07/09/08

MONCHIQUE RECRIA NA PRAIA DO VAU O BANHO DO 29!

(clique em cima da imagem para ampliar)
A Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, volta a organizar pela IX vez o já tradicional banho do 29 na Praia do Vau. Revive-se mais uma vez a tradição.

Os Monchiquenses, na noite do dia 28 de Setembro, desciam a serra a caminho da praia do Vau transportados em burros, mulas e carroças em que as famílias inteiras se faziam acompanhar de grandes farnéis para tomar o banho de mar anual, com os homens de “camisa e ceroulas” e as mulheres de “saia de baixo” e a “bata”, onde não faltava a boa disposição ao som de acordeão durante toda a noite.

O banho do 29 continua a ser, ano após ano, uma manifestação de cariz marcadamente popular, fazendo parte dum dos eventos em que a população tem aderido, com grande entusiasmo, nestes últimos anos, cada vez em maior número.

São os Autocarros da Autarquia que, actualmente, se encarregam de transportar a grande maioria dos Monchiquenses, para manter a tradição. As inscrições estão abertas na Junta de Freguesia de Monchique. A partida está marcada para as 20h00 no Heliporto Municipal de Monchique e a chegada por volta das 21h00 na Praia do Vau, como sempre tem acontecido, prolongando-se pela noite adentro com o tradicional banho à meia-noite!

Sem comentários:


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor