
Contada no livro de MANUEL BENTES
O mesmo começa assim…
O PROBLEMA DA PEDRA MOIRINHA
Em 1961, o nosso amigo Dr. Rebelo da Silva chamou-nos a atenção para uma curiosidade do concelho de Portimão, oferecendo-nos uma fotografia da Pedra Moirinha.
A Pedra Moirinha deu o nome à região onde se encontra, a poente da cidade de Portimão e logo a sul da colina da Boa Vista.
É um grande bloco rochoso que mal aflora no terreno argiloso onde se encontra mergulhado. Um velho caminho escavado no solo e que passa rente deixa a descoberto uma das suas faces. Apresenta superfícies lisas de cor cinzento escuro e os cantos e arestas muito arredondadas. É uma rocha cristalina que já se verificou ser igual à foiaite do alto da serra de Monchique e calcula-se que o seu peso seja superior a vinte toneladas.
Já que a sua proveniência não sofre dúvidas, o problema posto pela presença da Pedra Moirinha numa zona de calcários, é o de saber qual o mecanismo que deslocou aquele bloco da Fóia para o local onde se encontra actualmente.
Para aquele problema não podem admitir-se mais do que duas soluções: a acção glaciária e a acção do homem antigo.
Para a acção glaciária poderá considerar-se que a doutrina corrente que se refere à zona de distribuição do glaciarismo quartenário diz que na Península Ibérica a acção do glaciarismo não se fez sentir abaixo dos 1600 metros de altitude. Para a acção do homem não descortinamos o facto de se reconhecer que o seu peso está dentro das possibilidades do homem antigo.
Aparentemente, pelo menos, nenhuma destas soluções seria aceitável, mas como não há mais nenhuma impõe-se que uma delas contenha a verdade.
Embora conduzidos por aparências escolhemos decididamente a acção glaciária. Admitindo que esta hipótese era verdadeira, pensou-se que o glaciar não só transportou a Pedra Moirinha mas certamente também, com o seu grande poder abrasivo e de transporte, teria deixado na região outros sinais da sua acção.
Resolvemos investigar neste sentido.
Este livro é um dos raros exemplares, ainda, à venda na Loja do Gato em Monchique, onde poderá conhecer toda a sua história.