12/10/07

A APANHA DO MEDRONHO EM MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
É durante o Outono, mas principalmente nos meses de Outubro e Novembro que tem lugar a apanha do medronho em Monchique. A apanha do medronho é um trabalho extremamente exigente e por vezes custoso.

O medronheiro é um arbusto ou uma árvore de pequena dimensão, raramente ultrapassando os 5 metros, podendo atingir 8 a 10 metros. Não é aceitável plantá-la como se tratasse dum qualquer pomar. Por ser bravia nasce e cresce tanto em solos ácidos como alcalinos, ocorrendo nos montados e em zonas de matos resultantes da sua degradação.

Depois de apanhado é preciso transportá-lo para as adegas que antigamente estavam estrategicamente implantadas nos terrenos, próximos dos medronheiros, para que não desse ainda mais trabalho, mas onde as condições para cumprir as normas da segurança alimentar deixavam muito a desejar.

Com novas leis, mais exigentes, tudo se vai modificando, é agora preciso os produtores procurarem o licenciamento das adegas já existentes, tendo todas as condições de higiene e salubridade. Está a decorrer um procedimento para o seu licenciamento para as já existentes, ou um pedido para a criação de novas destilarias, em que muitos produtores de medronho se vão legalizando, com o apoio da Autarquia.

A aguardente de medronho é um produto que faz parte da identidade e da cultura das gentes de Monchique. E por ser um produto muito valorizado devido à sua qualidade, tem todas as condições para continuar o que tem sido, até agora, um ex-líbris do nosso concelho, apostando a partir de agora, mais do que nunca, na sua diferenciação e certificação para a conquista de novos mercados.

A aguardente de medronho constitui assim uma actividade de índole familiar que importa valorizar, mantendo todo o saber tradicional, que vai passando de geração em geração, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico do nosso concelho, que depois dos grandes incêndios viu reduzida os seus proventos com a redução da sua área florestal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem dito!

Amilcar

Anónimo disse...

pena e que se continue com a cara tapada.com medo de que ?da multa outra vez?que pais e este?

Anónimo disse...

Bom dia! Onde posso apanhar medronhos? Existe algum programa de apanha de medronhos promovido por alguma entidade?


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor