26/04/10

A FOIA E O SEU RELEVO MONTANHOSO AVISTADA DE LONGE!

Clique em cima da imagem e volte de novo a clicar quando a mesma ampliar
Num mesmo olhar podemos ver, em primeiro plano, o Rio Arade, o molhe de Ferragudo, o molhe da Praia da Rocha, a praia com o mesmo nome e a cidade de Portimão!

25/04/10

O 25 DE ABRIL E A SUA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO!


Foi um Decreto-Lei que veio alterar a carreira dos militares do quadro!

Publicação do Decreto-Lei 353/73

Texto: Vasco Lourenço. Retirado daqui!

13 de Julho de 1973

Decreto-lei aprovado por Sá Viana Rebelo, ministro do Exército, que procurava fazer face à escassez de capitães dos quadros permanentes. Funcionou como autêntico detonador para a contestação que, após rápida e profunda evolução, levaria ao 25 de Abril de 1974.

Texto explicativo

Decreto-lei aprovado por Sá Viana Rebelo, ministro do Exército, que procurava fazer face à escassez de capitães dos quadros permanentes.

Desde há alguns anos que o Exército vinha fabricando os chamados “capitães proveta”. Para isso, incorporava oficiais milicianos que haviam prestado serviço militar há vários anos atrás (alguns há mais de dez anos…) e não tinham participado na Guerra. Ministrava-lhes um curso intensivo de 4 a 6 meses, graduava-os em capitão e mobilizava-os para a Guerra, normalmente como comandantes de uma companhia de caçadores (cerca de 180 homens).

A situação era insustentável, daí que o governo resolveu aliciar os oficiais milicianos que, como alferes, haviam cumprido uma comissão na Guerra Colonial (do Ultramar, como então se chamava). Como? Propondo-lhes a entrada no Quadro Permanente (Q.P.), depois da frequência de um curso intensivo de um ano (dividido em dois semestres consecutivos), na Academia Militar. Ao mesmo tempo, contava-lhes, para efeitos de antiguidade relativa, o tempo que tinham feito como milicianos.

Diploma que se aplicava também aos oficiais do Quadro Especial de Oficiais (Q.E.O.) que aceitassem mudar de quadro, bem como a todos os oficiais que entretanto haviam ingressado no Q.P. oriundos do Quadro de Complemento (Q.C.), os ditos milicianos. De notar que o diploma se aplicava apenas às armas ditas combatentes, Infantaria, Artilharia e Cavalaria.

O 25 de Abril não foi assim uma revolução na sua verdadeira essência, como se prova com o texto acima transcrito, mas sim um golpe de Estado cujo principal objectivo era a mudança do poder por um questão meramente corporativista gerada pelo descontentamento emergente do Decreto-Lei, supracitado, que prejudicava os militares de carreira e que mais tarde evoluiu para uma posição marcadamente política onde o Povo saindo à rua aderiu em massa a este golpe de estado contribuindo a seguir com a revolução dos cravos.

A mesma teve o mérito de acabar com uma guerra colonial injusta, colocando fim a uma ditadura com 48 anos, onde havia uma censura a todos os órgãos de comunicação social, controlada por uma polícia política impiedosa. Hoje vivemos em Liberdade mas o descontentamento gerado pelas políticas praticadas tem vindo a originar uma crise económica e financeira que está neste momento a atingir níveis preocupantes na nossa sociedade. Para quem via na democracia a solução para todos os problemas que nos afligiam a mesma está a constituir, já há muito tempo, uma grande decepção.

Deixo aqui dois links para quem tiver curiosidade em ler o que escrevi sobre o mesmo tema nas comemorações do 25 de Abril de 2008 e 2009.

23/04/10

MONCHIQUE COMEMORA O 25 DE ABRIL!



No ano em que se assinala o 36.º aniversário sobre a revolução de 25 de Abril de 1974.

Vai assim cumprir-se mais um aniversário onde os cravos já murcharam a tal ponto que deixaram de fazer parte do programa como um dos símbolos do 25 de Abril.

Pode aqui ver em detalhe no site da Autarquia o programa das comemorações. Também o palco já se encontra armado no Largo dos Chorões para poder receber os artistas contratados para o efeito.

14/04/10

BARRAGEM DE ODELOUCA VISTA DE OUTRA PERSPECTIVA!

Clique em cima da imagem e volte de novo a clicar quando a mesma ampliar
Como a mesma é vista de longe do interior da Serra de Monchique!

Clique também aqui para vê-la noutro local, mais próximo, no sítio da Foz do carvalho.

10/04/10

VAI E VEM RETOMA OS TRAJECTOS E OS HORÁRIOS QUE VIGORARAM NO PASSADO!

clique em cima da imagem para ampliar

É já a partir do dia 12 de Abril!

Uma vez que foram detectadas algumas situações que não correspondiam aos interesses dos utentes deste transporte público, o município decidiu retomar os trajectos e horários que vigoravam no passado.

Com o objectivo de prestar um serviço de maior qualidade e mais ajustado às necessidades modernas de mobilidade, o Município de Portimão reformulou as linhas e os horários do Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão.

Estas alterações foram implementadas a partir do dia 1 de Abril e, uma vez que foram detectadas algumas situações que não correspondiam aos interesses dos utentes deste transporte público, o Município decidiu retomar os trajectos e horários que vigoravam no passado.

Assim sendo, a partir da próxima segunda-feira, 12 de Abril, o circuito urbano de Portimão volta a ser assegurado com as 14 linhas de circuito: Linhas Azul (1), Verde (2), Amarela (3), Turquesa (4), Violeta (5), Laranja (6), Rosa (7), Castanha (8), Encarnada (9), Cinzenta (10), Roxa (11), Ameixa (12), Lima (13) e Salmão (14). Esta informação está disponível no site da autarquia de Portimão, conforme se pode ver clicando aqui!

Como cidadão e utente dos transportes públicos de Portimão só posso congratular-me pela decisão tomada que vai ao encontro do desejo da maioria dos utilizadores deste serviço público.

08/04/10

GALERIA THE SPIRIT OF WOOD NOS CASAIS!



Clique em cima das imagens para ampliar

Monchique fica mais rico, culturalmente, com esta agradável surpresa!

Na Povoação dos Casais junto à estrada nacional 267, no lado direito, a cerca de 100 metros depois da capela, encontra-se a galeria the spirit of wood. A madeira é por isso a sua única matéria-prima onde é esculpido o seu núcleo duro, afim de proporcionar peças de arte de inegável beleza. A mesma é proveniente da região do Algarve incluindo como é óbvio o concelho de Monchique.

O seu autor é José Maurício E. Miguel Inácio um cidadão português natural de Monchique onde se evidencia um talento que ele próprio desconhecia. Foi a partir dos 40 anos que apareceu este súbito interesse pela arte, de difícil explicação, que põe mais uma vez em destaque o facto de nunca ser tarde, demais, para se mostrar o talento que cada ser humano encerra em si próprio.

No entanto só uma ínfima parte dos seus conterrâneos sabe que esta galeria existe. Ela é constituída por oito salas onde estão expostos todos os seus trabalhos. Por ser pouco conhecido na sua terra natal, como escultor, isso não o impede de ser conhecido por turistas de todos os cantos do Mundo que nos visitam e procuram algo de novo e nunca visto. E curiosamente, ou talvez não, são sempre estes os primeiros a tomar conhecimento quando nasce um novo talento conforme atesta as mensagens elogiosas registadas, em várias línguas, no livro de visitas.

Pelas suas mãos passam as esculturas trabalhadas em madeira com todo o rigor e com recurso a técnicas evoluídas onde são utilizadas ferramentas manuais e eléctricas das mais sofisticadas, de onde saem peças maravilhosas de rara beleza, de várias dimensões, que nos deixam encantados.

E é essa forma de expressão que as torna mais interessantes por serem diferentes de todas as outras que nos são dadas a conhecer, pondo em evidência toda a sua fértil imaginação, onde o seu autor as descodifica com inegável talento. E por serem diferentes e inimitáveis não podem ser vistas em mais nenhuma galeria em qualquer parte do mundo.

As suas obras de arte pelas suas características e o seu conteúdo são abstractas. No entanto elas têm algo a nos dizer e o modo como são feitas estão impregnadas de algo emocional que o seu autor tenta nos transmitir. Elas não coincidem com nada que nos rodeia no nosso dia a dia e é isso que as torna especiais aos olhos de quem aprecia um talento nato de uma construção intelectual humana que só os mais predestinados conseguem concretizar.

06/04/10

O PRAZER DE CONDUZIR UM CARRO DESCAPOTÁVEL COM CLASSE!


Se gosta deste carro tem aqui uma boa oportunidade de negócio!

Audi 80 1.9 TDI Cabrio de 1996. Com muitos extras. Encontra-se em perfeito estado de conservação. Quase como novo. Bom preço a negociar com o seu proprietário. Telemóvel 967533410.

01/04/10

VIATURAS DA AUTARQUIA VOLTAM DE NOVO A ESTAR IDENTIFICADAS!

Clique em cima da imagem para ampliar

Todas as viaturas, sem excepção, já têm placas identificadoras como se pode testemunhar na foto!

O executivo camarário deliberou a favor, por unanimidade, uma proposta apresentada no sentido de todas as viaturas da autarquia passarem no futuro a estar identificadas. Esta medida colide com o que se praticava no anterior executivo que não utilizava nas viaturas atribuídas, aos seus eleitos, quaisquer distintivos que as identificasse.

Esta iniciativa visa dar uma maior transparência para com a utilização das viaturas da autarquia. No Estatuto dos Eleitos Locais, no art. 5.º – Direitos – no ponto 1 – alínea J) diz que os eleitos têm direito a viatura municipal, quando em serviço da autarquia.

Clique aqui para ficar a conhecer o que diz a lei a este respeito. Está assim reposta uma lacuna que se fazia sentir, há muito tempo, afim de contrariar possíveis abusos com a utilização indevida das viaturas fora das horas de trabalho. Uma medida moralizadora que colhe a simpatia dos munícipes!
P.S.-Esta foi a mentira do dia 1 de Abril do Blogue MONS CICUS.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor