30/06/07

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MONCHIQUE NO DIA 29-6-2007

(clique em cima da foto para ampliar)

Eu estava lá, e fui impedido de falar no final da sessão, como sempre foi meu hábito, quando havia democracia. Parece, agora, que estamos a voltar aos resquícios de outrora.

Como cidadão consciente e responsável, sempre assistia aos debates da Assembleia Municipal. Nos últimos tempos há muito que não o fazia. Resolvi hoje comparecer no horário certo, estando disposto a acompanhar os trabalhos até ao fim, para no final colocar à consideração um assunto que há muito me vem incomodando como cidadão e como munícipe. Não tive sorte.

Queria primeiro apresentá-lo à digníssima Assembleia antes de tomar qualquer posição sobre o assunto, aqui neste mesmo blogue, para que todos os meus conterrâneos tivessem dele conhecimento para que não dissessem, mais tarde, que primeiro deveria ter indagado a quem de direito, o que se passava sobre o mesmo. Era a altura ideal, o digníssimo presidente da Autarquia estava presente na sala, estando, talvez, disposto a dar todos os esclarecimentos.

Fui obrigado a assistir a todos os esclarecimentos sobre o que se passa, por parte do senhor Presidente da Autarquia sobre os terrenos onde está construído o campo do Juventude Desportiva Monchiquense e que tanta polémica tem gerado com a oposição, em volta do mesmo. O assunto já foi aqui tratado neste mesmo blogue sobre o título os “SOBREIROS DA DISCÓRDIA” no dia 19-06-2007, e no qual se tornou fastidioso, e pouco proveitoso, assistir a todas as explicações sobre o mesmo tema.

Antes de começar a sessão, eu estava lá, fui o primeiro a chegar, não me serviu de nada. Ainda antes das 21h30 quando ainda não estavam todos os membros da Assembleia, o Presidente da mesma, informou quem estivesse para falar que tinha que se inscrever numa ficha de inscrição, com os dados pessoais. Só não disse quando seria esse momento, e em que altura da sessão, se no princípio, no intervalo ou no fim. Antigamente quando assistia às reuniões não havia essas regras tão rígidas e intimidatórias.

São cada vez menos os cidadãos que se interessam por política em Monchique, e com tantos entraves não admira que só estivessem a assistir fazendo parte do público, três cidadãos, que chegaram muito depois de mim, e se os mesmos revelassem qualquer intenção de questionar a Assembleia, teriam de certeza a mesma sorte que eu.

Para tirar dúvidas e por começar a desconfiar que havia uma intenção deliberada de não dar voz aos cidadãos, fiz sinal ao presidente por gestos a dizer que me queria inscrever, ao que o mesmo me fez um sinal que não.

Só me restava esperar pelo fim e voltar a questionar de novo o Presidente, o que veio a acontecer, ao que o mesmo informou que já não o podia fazer, e que estava ali para cumprir os regulamentos e que para isso era o arbitro, ao que eu retorqui que o mesmo estava a ser um árbitro muito rigoroso.

Ainda tentei demovê-lo da situação, questionando se o mesmo não deveria colocar à votação da Assembleia para que houvesse uma votação, entre todos os membros, se concordavam ou não para que eu pudesse falar.

O mesmo, peremptoriamente, disse que não!

Resolvi abandonar a sala, revoltado, por ver como a democracia está a ser tratada no meu Concelho, mas sem antes dizer que era autor do blogue Mons Cicus, entregando-lhe um cartão, com a morada do mesmo, que ele desconhecia, e que iria relatar todos os acontecimentos passados. Ao que o mesmo retorquiu se eu dissesse a verdade, não havia mal nenhum.

Mais tarde fui informado por um conterrâneo, por telefone, que estava presente também na reunião, que o senhor Mário David, digníssimo membro da mesa da Assembleia Municipal, tinha informado o também digníssimo Presidente da Assembleia, que eu teria proferido que o Presidente era um asqueroso. Ao que o Presidente deu a indicação, para que o mesmo ficasse lavrado em acta.

Espero que haja um gravador e que tivesse ficasse registado todos os meus comentários. Só espero que no final não venham dizer que o gravador estava avariado!

Porque quero que todos saibam como é praticada esta Democracia que já leva 24 anos no nosso Concelho, e dizer a esse senhor, cara a cara, como ele é um grande mentiroso e não merece fazer parte da Assembleia Municipal, e é por haver cidadãos como ele, e outros que tais, que a nossa democracia está, cada vez mais, a ser posta em causa.

28/06/07

VISTA GERAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Veja como Monchique se encontra actualmente em relação a um passado longínquo, o qual podemos comparar com a foto anterior.

VISTA GERAL DE MONCHIQUE NO PASSADO!

(clique em cima da foto para ampliar)

Era assim Monchique, nos tempos passados e que muitos ainda dizem recordar com saudades.

27/06/07

LARGO 5 DE OUTUBRO ACTUALMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Novas alterações estão em perspectiva, veja a foto de baixo!

LARGO DOS CHORÕES ANTIGAMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Uma outra foto bem diferente!
Nesta época, bem antiga, também vem assinalado como Largo 5 de Outubro!

EDIFÍCIO DA IGREJA E COLÉGIO DE PORTIMÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
UM EDIFÍCIO GRANDIOSO E MAJESTOSO!

Edifício da Igreja e Colégio
Património da Santa Casa da Misericórdia de Portimão e da ordem Terceira de S. Francisco, outorgado por carta de Lei de 11-01-1854.

No V Centenário do Nascimento de S. Francisco Xavier a cidade de Portimão presta-lhe a devida homenagem lembrando que este edifício, constituído por Igreja e Colégio, lhe foi dedicado, com bênção da primeira pedra em 1-10-1660 e solene inauguração em 03-03-1707.
Portimão 3 de Dezembro de 2006.
Festa litúrgica de S. Francisco Xavier.

São duas as placas que estão afixadas no prédio no qual consta os textos acima transcritos.

TRANSPLANTAÇÃO NA BAIXA DE PORTIMÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Oliveiras e outras espécies numa simbiose possível, fruto da imaginação de quem idealiza uma cidade que pretende seja diferente!

ESTACIONAMENTO NA BAIXA DE PORTIMÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Um parque de estacionamento num olival!
Ou será antes um olival num parque de estacionamento?

PÓRTICO ACTUAL DA IGREJA MATRIZ!

(clique em cima da foto para ampliar)
Veja as modificações, comparando com a foto anterior, que foram feitas ao longo dos anos!

PÓRTICO DA IGREJA MATRIZ!

(clique em cima da foto para ampliar)
Foto bastante antiga!

CHAMINÉ DE SAIAS!


(clique em cima da foto para ampliar)


Esta será a próxima vítima a desaparecer!

CHAMINÉ EXCÊNTRICA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Exposta na via pública sobre a relva!

26/06/07

RUA ESTREITA!

(clique em cima da foto para ampliar)
É denominada por Rua de S. António!

RUA DO BEMPARECE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Porque não chamar-se antes: RUA…DO MALPARECE!

ZONA RIBEIRINHA DE PORTIMÃO!

(clique em cima da foto para ampliar
É sempre um prazer contemplar o mar num dia ameno!

HOTEL MONS CICUS INVADIDO POR RATOS!

(clique em cima da foto para ampliar)
O MESMO É PROPRIEDADE DA AUTARQUIA!

O grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da G.N.R, que costumam ficar aquartelados no referido Hotel, foram surpreendidos por uma praga de ratos.

Alertados as autoridades com competência na matéria, foi prontamente solucionado o problema. Uma equipa duma empresa especializada, tomou conta da situação, esperando-se que o problema tivesse ficado solucionado.

A Dr.ª Veterinária ao serviço da Autarquia coordenou assim uma operação, que deixou os responsáveis autárquicos embaraçados.

No final a conta foi apresentada à Câmara que apesar de ceder o espaço, gratuitamente, ainda tem que arcar com mais esta despesa imprevista, tudo a bem da nossa segurança e do nosso bem-estar, para que possamos viver um verão com tranquilidade e sem incêndios.

25/06/07

DEBULHADORA DE MARCA TRAMAGAL!

(clique em cima da foto para ampliar)

Ela faz parte da memória colectiva, duma juventude que ainda se lembra, como elas laboravam, todos os anos, sazonalmente no sítio da Carreirinha das Moças, à saída de Monchique para o Alferce.

A mesma debulhava o trigo, onde o ar era invadido por uma poeira proveniente do pó da espiga.

Tempos passados em que a tecnologia mais avançada veio destronar estas velhas máquinas, que hoje já fazem parte dum passado longínquo.

Memórias de um tempo de infância feliz, e sem problemas, onde tudo era possível para que nos mantivéssemos em permanente aventura, sem preocupações, e onde tudo servia de pretexto para todas as brincadeiras em que o nosso imaginário era fértil.

A FORÇA DA ENERGIA!


(clique em cima da foto para ampliar)

A energia do sol, e da electricidade, cruzam-se num amanhecer resplandecente.

IMAGEM DE S. JOSÉ COM O MENINO!

(clique em cima da foto para ampliar)
EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE MONCHIQUE!

É originária da segunda metade do Séc.XVIII. Os materiais são Terracota policromada, constituída por dois tacelos, dourada e policromada. Base em madeira policromada. A sua proveniência é da Antiga Ermida de S. José.

CAPELA DAS CALDAS DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Localizada junto à ponte do Lageado, num cenário idílico, rodeada de árvores e flores. Já vão sendo cada vez menos os noivos que a procuram para casar.

CAPELA DE S.SEBASTIÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)

Localizada na Travessa de S. Sebastião, junto ao Cemitério Municipal.

De exterior bem modesto. Necessita necessariamente de obras de conservação e limpeza. As ervas no telhado são um indício, evidente, de degradação.

CAPELA DOS CASAIS!

(clique em cima da foto para ampliar)
Localizada, junto da Estrada para Monchique-Marmelete, tem no seu exterior um aspecto bem cuidado.

23/06/07

AS CALDAS ACTUALMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Não há dúvida, as Caldas estão cada vez mais esplendorosas!

AS CALDAS ANTIGAMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Repare-se no arranjo do jardim, que havia em frente dos correios!

UMA RUA NA VILA DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Travessa do Revez Quente!

O MESMO LARGO DE S.SEBASTIÃO, ACTUALMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Depois das obras que foram efectuadas, em nome do progresso e do bem-estar dos munícipes, visto duma outra perspectiva mais favorecida!

O LARGO DE S.SEBASTIÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Visto do mesmo local onde foi tirada a foto mais antiga!

22/06/07

ESTA EQUIPA DE FUTEBOL JOGAVA NESSE CAMPO!

(clique em cima da foto para ampliar)

NESSA ÉPOCA, AO SERVIÇO DA JUVENTUDE DESPORTIVA MONCHIQUENSE!

Jogava nesse campo de futebol de terra batida, abaixo descrito, somente pelo amor à camisola, ao clube, e pelo prazer de praticar desporto, e onde alguns que faziam parte da equipa, infelizmente, já não estão entre nós.

Já nessa época participavam em vários torneios, fora do concelho, e tão boa conta davam de si, em todos os encontros em que participavam. Eram outros tempos, e outras realidades, tão diferentes das actuais, e que fazem recordar com saudades e nostalgia, os tempos do passado.

ESTE É O SAUDOSO CAMPO DE FUTEBOL, JUNTO AO MIRANTE!

(clique em cima da foto para ampliar)

Onde várias gerações, praticaram desporto nesse campo de futebol de S. Sebastião, ali passaram momentos maravilhosos nos seus tempos de juventude, onde foram tão felizes, e onde o mesmo também servia para várias actividades, como feiras, mercados, e outros eventos.

Aqui, neste local, foi construído o parque de estacionamento subterrâneo, com o mesmo nome, onde alberga o estacionamento de dezenas de carros. É o custo a pagar pelo progresso, onde o betão armado vai invadindo os largos e os espaços por tudo quanto é sítio.

20/06/07

MUSEU DE ARTE SACRA EM MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
O núcleo de Arte Sacra de Monchique foi inaugurado no dia 21 de Setembro de 2003. É uma obra cujo contributo dependeu inteiramente da Junta de Freguesia de Monchique, com o apoio do Programa Leader II SW, e o forte empenho realizado pela Comissão Instaladora de Monchique, cuja recuperação foi possível a partir de um protocolo assinado com a paróquia local, representada pelo pároco Coelho que estava ao serviço da mesma, na altura.

O suporte da exposição é uma capela do Século XVII, que está situado na cave da Igreja Matriz, cujo espaço museológico pretende valorizar algum espólio de arte sacra, que não está ao serviço de culto, destacando-se um conjunto de imagens, um livro de coro, peças de talha e um sacrário.

É de lamentar que não esteja aberto ao público-alvo, durante todos os dias. O seu ingresso é feito mediante o pagamento de 1 euro. O mesmo só funciona da parte da manhã entre as 10h00 e as 12h00 e com horário assegurado até ao dia 16 de Julho, por falta de funcionários. A partir daí, não está, ainda, assegurada a sua continuidade
.

CHAMINÉ DE SAIAS!

(clique em cima da foto para ampliar)
Mais um modelo diferente, mas a beleza é semelhante!

GAIVOTA SOLITÁRIA!

(clique em cima da foto para ampliar)
A natureza é magnífica e encantadora, pena é que muitos não a saibam apreciar!

PRAIA DO VAU ACTUALMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Onde se vê a erosão das rochas, e toda a construção envolvente. Dá para verificar as mudanças que só o homem tornou possível, contra todas as elementares regras.

PRAIA DO VAU, NO PASSADO!


(clique em cima da foto para ampliar)


Foto antiga, onde ainda não havia a construção desenfreada que tomou conta da Praia do Vau.

19/06/07

OS SOBREIROS DA DISCÓRDIA!

(clique em cima da foto para ampliar)
NÃO HAVIA NECESSIDADE, SÃO TODOS BONS RAPAZES!

A Juventude Desportiva Monchiquense vendeu a cortiça dos sobreiros, na zona envolvente ao campo de futebol. Foi o suficiente para que a oposição se achasse no direito de exigir explicações pelos procedimentos adoptados, e vai exigir por isso explicações na reunião do executivo e na Assembleia Municipal.

Tudo porque a Juventude na pessoa do seu presidente, entende que tem o direito de o fazer, uma vez que utiliza aqueles terrenos desde 1975.

A oposição não se conforma com tais explicações, e o Vereador António José Santos (PSD) é o mais inconformado, o qual alega que o legítimo proprietário do terreno é a Câmara, logo só esta o poderia vender. E porque a Câmara tem que obedecer aos requisitos impostos que a lei determina, teria que abrir concurso para o efeito, o que não foi o caso.

Pela parte da Câmara o Vereador Carlos Henrique, do PS, reconhece que o terreno é “propriedade da Câmara, cuja escritura foi feita no dia 5 de Dezembro de 2006”. Mas esqueceu-se de esclarecer que foram comprados pela Câmara aquele espaço, e muitos mais terrenos, que chegam até às escolas de S. Pedro, por força das circunstâncias.

Porque a Câmara para comprar uns teria de comprar todos, porque todos estavam em comum. Daí a confusão instalada. Os terrenos circundantes e o próprio campo estavam prometidos pelo seu legítimo proprietário ao clube.

No entanto a Juventude utiliza o espaço desde 1975, por cedência dos proprietários e há direitos adquiridos, e um protocolo assinado com os donos e a Autarquia, são os argumentos do líder da colectividade António Pedro.

Nestas condições o Presidente do clube, argumenta que a zona envolvente e o campo do futebol na prática são pertença do Monchiquense e por isso nada se pode apontar nos procedimentos adoptados.

Falta apenas concretizar a escritura que determina a passagem da posse efectiva do terreno na posse da Câmara para o clube, mas isso deverá acontecer num lapso de tempo não muito distante.

Todos têm razão, excepto a Autarquia, que deveria em seu devido tempo e com a celeridade, que todos nós sabemos não são seu apanágio, a qual costuma, quase sempre, protelar para as “calendas gregas”, aquilo que devia e era sua obrigação fazer, que era desanexar os terrenos e fazer a entrega ao clube através de escritura, em devido tempo.

Se assim tivesse procedido, este caso, não teria nenhuma razão de existir!

CREPÚSCULO NA FOIA!

(clique em cima da foto para ampliar)

A Foia tem sempre o seu encanto em qualquer altura do dia e do ano, por isso nunca me coíbe de a visitar, seja em que hora for. É sempre um prazer poder contemplá-la. Fica de fora, somente, os dias em que o Inverno é mais rigoroso. Era este o seu aspecto quando a visitei numa das últimas vezes.

18/06/07

O TRÂNSITO NA CIDADE DE PORTIMÂO!

Clique em cima da foto para ampliar
Hoje estava caótico, e ainda mais se agravou ao chegar à Rotunda do Continente, no sentido Praia da Rocha – Portimão.

Era bom que os responsáveis da Câmara de Portimão, tivessem já o problema bem equacionado para que o mesmo seja resolvido num futuro próximo, nessa Rotunda, porque o mesmo como está, só tem tendência para se agravar cada ano que passa, e também, agora, com a chegada dos meses de mais movimento
.

A PRAÇA 1º DE MAIO EM PORTIMÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Tem mesmo em frente da Câmara Municipal, esta linda fonte que trabalha com intervalos bem intercalados, mal dá tempo para tirar três fotos de seguida, e depois volta a “hibernar” por um período bem dilatado. É uma solução simples e económica. Nem todos os transeuntes são contemplados, com a mesma em funcionamento, quando por ali passam.

17/06/07

POST COMEMORATIVO DOS TRÊS MESES DE VIDA DESTE BLOG!


Este é um post para comemorar os seus 3 meses de vida, o mesmo ao fazer um mês, já ultrapassava as 1000 visitas e tinha 35 post publicados.

Já se passaram 90 dias, tendo tudo começado no dia 16 de Março de 2007, de então para cá muita coisa mudou, muita coisa vai certamente mudar, a começar pelo menos, na mentalidade de certas pessoas.

Agora, com três meses, já ultrapassa a bonita soma de 3800 visitas, e estão publicados 158 post, o que significa que tem vindo a aumentar o seu interesse.

É preciso não esquecer que pertencemos a um Concelho, onde somos aproximadamente 6974 habitantes, e infelizmente nem todos têm acesso à Internet.

Significa portando que somos visitados por muitos conterrâneos nossos, que estão no estrangeiro, e outros em território nacional, e também por muitos amigos de Monchique, a quem terei a maior disponibilidade, na medida do possível, para dar todas as informações que me for possível.

Para isso podem contactar-me através do E-mail que está na frente do blog, asonhar@gmail.com
, se assim o entenderem, naturalmente.

Podem também fazer, ainda, mais comentários e sugestões no próprio blog, porque não custa mesmo nada, é só escrever o texto, assinalar a modalidade em que o pretendem fazer, como anónimo, ou divulgando o nome, e depois clicar em publicar.

O blog está aberto à participação de todos e sem qualquer tipo de censura prévia.

Tudo começou por ser apenas uma pequena experiência, para ver se o mesmo despertava algum interesse. Afinal o mesmo superou as minhas próprias expectativas, por isso prometo que vou continuar até um dia, que espero seja longo, mas que não sei, qual será.

Quando julgar que chegou o momento oportuno, para terminar, termino mesmo!

Porque tudo que tem principio, também tem fim, e quando achar que não há mais assuntos para divulgar, darei o mesmo por encerrado.

Porque afinal é tudo feito por carolice e sem que me mova por quaisquer outros interesses, a não ser os de divulgar o que a minha terra tem de bom, e também o que a mesma tem de menos apreciável, muito por mera culpa das circunstâncias e de quem nos governa, bem, ou mal.

Até lá espero a vossa colaboração, que tem sido até aqui, a todos os títulos excepcional, que me enche de muito orgulho e que me dá ânimo para continuar.

A todos o meu muito obrigado!

16/06/07

NÃO HAVIA GRANDE NECESSIDADE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Gastar tanto dinheiro, numa promoção, onde começaram a ser espalhados por todo o Algarve cartazes gigantes, do nosso desinteresse.

Querer hostilizar o nome Algarve para colocar em evidência ALLGARVE como se o Algarve já fosse uma província estrangeira. Não havia necessidade.

BARBEARIAS ANTIGAS!

(clique em cima da foto para ampliar)
OS ÚLTIMOS RESISTENTES!

É aqui nas velhas barbearias, que muitas vezes se ouve as últimas novidades da terra, o local ideal onde as cavaqueiras têm outro sabor. É aqui neste ambiente com bancadas em pedra, espelhos emoldurados em madeira gasta pelo tempo, e onde algumas das ferramentas antigas, ainda, estão em plena funcionalidade.

Aqui não se fala da tendência das modas ou sequer do modelo dos cortes, aqui fala-se de bola, do “nosso” Benfica e também do Sporting, e enquanto se corta o cabelo aproveita-se para pôr em dia todas as novidades, desde a política às anedotas e aos mexericos da vila. E à falta de assunto aproveita-se e relança-se os olhos para os lindos calendários, mesmo desactualizados, que emolduram toda a barbearia e que mostram belas mulheres despidas.

Hoje já vai sendo difícil encontrar uma barbearia nos moldes antigos, mas há quem resista ao tempo e mantém a sua clientela habitual, desde os tempos em que o barbeiro começou a sua actividade, onde já existe toda uma cumplicidade com a maioria dos clientes, onde o mesmo já sabe o que o cliente pretende, se o cabelo é rapado ou é à antiga, e que não trocam por nada a perfeição dos serviços oferecidos.

Em Monchique são apenas três que sobrevivem graças aos seus clientes fiéis. A amizade, a camaradagem, a intimidade e, claro, o bom serviço são muito importantes na relação do barbeiro com o cliente, onde se tem a liberdade de contar os problemas e as alegrias, porque acima de tudo, antes de o mesmo ser barbeiro é de certeza, também, um amigo.

É também aqui nas velhas barbearias que se começa a comprovar como o mundo está em mudança, já não há aprendizes, e agora quem quer cortar o cabelo com outra sofisticação tem de procurar as lojas de unissexo, onde o aparecimento das mulheres no desempenho da profissão veio dar um ar de modernidade, que só pode ser o pronuncio que as velhas barbearias têm os dias contados.

Quem está acostumado a fazer a barba e o cabelo em barbearias pode ter de mudar seus hábitos, pois os barbeiros estão em extinção. A profissão de barbeiro está pois em franca decadência, porque antigamente existiam profissionais competentes, e que aprendiam com os velhos mestres de geração em geração, onde ninguém era remunerado, enquanto aprendia a profissão. Hoje as novas gerações perderam todo o interesse na profissão, por esta já não oferecer proventos rápidos.

Com a chegada de novas tecnologias à profissão, começou o princípio do progresso e da modernidade, que vão acabar com o mesmo tipo de cortes e de penteados em que os velhos barbeiros foram os últimos mestres.

Tudo agora vai acabando, até chegar ao dia em que os mesmos só constam nas memórias, como já acontece, neste momento, com os antigos barbeiros, que desempenhavam ainda a actividade de dentistas, ou melhor de “tira-dentes”, porque o nosso tempo presente, também vai passar a ser o tempo, que vem já a seguir, a fazer parte do nosso álbum de recordações do passado.

15/06/07

UMA RUA NO CENTRO HISTÓRICO DA VILA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Para se poder apreciar, na Travessa da Portela, como Monchique é uma Vila linda!

MAIS UMA CHAMINÉ FEITA COM ARTE!

(clique em cima da foto para ampliar)

Todas diferentes, mas com a mesma tecnologia!

UM OÁSIS A CAMINHO DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
É bom ver, uma pequena barragem com, bastante, água nesta altura do ano!

14/06/07

VISTA PARCIAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
No mesmo local da foto de baixo!

VISTA PARCIAL DE MONCHIQUE, ANTIGA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Foto tirada em 1940. Veja a diferença actualmente!

CHAMINÉ DE SAIAS DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
São já poucas as chaminés de saias, nem chegam a uma dúzia, que ainda se encontram em condições de fotografar. Elas fazem parte do património cultural de Monchique, mas a tendência é para irem desaparecendo.

PLÁTANOS DO PÉ DA CRUZ ACTUALMENTE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Vistos de uma outra perspectiva!

PLÁTANOS DO PÉ DA CRUZ NO PASSADO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Foto bastante antiga!

UMA RUA FLORIDA COM BUGANVÍLIAS!

(clique em cima da foto)
No Alto de S. Roque em Monchique!

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor