12/07/07

PORTIMÃO JÁ TEVE UM CORETO!


(clique em cima da foto para ampliar)

Era este o seu aspecto, onde estava instalado, na Praça Manuel Teixeira Gomes!

Os coretos eram pontos de encontro e onde os amigos se reuniam para conversar. Por isso, também, eram mal vistos pelo regime do passado e, como castigo, alguns foram demolidos. Houve um tempo em que todas as cidades, vilas e aldeias tinham bandas filarmónicas, as quais normalmente faziam parte de associações culturais e recreativas, algumas até eram de organismos oficiais e era aí, nos coretos, que se exibiam.

Como seria bom em tempos de férias e de calor se pudéssemos reviver, vendo novamente as bandas a actuar, ou outros grupos musicais, era uma forma de dar, novamente, força à cultura que os nossos antepassados tanto orgulho tinham e que teve o seu apogeu na primeira metade do século XX, em que todas as localidades tinham bandas.

Os coretos tornaram-se inúteis porque, nos tempos modernos, foram mal aproveitados, mas ainda há casos que foram devidamente cuidados, e utilizados, e que hoje são o orgulho de muitas comunidades. São até dos equipamentos urbanos mais curiosos e bonitos, devido a uma arquitectura muito melhor do que a actual. Clique
aqui para ver alguns desses coretos, e matar saudades.

Sem comentários:


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor