30/04/09

LEGALIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS!

(clique em cima da imagem para ampliar)

De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos têm que pedir os devidos títulos de utilização até dia 31 de Maio de 2009.

O pedido de título é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens, açudes ou descargas de águas residuais (por exemplo, fossas).

Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.

Ainda de acordo com a ARH Algarve, “Para evitar as contra-ordenações e as coimas previstas na Lei, os utilizadores deverão fazer o pedido de título com a máxima urgência, podendo usar para esse efeitos os formulários disponibilizados. Chama-se a atenção para a necessidade de o fazerem quanto antes, de forma a evitar os congestionamentos de última hora”, pode ler-se aqui no site dessa entidade.

Se quiser obter mais informação, complementar, poderá também ler aqui no Observatório do Algarve uma reportagem feita no sentido de esclarecer os procedimentos a adoptar. Também poderá consultar o site do Instituto Geográfico do Exército para pedir um extracto da carta militar onde consta a utilização em causa.

28/04/09

PORTIMÃO VAI TER DE NOVO UM CORETO!


Coreto voltará à memória dos Portimonenses

Quem não se lembra do antigo coreto de Portimão? Devem ser poucos aqueles que não têm qualquer registo do equipamento cultural, que ficava no centro da Praça Manuel Teixeira Gomes, em frente à Casa Inglesa. Mesmo os mais novos, que não tiveram oportunidade de vê-lo ainda no local, já devem ter ouvido falar ou ter visto algumas fotografias. Começa assim o texto do jornal Barlavento, que pode ser lido aqui na íntegra que nos dá a notícia da sua reabilitação.

Como seria bom em tempos de férias e de calor se pudéssemos reviver, vendo novamente as bandas a actuar, ou outros grupos musicais, era uma forma de dar, novamente, força à cultura que os nossos antepassados tanto orgulho tinham e que teve o seu apogeu na primeira metade do século XX, em que todas as localidades tinham bandas. Esta é uma parte do texto que escrevi aqui em 12-07-2007.

É bom sabermos que os nossos desejos, mesmo os mais simples, por vezes podem tornar-se realidade!

26/04/09

ALTO DA FOIA NOS TEMPOS PASSADOS!


(clique em cima das imagens para ampliar)

No tempo presente, parte da Foia, está ocupado com a estação nº1 da Força Área Portuguesa!

Na fronteira entre o Atlântico, a Europa e África, Portugal é um espaço de transição internacional e uma porta de acesso a várias fronteiras. Cabe à Força Aérea Portuguesa a missão de detectar todas as aeronaves que entram/violam o espaço aéreo de soberania nacional e verificar se as mesmas estão ou não identificadas. E intervir em conformidade, se necessário. Chama-se a isto policiamento aéreo.

Se quiser conhecer um pouco melhor a sua história, basta clicar aqui para ler a reportagem na totalidade, feita pelo Algarve 123 num artigo da autoria de Bruno Filipe Pires, onde ficamos a conhecer um pouco do que se passa com este radar que já vai fazer dezoito anos de existência. Foi constituído em 20 de Maio de 1991.

25/04/09

O 25 DE ABRIL E OS SEUS CAMINHOS!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Os tortuosos caminhos da liberdade!

Os caminhos da liberdade estão a tornar-se cada vez mais afunilados. Portugal volvidos 35 anos após a revolução dos cravos vive, mais do que nunca, numa ilusão de liberdade diria mesmo numa falsa liberdade. O espírito do 25 de Abril está cada vez mais longe. Apenas se cumpriu no fundamental: temos liberdade de expressão e podemos votar para eleger os nossos representantes democraticamente.

No entanto temos uma democracia cada vez mais imperfeita, onde as desigualdades são cada vez mais evidentes. Mas quem viveu no passado sabe que é incomparavelmente melhor do que a ditadura que nos foi imposta no Estado Novo. A maioria do povo jamais almejaria um regresso ao passado, um regresso ao “24 de Abril”, mesmo sabendo que a suposta liberdade conquistada com a revolução dos cravos nunca o chegou a ser verdadeiramente na sua essência.

Para muitos, passados 35 anos de democracia, foi efectivamente um sonho e a maior conquista das suas vidas. Para outros essa liberdade tornou-se um pesadelo e uma derrota da própria liberdade do Povo. Hoje vivemos dias difíceis por consequência da falência dum sistema capitalista que originou este descalabro económico global. Mas é sobretudo no nosso País que estamos assistindo a uma total falta de consenso nas leis que estão sendo feitas para combater a crise, e não se percebe, muito bem, quais os seus reais objectivos, o que nos deixa seriamente apreensivos e preocupados quanto ao futuro.

Estamos a atravessar uma fase de grande desânimo, com a economia de rastos, as falências a acontecer todos os dias e os milhares de desempregados que não param de aumentar. Em face deste cenário tão pessimista, o povo demite-se de participar na democracia e vive desacreditado nos partidos políticos e da política. A democracia vai ter muita dificuldade em sobreviver num País em que as pessoas estão a empobrecer repentinamente.

Por isso, agora, mais do que nunca temos um caminho difícil a percorrer. Se houver uma tentação para uma deriva totalitária já nada podemos fazer para fugir ao controlo electrónico que o estado tem ao seu dispor. A nossa vida passa a ser conhecida e esmiuçada ao pormenor como os antigos bufos da PIDE nunca um dia sonharam. E é nesta falta de reacção dos cidadãos, desta passividade de tanta gente que se pode abrir o caminho para o despotismo e a concentração do poder de um qualquer candidato a ditador.

Aproxima-se dentro de pouco mais de um mês, 7 de Junho, as próximas eleições para o parlamento europeu. Outras virão logo a seguir. Já se fazem cálculos à estimada abstenção que aí vem. Todos temos o dever de votar, e se não o fizermos isso representa o maior perigo para a democracia. Mal vai uma democracia quando o maior partido é precisamente o da abstenção. É preciso não esquecer que no passado só alguns dos cidadãos eram convocados para poder votar. Há muitos que parecem ter memória curta.

É tempo de não nos deixarmos vencer pelo desânimo, é tempo de continuarmos a votar até conseguirmos uma renovação na classe política em todos os níveis do poder, desde o central ao poder local, para que possa de novo haver esperança numa mudança de políticas que possa servir superiormente os interesses do País e do seu Povo.

17/04/09

MONCHIQUE NA RTP 2

A Alma e a Gente

Um programa da autoria do Prof. José Hermano Saraiva onde o concelho de Monchique com as suas três freguesias Monchique, Marmelete e Alferce são visitadas num documentário com a duração de vinte e cinco minutos. Reveja ou veja, pela primeira vez, clicando aqui ou em cima da imagem. Clique também aqui para ver a Magnólia que o professou nunca visitou.

12/04/09

AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE AVISTADO DA FOIA!

(clique em cima da imagem para ampliar)

O Autódromo fica situado na freguesia da Mexilhoeira Grande no sítio da Pereira no concelho de Portimão e muito próximo do concelho de Monchique.

Do miradouro da Fonte Santa na Foia, avista-se ao longe, ao centro da foto, os contornos do mesmo. Deste miradouro exposto a Sul, alcança-se também toda a costa do Barlavento Algarvio.

É aqui neste miradouro que se encontra uma das fontes mais famosas de Monchique, da qual brota uma água pura e cristalina e onde muitas pessoas dos concelhos limítrofes se abastecem de água ao longo do ano quando nos visitam.

11/04/09

A TAXA DA ÁGUA E AS AUTARQUIAS!

Associação Nacional de Municípios aconselha câmaras a não pagar “imposto da água”
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) terá aconselhado as câmaras municipais a não pagar o “imposto da água” por ser inconstitucional. Segundo o “Diário de Notícias”, o Governo está preocupado e admite mesmo vir a alterar a taxa. Veja aqui o resto da notícia no público.

Monchique é uma terra onde a água ainda é abundante. A água brota das nossas nascentes. As fontes estão espalhadas por todo o concelho. Até ao presente pagamos um preço irrisório em comparação com os outros municípios onde a escassez é acentuada. O que será que o futuro ainda nos reserva, mesmo vivendo numa terra onde os recursos hídricos ainda são pródigos? Será que o futuro já está traçado, que é pagarmos a tarifa de água uniformizada em todo o País, independentemente dos custos de exploração?

09/04/09

GALERIA DE ARTE EM MONCHIQUE!



Inaugurada hoje dia 9 de Abril no Largo 5 de Outubro 14 C Loja 6 e 8 (antigo Largo dos chorões) em frente à Praça de Táxis.

A animação musical esteve a cargo dum duo constituído por Fernando Mário e Carlos Emanuel.

A administração Arte Algarve só pode orgulhar-se de ter entre os seus participantes artistas de nacionalidades diferentes, entre os quais Portugueses, os quais tiveram nesta apresentação as suas obras expostas.

Monchique só pode estar agradecido por escolherem esta terra, do interior algarvio, para exporem as suas obras, contribuindo assim para enriquecer culturalmente uma localidade sempre distante de grandes eventos culturais dignos de registo.

08/04/09

2º TT TRIATLO – SERRA DE MONCHIQUE

No próximo dia 9 de Maio de 2009, a Serra de Monchique vai acolher o “2º TT Triatlo – Serra de Monchique”, em mais uma organização do Monchique Montanha Clube, nesta que será a confirmação de uma novidade no mundo do Todo Terreno e que registou uma grande procura na primeira edição que se realizou em Abril de 2008.

Depois da organização de quatro edições da “Rota da Castanha”, um passeio TT Turístico que se realiza em Novembro, e de duas edições do “Passeio TT Nocturno”, ambas com uma grande adesão de participantes, chegando a primeira a atingir 500 pessoas, o que constitui um recorde a nível nacional, o M.M.C. decide voltar a apostar numa nova modalidade, aliando o TT aos desportos de Natureza, o que deu origem a este TT Triatlo.

O “I TTT –Serra de Monchique” trata-se de um passeio turístico pela Serra de Monchique, sempre e tal como em anteriores edições, com o principal objectivo de promover e dar a conhecer as riquezas naturais, gastronómicas e culturais do interior algarvio em geral e do município de Monchique em particular. Prato forte continuam a ser as densas florestas e as serranias montanhosas que contagiam pelos seus ares saudáveis e retemperadores e pelas magníficas paisagens que permitem avistar cenários únicos no país.

Quem decidir rumar a Monchique neste dia e deixar para trás a azáfama do litoral citadino, terá oportunidade de conhecer o que o Algarve interior tem de melhor para mostrar, com destaque para o contacto com a cultura serrana e os saberes tradicionais, onde a gastronomia é rainha, assim como o produto de outras actividades ligadas ao mundo rural, para além de mostrar os admiráveis recantos da floresta, pintados em infindáveis tons de verde e com as cores primaveris.

Nesta realização, a novidade vai mesmo para a inclusão da prática e demonstração de algumas modalidades desportivas no decurso do passeio, como sejam o tiro com arco, a descida em cordas ou rappel e o tiro com carabina e pistola desportiva.
Todos os participantes terão oportunidade de experimentar estas modalidades, que serão pontuáveis para apurar os mais certeiros e audazes, que serão recompensados com um prémio a entregar no jantar de encerramento.

A equipa do Monchique Montanha Clube espera uma boa participação neste passeio turístico, e está a ultimar todos os pormenores com o entusiasmo de quem vê neste tipo de eventos uma salutar oportunidade de tirar proveito das enormes potencialidades turísticas deste Algarve muitas vezes esquecido, potenciando desta forma um desenvolvimento mais próspero, sustentado na riqueza cultural e natural destes locais.
Mais informações em http://www.monchiquemontanhaclube.com/

Monchique, Abril de 2009

A Organização

06/04/09

DA JANELA DA MINHA CASA!

(clique em cima da imagem para ampliar)

Como nasceu o sol num dia de Primavera!

Como é bom acordar de manhã, com tempo, e ter sobre a janela da nossa casa, o sol a brilhar com a multiplicidade de cores que os nossos olhos podem ver.

Sou um apaixonado da natureza, não sei se conseguia viver com o mesmo entusiasmo se não tivesse o sol quase todos os dias a visitar-me, ao contrário do que acontece com muitos países, onde a maior parte do tempo estão afastados desse privilégio.

Uma manhã ensolarada cheia de luz e de vida, frequentemente modifica o nosso estado de espírito e provoca as mais diversas sensações, até mesmo a nossa pele quando sente o calor do sol, estimula nossos sentimentos e na maioria da vezes o dias corre-nos muito melhor!

Como é fantástico viver em Portugal, um Pais maravilhoso e soalheiro onde o astro rei quase todos os dias nos visita. Quando o sol se apresenta iluminado, conjugado com uma temperatura agradável, temos a perfeita simbiose para que esse dia tenha todos os condimentos para nos sentirmos verdadeiramente felizes.

05/04/09

AGORA, OU VAI OU RACHA COM AS PROPOSTAS PARA ACABAR COM O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO!

Três partidos vão apresentar propostas nesse sentido PSD, PCP e o BE.

O Bloco de Esquerda vai apresentar dentro de 15 dias na Assembleia da República um diploma destinado a combater o enriquecimento ilícito que passará pelo levantamento do sigilo bancário

"O levantamento do segredo bancário é a condição decisiva para um combate à corrupção, aliás, para combater o enriquecimento ilícito (...) porque quem não deve não teme", declarou Francisco Louçã numa intervenção proferida durante o Fórum Inconformação 2009, em Lisboa.

Para o líder bloquista "só há uma única forma de combater a corrupção: é seguir o rasto do dinheiro".

"Descobrir o capitalismo tóxico, perceber como funciona este regime de acumulação criminosa do dinheiro, perseguir o rasto do dinheiro, portanto, levantar o segredo bancário", reiterou Francisco Louçã.

O dirigente do BE considerou ainda que "a questão da responsabilização no combate ao crime económico é o primeiro ponto de partida na luta contra este capitalismo tóxico".

"É por isso que daqui a 15 dias será discutido na AR um projecto-lei sobre isto porque, num momento em que o G20 diz 'foi o último dia do segredo bancário no mundo', queremos ver se em Portugal ainda perdura o segredo bancário".

Os líderes do G20 reunidos quinta-feira em Londres chegaram a acordo sobre a publicação de uma "lista negra" de paraísos fiscais não cooperantes com regras de partilha de informação financeira.

Texto retirado do jornal Sol.

03/04/09

RUI ANDRÉ É OFICIALMENTE CANDIDATO DO PSD À AUTARQUIA DE MONCHIQUE!


A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve aprovou, no passado dia 30 de Março, por unanimidade, a candidatura de Rui André à presidência da Câmara Municipal de Monchique.

O blogue MONS CICUS Já tinha aqui adiantado que Rui André era o candidato do PSD.
Transcreve-se em baixo o texto do Jornal Barlavento com o seu currículo.

Rui André, nasceu há 34 anos em Monchique, onde sempre residiu.

É licenciado em Educação Visual e Tecnológica, professor de profissão.

Do seu currículo, constam a frequência na Pós-Graduação em Arqueologia e Património, um diploma em Design Gráfico e Comunicação, um curso de especialização em “Educação Artística”, um curso de especialização em Educação Especial e Terapia de Arte; frequência de um Master Internacional de Criatividade Aplicada Total e ainda uma série de Acções de Formação e Cursos de interesse pessoal, nas áreas do Património, da Arquitectura, Ambiente e Ordenamento do Território e um Curso de Estudos Políticos Aprofundados da Universidade de Verão 2003, promovido pelo PSD, JSD e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro.

Do seu currículo de funções públicas, destacam-se: Dirigente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Beja e Federação Académica do Baixo Alentejo, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Monchique, membro da Assembleia de Freguesia de Monchique, vereador da Câmara Municipal de Monchique, candidato à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 2005.

No âmbito partidário, ressalta a liderança da Juventude Social Democrata de Monchique, vice-presidência da Comissão Política Distrital da JSD Algarve e a presidência da Comissão Política de Secção do PSD Monchique, funções que desempenha actualmente.

No seu envolvimento com a sociedade civil, preside às assembleias-gerais da Associação “Danciarte” Grupo de Recolha e Difusão Cultural de Monchique, da Associação Ambiental “A Nossa Terra” ONGA de Monchique, da Associação “Monchique Montanha Clube” de Monchique sendo ainda Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monchique (desde 2005).

Rui André é apresentado pelo PSD/Algarve, em comunicado, como «firme nas intenções, convicto no objectivo de vencer, próprio da sua jovialidade e vontade de “mudar o mundo”, em particular, a vontade de alterar a inércia que afecta o seu município, mas pessoa respeitadora do seu semelhante»

Os social-democratas acarescentam ainda que Rui André defende «a política com ética e proximidade com os cidadãos».

Regionalista convicto, é coordenador do Núcleo Municipal de Monchique do Movimento Cívico “Regiões, Sim!”.

A anteceder a votação que aprovou a sua candidatura, o presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota afirmou que «Rui André representa a renovação dos quadros políticos do PSD. Ele é a grande esperança para dar o passo final rumo à mudança de liderança do município de Monchique, depois de outros passos importantes, que outros social democratas deram até agora».
«Chegou a hora de colocar Monchique no mapa da modernidade, do crescimento económico e do respeito pelos princípios democráticos. Chega de marasmo. Rui André tem qualidade, tem formação, e tem disponibilidade para resolver os problemas dos habitantes de Monchique», acrescentou Mendes Bota.

VISTA GERAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Um jardim dentro de outro jardim!

MENTIRA DO DIA 1 DE ABRIL!

Os factos relatados no post do dia 01-04-2009 não são verídicos. Trata-se da mentira do dia 1 de Abril. Foi tudo fruto da imaginação do seu autor.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor