09/09/08

MONCHIQUE E AS SUAS CERÂMICAS!




(clique em cima das imagens para ampliar)
Atelier de Leonel Telo, nas Escadinhas do Adro, na antiga casa da Nogueira!

Leonel Telo nasceu em Monchique (Algarve) em 1961. Em 1986/87 realizou o Curso de Cerâmica da Escola António Arroio, em Lisboa. No Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Cencal), nas Caldas da Rainha, frequentou outras formações específicas, nomeadamente Curso de Ceramista/Caricaturista, Workshop para Ceramistas com Xohan Viqueira, e Estágio de Aperfeiçoamento e Pesquisa Cerâmica com o ceramista belga Francis Behets.

Ministrado pelo ceramista espanhol Arcadi Blasco realizou um Curso de Escultura e Murais Cerâmicos. No Museu de Cerâmica das Caldas de Rainha foi responsável pelo Atelier de Olaria, onde fez recuperação de peças antigas e colaborou na actividade pedagógica das escolas de Ensino Básico da região, para as quais orientou a iniciação à actividade cerâmica. Foi formador de Modelação Cerâmica no Cearte Centro de Formação de Artesanato, em Oliveira do Hospital e de Olaria no Cencal.

A sua actividade de ceramista desenvolve-se pela olaria, escultura em cerâmica, peças de colecção, painéis de azulejos. Desde 1988, até ao momento, realizou várias exposições colectivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho de ceramista tem sido distinguido com prémios para a criatividade, recuperação de formas tradicionais e protótipos para a indústria.

Sem comentários:


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor