29/03/09

LINCES PODEM CHEGAR AO ALGARVE MAIS CEDO DO QUE O PREVISTO!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Já são 60 as crias em cativeiro e está esgotada a capacidade espanhola para acolhe-las

Os biológos da Junta Regional da Andaluzia que coordenam o programa de recuperação do lince ibérico querem ver celebrado, com a máxima urgência, o protocolo de cedência de linces a Portugal, depois de terem confirmado que o número de crias esperadas em 2009, poderá saturar os três centros de criação em cativeiro existentes em El Acebuche (Donãna), La Olivilla (Sierra Morena) e no Centro Zoobotânico de Jerez de la Frontera.

Investimento em Silves

Portugal já aprovou um investimento de dez milhões de euros destinados à instalação do centro de criação de Silves e está obrigado a encontrar um território com cerca de 6000 hectares para a reprodução do lince. Este espaço já está escolhido e localiza-se no Parque Natural de Noudar, no concelho de Barrancos.

Em 2008, terão nascido entre 52 e 58 crias no seu meio natural e em cativeiro. Em 2009, os especialistas previam um "salto espectacular" no nascimento de crias em cativeiro, admitindo o nascimento de 20 exemplares. No entanto, pela observação feita nos casais reprodutores poderá vir a assistir-se em 2009 a um verdadeiro baby boom de linces.

Prevendo-se esta possibilidade, as equipas de investigadores ligados ao programa de salvaguarda desta espécie ameaçada de extinção já preparam a entrada em funcionamento de novos centros de criação em Granadilha (Extremadura) e no Parque Nacional de Cabañeros (Castilha - La Mancha), pelo que, juntamente com os três de Andaluzia e o de Silves, estará consolidada uma rede que garantirá a reprodução do lince ibérico.

Se quiser pode continuar a ler a notícia, na íntegra, divulgada aqui pelo jornal público.

27/03/09

UMA IMAGEM DA FOIA!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Com vista para o Alentejo!

EVENTUAL CLASSIFICAÇÃO DAS RUÍNAS DO CASTELO DO ALFERCE!


(clique em cima das imagens)

Publicação de edital!

As ruínas abandonadas foram por mim visitadas em 18-10-2007. Eis aqui o retrato do que lá encontrei. Com a publicação deste edital que pode ser lido aqui no site da Autarquia, está-se, lentamente, a caminhar para uma eventual classificação do Sítio do “Cerro do Castelo do Alferce”.
O blogue MONS CICUS agradece e congratula-se com tudo o que possa ser feito para a preservação do nosso património arquitectónico.

26/03/09

CENTRO DE SAÚDE DE MONCHIQUE!

(clique em cima das imagens para ampliar)
Já se encontra devidamente sinalizado!

Quem não conhece o Centro de Saúde ficava na dúvida se seria por ali a entrada, principalmente os estrangeiros que nos visitam pela primeira vez, pensando tratar-se duma quinta privada. Existe no entanto uma placa fixa, na parede à entrada, no lado esquerdo, com essa indicação, mas quem se deslocava em viatura própria, a mesma não é perceptível em andamento.

Foi com notória satisfação que verifiquei que as placas no acesso principal e nas traseiras do centro de saúde já estão colocadas. Esta era uma lacuna que fazia sentir, conforme tinha aqui chamado a atenção para esse facto.

Aos responsáveis da divisão de obras e rede viária da C.M.M aqui fica o registo com um voto de agradecimento pela atenção dispensada ao assunto.

ACIDENTE EM MONCHIQUE NA PONTE DA CARRASQUEIRA!

Clique em cima da imagem para ver um vídeo da SIC
Acidente ocorreu, ontem à tarde, por volta das 15h00.

Na estrada 266 que liga Monchique a Portimão um camião betoneira despistou-se e caiu da ponte de uma altura de 12 metros. Do trágico acidente resultou a morte do condutor.

Também um bombeiro de 26 anos sofreu uma fractura do joelho na sequência de uma queda, quando prestava assistência no local. Mais tarde a estrada foi cortada e o trânsito foi desviado para um percurso alternativo afim de tentar retirar o camião do leito da ribeira.

25/03/09

VOCÊ É QUE DECIDE!

Veja qual destes anúncios prefere, reflectindo com o que está mais consentâneo com a realidade em que vivemos!

Clique aqui para ver o primeiro. Aqui para ver o segundo.

Viva o Youtube que nos permite viver em total liberdade e de manifestarmos as nossas ideias e opiniões sem censura. As oportunidades são iguais para todos. Tudo o resto ainda é o puro reflexo de termos vivido debaixo duma ditadura durante várias décadas.

24/03/09

RESCALDO DO 5º PASSEIO SERRA DE MONCHIQUE - ROTA DA CASTANHA

Clique em cima da imagem para ver um vídeo do passeio
ORGANIZAÇÃO DO MONCHIQUE MONTANHA CLUBE

Pela quinta vez consecutiva, as fantásticas paisagens naturais da Serra de Monchique acolheram os amantes do todo-o-terreno, que participaram no “Passeio TT Serra de Monchique – Rota da Castanha”, um evento organizado pelo Monchique Montanha Clube.

As cerca de três centenas de participantes, distribuídos em 140 viaturas, tiveram a oportunidade de passar um fim-de-semana diferente, tendo percorrido as serranias montanhosas e as densas florestas, com especial destaque para os Castanheiros que nesta altura dão o seu precioso fruto, que outrora influenciou a gastronomia e economia locais, e que agora dá também nome a este evento.

Os participantes neste evento que o MMC organiza desde 2004, e que decidiram rumar à pacata vila serrana e deixar para trás a azáfama do litoral citadino, tiveram oportunidade de conhecer o que o Algarve interior tem de melhor para mostrar. O grande objectivo da organização deste passeio turístico, continua a ser a promoção e valorização da cultura e dos saberes tradicionais, com especial destaque para a gastronomia local, servida num riquíssimo e peculiar mundo rural, onde os magníficos recantos da floresta, pintados em infindáveis tons de verde, constituem um cenário inesquecível que os obriga a voltar.

Pode continuar a ler [aqui] o texto integral no site do Monchique Montanha Clube.

23/03/09

CÂMARA DE PORTIMÃO ASSINOU PROTOCOLOS COM FARMÁCIAS!

Manuel da Luz Presidente da Autarquia e José Carlos Nunes Duarte, nosso conterrâneo, celebram o acordo!

A autarquia assinou protocolos com 12 Farmácias do Município, uma iniciativa que decorre do conjunto de medidas sociais que tem vindo a ser desenvolvidas no âmbito do Gabinete de Atendimento Social Integrado. Neste caso específico, o municipio vai suportar o valor total dos medicamentos dos munícipes mais desfavorecidos.

Esta parceria representa um investimento da autarquia de 36 000 € e traduz, para o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz “um auxílio concreto aos cidadãos mais desfavorecidos, um gesto inédito no município que ajuda a melhorar o clima de confiança, mas também um bom exemplo de parceria entre a administração pública e o sector privado”

Esta é uma das medidas de apoio que estão a ser implementadas pelo serviço de Atendimento Social Integrado, um gabinete que tem como objectivo apoiar as famílias e que assume particular relevância dada a actual conjuntura económica. Para além da comparticipação dos medicamentos a munícipes carenciados, este serviço vai promover outras medidas sociais como o subsídio de apoio ao arrendamento, tarifa social da água ou o apoio através da atribuição de bens alimentares de 1ª necessidade.
Informação retirada do site da Autarquia!

CASA AMOVÍVEL EM GRANITO!

Empresa constrói casas amovíveis de granito

Tem 24 toneladas de peso, podem ser deslocadas de um lado para o outro, não precisam de alicerces, ficam prontas em três meses e custam 60 mil euros. São casas pré-fabricadas em granito, made in Ponte de Lima.

Aqui está uma boa hipótese para Monchique numa terra onde o granito é abundante. A solução ideal para todas as "Laurindas" da nossa terra, que têm dificuldade em arranjar casa. Veja [aqui] o texto integral do Jornal Sol.

A CARTA QUE A LAURINDA RECEBEU DA SUA PRIMA HÁ DOIS ANOS!

Outro dia recebi uma carta!

Era da minha prima Efigénia, onde ela me dizia: Olha filha, tu que estás com problemas com o teu emprego, vem mas é morar novamente em Monchique. Até podes começar uma vida nova, e ir vender na Praça dos legumes e do Peixe que é a mesma coisa, e juro-te que não vais pagar nem um cêntimo à Câmara por o aluguer das bancadas, é tudo completamente de borla, e no fim do dia, ainda vem os empregados da Câmara fazer a limpeza. Sim porque eles são muito asseados e deixam tudo num brinquinho.

Se quiseres te dedicar ao artesanato, eles na Foia, estão lá arranjando aquilo tudo de novo, e aquela infra-estrutura Turística, é que é um bom futuro, porque aquilo é muito bonito, e turistas não vão faltar, e tinhas ali o teu ganha pão garantido, porque o artesanato ainda continua a dar muito, mesmo com a concorrência dos chineses, e tu possivelmente também não irias pagar nada, porque eu tenho aqui bons conhecimentos e com jeito, tudo se havia de arranjar.

Se quiseres ir visitar os teus pais, que ainda moram na Foz do Carvalhoso, o autocarro da Câmara, também te leva e traz de borla, sem teres de pagar absolutamente nada, e olha que os autocarros são muito cómodos.

Como sei que gostas muito de água, por isso é que traíste as tuas raízes, para estares perto do mar, e como gostas muito de nadar, e para te fazer esquecer a nostalgia, também podes ir de vez em quando dar um mergulho na piscina nova, que é uma maravilha, é tudo à borla, ninguém te vai pedir nada nem à entrada nem à saída.

Se quiseres alugar uma casinha, aí já é um bocadinho mais complicado, porque não há casas da Câmara disponíveis e a dos particulares custam muito caro. As promessas de fazer casas novas foram muitas, mas deve estar tudo “em águas de bacalhau”, porque nunca mais ouvi falar nelas. Mas em compensação a água aqui é muito baratinha e ainda por cima, não vais pagar a taxa de resíduos sólidos e tão pouco a taxa de conservação e tratamento de esgotos.

Olha filha, vem depressa que é para aproveitares a água que corre aqui nas nossas torneiras, porque já há por aí uns mal intencionados, que andam a dizer que vamos começar a beber da mesma água que vocês aí consomem. Como isso vai ser feito, não me perguntes que eu também não te sei responder. Mas isso deve ser boatos, tu deves saber como é esta coisa da política, inventa-se sempre muita coisa, e depois acaba por não ser nada do que dizem, só para chatear aqueles que já estão no poder.

Vem filha, dizia ela, e depressa, porque as coisas quando se começam a saber, não falta por aí muito estrangeiro a querer vir morar para cá, e tu ainda te podes arrepender senão vieres. E ainda por cima, tens aqui um parque, onde podes colocar o teu automóvel de dia e de noite e sempre bem vigiado e com muita segurança.

Porque também te digo, se não conseguires a casinha, alguma coisa se há-de arranjar. Já sabes, podes contar com a amizade sincera da tua prima Efigénia.

E não é que isto entrou-me na cabeça e já estou a ponderar seriamente na proposta da minha prima, e no meu regresso á terra que me viu nascer.
28 de Março de 2007 12:10

Comentário feito por Laurinda no dia 28 de Março de 2007 a este post que se pode ver aqui. Dois anos depois tudo continua, praticamente, na mesma. Onde mora, agora, a Laurinda?

16/03/09

BLOGUE MONS CICUS FAZ DOIS ANOS E APRESENTA O SEU CANDIDATO!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Dia 16 de Março de 2007 começou este blogue. Já se passaram dois anos!

Tal como há um ano atrás, também comemorei o primeiro aniversário como se pode testemunhar clicando aqui. Durante este último ano muitos acontecimentos se sucederam no País e no Mundo que vão deixar marcas para a história. Este ano também não há grandes motivos para comemorar seja o que for. A crise chegou a todo o lado e está para durar.

Monchique não foge à regra. Só que por cá a crise tornou-se endémica há muito tempo. Monchique nos últimos anos tem vivido sempre em crise. Só o poder de improvisação, por parte dos munícipes em idade activa, ainda os vai mantendo com algum ânimo para sobreviver com alguma dignidade.

No entanto Monchique já foi um concelho rico. Tem potencialidades para continuar a sê-lo. Não se tem sabido aproveitar o que a mãe natureza colocou ao nosso dispor. Com uma serra cheia de tantos encantos como é possível não se saber tirar proveito desta riqueza natural? O turismo tem sido mal aproveitado, e muito pouco acarinhado, pelas autoridades competentes.

Também este blogue tem sofrido algumas vicissitudes por causa da falta dessa iniciativa que tem faltado ao poder actual. Sem acontecimentos, digno de nota, não há notícias. Não é com a Feira dos Enchidos, uma vez por ano, onde se gasta, desmesuradamente, mais do que aquilo que se obtém, que se resolve os nossos problemas. Monchique está parado no tempo há muitos anos com falta de ideias. Gastar dinheiro em festas e festarolas todos sabem fazer. Temos por aí outros exemplos de outras autarquias e com os resultados que se conhecem.

Em ano de eleições é necessário que algo mude. Precisamos de gente nova, nascida na nossa terra e com amor pela mesma, com mentalidades mais evoluídas e com outra cultura, e acima de tudo com vontade de lutar, com outra força anímica, para que Monchique possa singrar e ter um futuro melhor que todos almejamos. Esta é uma oportunidade que não podemos rejeitar. Não podemos esperar mais quatro anos para que tudo fique rigorosamente na mesma.

A maioria das promessas, mais importantes, que foram feitas ao longo de 26 anos só serviu para manter anestesiada grande parte da população de Monchique. As mesmas não foram cumpridas. É tempo de dar oportunidade a outros para que as possam concretizar. Porque há mentiras que até eram verdades. Simplesmente esqueceram-se de acontecer!

11/03/09

BARBELOTE E O SEU VELHO CASARIO!

(clique em cima da imagem para ampliar)
A Foia é o ponto mais alto a sul do Tejo!

E é deste verdadeiro e impressionante miradouro natural que se avista parte do Algarve e do Alentejo que vai desde Vila Nova de Milfontes a norte e a Albufeira a sul.

É também daqui da Foia que se avista, logo ali, em primeiro plano, o casario em ruínas duma pequena aldeia do Barbelote onde outrora viviam famílias dedicadas à agricultura, onde os socalcos ainda estão bem visíveis de toda essa actividade agrícola, e que hoje está completamente desabitada e em abandono total.

Vemos também todo um complexo montanhoso funcionando como uma barreira aos ventos provenientes do atlântico cheios de humidade, que em colisão com os mesmos, provocam a precipitação que fazem de Monchique uma das terras de maior pluviosidade a sul de Portugal. Os mais antigos gostavam, até, de apelidar Monchique de o “penico do céu”.

Talvez por isso, por haver aqui, umas características tão especiais se desenvolvem uma flora de espécies únicas como a Adelfeira ou o Azevinho, que só a sul, na nossa serra, faz a sua aparição, ou a nossa, tão conhecida, Rosa-albardeira ou ainda a Eupforbia monchiquensis uma planta endémica. Por tudo isto, e muito mais, Monchique é um local aprazível onde dá imenso prazer visitar.

10/03/09

ENTREVISTA DE MÁRIO CRESPO A MEDINA CARREIRA!

Clique em cima da imagem para ouvir a entrevista

“Nem Jesus Cristo teria soluções”

Concorde-se ou não com tudo o que foi dito na entrevista com o fiscalista Medina Carreira que durou 24 minutos, teve pelo menos o grande mérito de nos deixar a pensar como se encontra a situação económica e social do País.

Todos os dirigentes políticos deveriam parar um pouco, para pensar e reflectir nalgumas grandes verdades que foram ditas na entrevista, e tentar resolver os graves problemas sociais em que País é confrontado. Este exemplo aqui é apenas um entre muitos do nosso quotidiano
.

09/03/09

RUI ANDRÉ É O CANDIDATO DO PSD À AUTARQUIA DE MONCHIQUE!


Terminou assim as dúvidas que ainda pairavam sobre o futuro candidato!

Depois de ter sido eleito no passado dia 17 de Janeiro Presidente da Comissão Política Concelhia, tudo se conjugava para que fosse o nomeado, o que veio agora a suceder com a confirmação do seu nome para candidato à Presidência da Autarquia de Monchique.

António José Santos tinha sido eleito vereador em 09-Out-2005 e empossado em 22-Out-2005, suspendeu o mandato no último trimestre de 2008, e, em 31-Dez último, renunciou ao mandato invocando motivos de ordem profissional – foi nomeado para o cargo de Chefe do Serviço de Finanças de Monchique.

Era o candidato escolhido pelo então líder do PSD Luís Filipe Menezes quando visitou Monchique em 15 de Janeiro de 2008 no encerramento das jornadas parlamentares.

06/03/09

PARQUE EMPRESARIAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima da imagem para ampliar)
As viagens dos produtores de enchidos da Serra de Monchique até Beja para o matadouro podem ter os dias contados.

O autarca explicou que, por agora, os produtos de enchidos não têm mais opções se não ir a Beja, mas que, no futuro, a situação pode alterar-se. «Existe a hipótese de criar uma sala de matança no parque empresarial, estamos a conceber esse projecto», garantiu.

Texto integral [aqui) no jornal Barlavento Online.

Todos sabemos que esta é uma velha promessa da Autarquia de Monchique e um anseio dos empresários da terra. O actual autarca no poder há 26 anos ainda tem mais um mandato, se for reeleito, para poder cumprir o prometido. Resta saber com o pouco tempo disponível se isso ainda será possível?

RUA ENGº DUARTE PACHECO E OS SEUS PERIGOS!

(clique em cima da imagem para ampliar)
O lobby dos comerciantes foi mais forte!

Depois de algum tempo com o trânsito a fazer-se nos dois sentidos na Rua Serpa Pinto, devido às obras levadas a efeito na Rua engenheiro Duarte Pacheco e Estrada Velha, voltou de novo o trânsito a fazer-se num único sentido como se fazia no tempo mais recente. No passado a rua Serpa Pinto sempre teve dois sentidos.

Perdeu-se assim a grande oportunidade para evitar, até que seja estudada outra alternativa viável, que os camiões de grande porte com carga, como a foto documenta, voltassem de novo a subir, obrigatoriamente, a Rua Engenheiro Duarte Pacheco, uma rua estreita e bastante íngreme, onde o perigo espreita a cada momento.

O interesse dos comerciantes, como era fácil adivinhar, sobrepôs-se aos superiores interesses da segurança rodoviária. Nem sempre com o aproximar das eleições se tomam as decisões mais acertadas.

05/03/09

NOVAS BARRAGENS DA EDP GERAM 35 MIL EMPREGOS!

Clique aqui para ver um vídeo

A estimativa é avançada pela EDP no dia em que apresentou os resultados de 2008. O lucro líquido da empresa situou-se nos 1092 milhões de euros, um dos melhores resultados de sempre. A própria EDP, em 2009, vai criar 1000 novos postos de trabalho.

Texto [aqui] do jornal Expresso

Numa altura de crise em que só se fala em falências e desemprego é encorajador ouvir falar em empresas portuguesas que dizem ir criar postos de trabalho. Outras deviam seguir o exemplo.

04/03/09

FEIRA DOS ENCHIDOS DE MONCHIQUE COM MAIS MEDRONHO!


Estas imagens, encontradas na net, já fazem parte do passado!

Este ano a feira tem a participação de seis dos onze produtores de medronho devidamente legalizados. Monchique continua, assim, a ser um dos principais produtores de medronho do País, aliando a sua antiga tradição e saber à legislação em vigor.

Pode ver aqui e também aqui mais notícias, com todos os pormenores, relacionadas com a feira dos enchidos no Jornal de Monchique.

01/03/09

XVI FEIRA DOS ENCHIDOS DIAS 7 E 8 DE MARÇO DE 2009 EM MONCHIQUE

(clique em cima da imagem para ampliar)

Nos próximos dias 7 e 8 de Março, Monchique recebe a XVI Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique.
O certame vai decorrer, entre as 10h00 e as 22h00, no Heliporto Municipal da Vila de Monchique e conta já com cerca de meia centena de expositores. Aqui os visitantes podem experimentar - o saber fazer, o saber utilizar, o saber aproveitar - o verdadeiro gosto da tradição através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos da gastronomia local, confeccionados à base de carne de porco preto.
A animação musical vai ser uma constante, tendo este ano como cabeças de cartaz os DEOLINDA, no dia 7 de Março, e o artista EMANUEL no dia 8 de Março, que sobe ao palco pelas 18h00, espectáculos que serão complementados com acções itinerantes de música popular.

Texto integral [aqui] no site da Autarquia de Monchique.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor