE COMO PRESIDENTE DA AUTARQUIA DE MONCHIQUE!


No Algarve é o Presidente mais jovem!

Rui André, o mais jovem presidente de Câmara do Algarve, diz que os mais velhos são a sua prioridade. Mas tem mais ‘trunfos’ na manga.

Quando nasceu, já o 25 de Abril de 74 estava quase a fazer um ano. Pouco tempo depois, ainda Rui era criança, Carlos Tuta tomava posse na Câmara Municipal de Monchique, posto que conseguiu garantir sendo sucessivamente eleito... até 2009.

Aquilo que parecia impossível, estava afinal mais perto do que parecia, garante o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Monchique, que tomou posse ontem à noite.

Pode continuar a ler clicando aqui o resto da notícia publicada no Observatório do Algarve.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor