17/09/08

MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR!

(fotos do site da Autarquia de Albufeira)
A Autarquia de Monchique esqueceu, até hoje, os filhos da sua terra!

Nos últimos anos os mortos da Guerra Colonial (1961-1974) têm vindo a ser lembrados por todo o País, em homenagens, memoriais e monumentos feitos pelas autarquias em colaboração com as associações de ex-combatentes, nomeadamente a Liga dos Combatentes.

No caso do Algarve estas homenagens já se realizaram pelos menos em Lagoa, Vila Real de Santo António, Tavira e Loulé. No dia 13 de Setembro de 2008 a Autarquia de Albufeira lembrou, também, os seus 12 filhos da terra, com um monumento aos falecidos na guerra das ex-colónias Portuguesas em África.

Monchique apenas tem uma rua chamada dos "Combatentes do Ultramar".

Recentemente estes mortos (21) foram recordados no "Jornal de Monchique", n.º 300, através do artigo de José Sampaio, texto que está alojado, com actualizações, no site http://ultramar.terraweb.biz/

3 comentários:

Anónimo disse...

Aqui fica a relação dos mortos algarvios por concelho.
De facto, Monchique foi o 4.º concelho do Algarve com mais mortos:
Loulé (38), Olhão (33), Silves (29), Monchique (21), Portimão (20), Faro (20), Tavira (20), Lagoa (17), Lagos (13), Albufeira (12), Vila Real de Santo António (12), Alcoutim (10), Aljezur (7), Vila do Bispo (6), S. Brás de Alportel (6), Castro Marim (6).
Havia também que não esquecer os deficientes, os portadores de stress de guerra, e os mais de duzentos ex-combatentes que hoje engrossam os sem-abrigo e dormem na rua. JS

Anónimo disse...

Lembrar os mortos???????

Então a camara de Monchique nem se lembra dos vivos, quanto mais dos mortos!

Anónimo disse...

Não admira que Monchique seja a ultima terra a homenagear os mortos da GC, pois o seu forte é copiar o que as outras terras fazem, sobretudo os festivais pimba, os ralis e as corridas de todo o género. Lembrem-se que até foi a ultima a copiar e a fazer uma biblioteca.
Silvina Duarte


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor