29/03/10

A SERRA DE MONCHIQUE VISTA ATRAVÉS DA VIA ALGARVIANA!

Fique a conhecer a serra de Monchique e o que a mesma tem de melhor para oferecer, aos seus caminhantes, através da Via Algarviana. Veja aqui o vídeo da Localvisão TV.

28/03/10

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESCULTURA EM CERA A DECORRER EM MONCHIQUE!

clique em cima da imagem para ver um vídeo
Segundo a Câmara local, os artistas têm como fonte de inspiração a Semana Santa e as manifestações de fé que marcam esta altura do ano.

Até dia 4 de Abril (Domingo de Páscoa), os escultores vão proporcionar aos visitantes e residentes a oportunidade de acompanhar o evoluir do processo de criação das obras em cera, numa iniciativa única promovida pela Câmara Municipal de Monchique que conta com a participação de dois artistas estrangeiros e três nacionais.

«Este primeiro simpósio surge como um acontecimento cultural que pretende proporcionar aos residentes e visitantes do concelho de Monchique um diálogo com novas manifestações artísticas e estimular o envolvimento de diferentes públicos num intercâmbio social e geracional centrado na comunidade local, suportado no passado deste concelho», conclui a Câmara de Monchique. O resto da notícia pode ler aqui na íntegra no jornal barlavento online.

20/03/10

MONCHIQUE: O PRIMEIRO “RESORT” VAI SER INAUGURADO DOMINGO!

Primeiro "resort" de medicina anti envelhecimento do País inaugurado domingo.
O início da primavera é o mote para a abertura do primeiro "resort" do país focado em medicina anti envelhecimento, em Monchique, que começa a receber hóspedes em regime de "soft opening" a partir de domingo. Pode complementar lendo o resto da notícia clicando aqui!

Veja clicando aqui e também aqui para ver como «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce». Esta é uma das frases que Fernando Pessoa escolheu para demonstrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos. E este é um sonho que está a transformar-se em realidade, em toda a sua plenitude, em Monchique. Clique em cima da imagem para ver este vídeo!

16/03/10

BLOGUE MONS CICUS COMEMORA O SEU TERCEIRO ANIVERSÁRIO!

Clique em cima da imagem para ampliar

Num clima de pessimismo quanto ao nosso futuro colectivo!

Por o mesmo fazer três anos de existência, tal como já tinha acontecido em 2008 e 2009, não quis deixar passar a data sem a assinalar. No entanto não há grandes motivos para comemorar, seja o que for, no meio da trovoada de desânimo que assola o País, com o mesmo a atravessar uma das mais graves crises económicas e sociais, de que há memória, com o desemprego a constituir um dos maiores flagelos da nossa sociedade, onde todos desconfiam de todos, e onde o descrédito e a insatisfação pelos partidos e pelos seus representantes atingiu níveis de descontentamento nunca visto em democracia partidária e muitas interrogações e preocupações quanto ao que nos espera no futuro.

Também cá no nosso “burgo” as coisas não correm de feição como seria normal estar a acontecer. Depois de termos mudado de governação nas últimas eleições autárquicas, e muita expectativa criada ao seu redor, também aqui não há motivo para grande optimismo. Ainda vamos ter que esperar muito tempo para podermos vislumbrar uma autarquia livre do sufoco de dívidas acumuladas pelo executivo anterior, que deixou o município num aperto orçamental sem precedentes, gorando todas as expectativas de a autarquia poder lançar a concurso, a breve prazo, obras com algum interesse para o nosso futuro mais próximo.

Mas isso só por si não pode ser motivo para cairmos no total desânimo. A esperança no entanto deve ser a ultima a morrer, e se houver planificação com criatividade e muito talento à mistura, muita pequena obra pode e deve ser feita, com originalidade, sem necessitar de grandes investimentos. Basta que para isso haja força de vontade e sentido de responsabilidade e entreajuda entre todos os intervenientes, colocando todos os recursos humanos e materiais que a autarquia dispõe, e não são poucos, a trabalhar ao serviço dos interesses de toda a nossa comunidade.

14/03/10

CASCATA DO CHILRÃO EM VÍDEO!

Veja clicando aqui, ou em cima da imagem, para ver como se apresenta o seu caudal nesta época do ano. Clique também aqui para saber onde a mesma fica situada!

08/03/10

PARQUE SUBTERRÂNEO DE SÃO SEBASTIÃO VAI FAZER CINCO ANOS DE CONSTRUÍDO!



Foi no dia 22 de Abril de 2005 que o mesmo foi inaugurado!

Durante este lapso de tempo o mesmo tem estado à disposição de todos os seus utentes, quer sejam nacionais ou estrangeiros, totalmente gratuito. Por se tratar dum investimento feito com o apoio de fundos comunitários chegou o momento de o mesmo começar a ser rentável, para amenizar os seus custos de exploração.

Se tal não acontecer o mesmo continuará a constituir, o que sempre tem sido, um verdadeiro “elefante branco” e a devorar, ingloriamente, uma grande fatia do orçamento camarário. É preciso não esquecer que o mesmo está sob vigilância, entre as 07H00 e as 23H00, de uma empresa de segurança privada contratada pela autarquia, com todos os custos que isso implica, e todos os outros encargos subjacentes para o seu bom funcionamento.

A situação tal como está não é sustentável e não serve os interesses de todos os Monchiquenses que se preocupam com a saúde financeira do seu município e como se gasta o seu dinheiro. Está na altura de a autarquia fazer um regulamento, impondo as suas regras e condições, para que se beneficie principalmente os residentes no concelho de Monchique que aqui pagam os seus impostos, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

É preciso não esquecer que o parque retirou do estacionamento das ruas, durante a noite e dia, cerca de 150 viaturas que fazem dele a sua garagem permanente, e que todos têm a ganhar com isso, se houver uma participação monetária de todos, que possa ser suportável e a condizer com as reais condições económicas, da maioria da população, a fim de não sobrecarregar ainda mais os parcos orçamentos familiares.

Aqui está um bom motivo para que todos possam contribuir com a sua opinião, construtiva, em função do que pensam a este respeito, em tempo de conjuntura económica e social muito desfavorável para todos nós Portugueses. A incúria e o desleixe é que não serve os interesses da comunidade de que todos nós fazemos parte.

05/03/10

PEDRO FRIAS BAND E O SEU VÍDEO MUSICAL!

Clique em cima da imagem para ver o vídeo
Este vídeo clip tem como cenário as florestas da Foia em plena Serra de Monchique!

Pedro Frias continua a espalhar as notas da sua guitarra onde já provou ser um virtuoso e onde continua a mostrar um estilo próprio, conjugando a técnica clássica e flamenga nas suas mãos. Embora fosse suficiente esse virtuosismo para um concerto de topo, pois nas seis cordas da sua guitarra clássica, o mérito da excelência já lhe seja conhecido, Pedro Frias elabora os seus espectáculos com imenso contraste, com a participação activa de todos os convidados para que o público esteja constantemente a ser surpreendido. Veja aqui a sua biografia incorporado no seu site oficial Pedro Frias Band.

04/03/10

XVII FEIRA DOS ENCHIDOS TRADICIONAIS DE MONCHIQUE!


É já neste fim-de-semana nos dias 6 e 7 de Março que a mesma se realiza!

Este ano o certame conta com algumas novidades e pequenas alterações. Para nos falar de tudo isso nada melhor do que ler o que nos diz em entrevista no Jornal de Monchique o Eng. Luís Grade na qualidade de vereador, com o pelouro das feiras e mercados, da Autarquia de Monchique um dos principais impulsionadores da referida feira, quando a mesma se iniciou no ano de 1994, desempenhando nessa altura funções na Direcção Regional da Agricultura – Delegação de Monchique. Veja também aqui o resto do programa no site da Autarquia!

03/03/10

TOMADA DE POSSE DOS NOVOS CORPOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONCHIQUE!

José Manuel Nobre Furtado é novo presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Monchique.
Depois de quase um ano em gestão corrente, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique tem nova direção. As eleições foram realizadas na sexta-feira, dia 19, e a única lista proponente foi eleita com 50 votos a favor e duas abstenções.Na lista, cuja direção é encabeçada por José Manuel Nobre Furtado, a Assembleia-Geral por Carlos Almeida e o Conselho Fiscal por Maria Helena Martiniano, constam ainda membros da lista que havia sido rejeitada em Novembro, e que motivou queixas de falta de democracia e de motivações políticas por parte dos proponentes. Pode continuar a ler aqui na íntegra a notícia no Barlavento online.

02/03/10

SEIS ANOS DEPOIS ESTA CASA FOI DEMOLIDA PELA AUTARQUIA!



Resta agora no seu lugar um espaço vazio. Ficou assim traçado o seu destino!

Depois de ter sido comprada no dia 27 de Março de 2003, pelo anterior executivo pela quantia de 139.663, 41€ (28.000 contos), passados que foram seis anos sem que para a mesma lhe tivesse sido reservada qualquer função, conforme se previra, já que para a mesma nunca houve qualquer projecto.

Com a chegada do novo executivo saído das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009, passados que estão quatro meses, desde a sua tomada de posse no dia 2 de Novembro de 2009, eis que a solução encontrada, para já, foi a sua demolição no dia 2 de Março de 2010. Já sabemos como foi o passado. Qual será a surpresa que o futuro nos reserva?

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor