18/12/07

O MIRANTE, O TURISTA, E A VILA DE MONCHIQUE!

(clique em cima da fotos para ampliar)

Do mirante o turista é seduzido com a vista do nosso convento, enquadrando também a vila na sua máquina fotográfica. Estas são as imagens perfeitas para colocar um fim no blogue MONS CICUS.

17/12/07

ILUMINAÇÃO DE NATAL EM MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Nas principais ruas, antigas, da Vila de Monchique!

PRESÉPIO NA QUINTA DA BICA BOA!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Presépio tradicional em propriedade, particular, do Prof. José Norte!

OFERTA DE NATAL!

(clique em cima da gravura para ampliar)
Gravura de Monchique, publicada em 4 de Maio de 1814, para todos os Monchiquenses amigos da sua terra!

16/12/07

O SEGREDO DA MAGIA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Não há magia sem segredo! Veja aqui!

15/12/07

ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA, BRASIL!


(clique em cima das fotos para ampliar) Fotos de Marcos Pinto e Guto Costa

Rio de Janeiro 2007!

A árvore de natal da Lagoa 2007 tem 85 metros de altura e será um novo recorde no Guiness-Book. Sua altura é equivalente a um edifico de 28 andares.

Foram utilizados 2,9 milhões de micro-lâmpadas e 37.000 metros de mangueiras luminosas. Afinal não são só os Portugueses que têm a obsessão por as grandezas.

ÁRVORE DE NATAL E PRESÉPIO!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Na Autarquia à entrada do Edifício!

14/12/07

CÉU CARREGADO!

(clique em cima da foto para ampliar)
A Foia a as suas paisagens!

Nem todos os dias são iguais, e há dias, assim, tão diferentes de outros, em que parece que o céu vai desabar sobre nós.

A natureza foi feita assim, para podermos, também, dar mais valor aos dias de sol, em que a luminosidade nos deslumbra quando nos encontramos a contemplar a paisagem da Foia. Lá longe junto ao litoral o tempo é outro, mas lentamente as nuvens para lá se encaminham!

A ORQUESTRA DO ALGARVE!

(clique em cima da foto para ampliar)
A opinião de José Alberto Quaresma, escritor, numa crónica do Correio da Manhã, podendo-se ou não concordar com ela. Veja Aqui!

MONTE DE PEDRAS NA FOIA!

(clique em cima da foto para ampliar)
Uma imagem semelhante a outras que existem na serra de Monchique!

13/12/07

RECORDAR É VIVER!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Para quem passou a juventude nestas paisagens paradisíacas das Caldas de Monchique, voltar a vê-las, quando se vive afastado das mesmas, ainda que seja através de fotos, é sempre momento de saudade recordar o tempo aí passado.

SAPADORES FLORESTAIS!

(clique em cima da foto para ampliar)
Ao serviço da serra de Monchique e redondezas!

Veja aqui toda a sua história, clicando em: serviços, historial, contacto e galeria!

12/12/07

AZULEJOS DO CONVENTO DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO NA VILA DE MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Um património legado pelos nossos antepassados!

Estava assim a fonte dos passarinhos, há 28 anos, em 1979. Será certamente um património que ainda estará bem conservado?! O que será que ainda resta do mesmo?

A BOLSA DOS DESABAFOS!

(clique em cima da foto para ampliar)
Um espaço de opinião, para dar voz aos cidadãos!

A partir de hoje, dia 12 de Dezembro, todos os visitantes do MONS CICUS têm ao seu dispor um local, só seu, onde poderão desabafar, os problemas da terra, ou outros assuntos relacionados com a mesma.

Assim, poderão falar de assuntos, indiscriminadamente, que considerem de relevante interesse para a comunidade. Os assuntos de cariz particular ficarão, obviamente, de fora.

Todos não seremos de mais para dar o nosso contributo para que Monchique possa melhorar em termos ambientais, burocráticos, ordenamento da vila, habitabilidade, postos de trabalho, turismo, cultura, crise do comércio local, etc., etc.

Está no lado esquerdo do blogue uma figura com uma bolsa, onde se encontra por baixo um link, que clicado dará imediatamente acesso a todos os comentários entretanto efectuados.

É do interesse para todos que os desabafos, correctos, sejam feitos com todo o civismo, e que os mesmos sejam efectuado em termos, sempre, a preservar o bom-nome e a dignidade, quer sejam de pessoas ou instituições.

Para que o direito de cidadania tenha efectivamente o valor que merece, convém que nos comentários sejam utilizados os verdadeiros nomes de quem escreve. Sempre que sejam utilizados expressões menos próprias e ofensivas, serão as mesmas retiradas.

Desejo a todos um bom empenho e uma boa participação, um feliz natal e um bom ano de
2008.

11/12/07

FOTOS ANTIGAS DE MONCHIQUE!


(clique em cima das fotos para ampliar)
Estrada de Sabóia, à saída da Vila, e Panorâmica das Caldas de Monchique!

BENFICA E SPORTING NA PROCURA DA GLÓRIA!

(clique em cima das fotos para ampliar)

Momentos de agradável rivalidade entre os maiores da capital. Veja aqui os golos mais importantes!

SPORTING BENFICA A ETERNA RIVALIDADE!


Por vezes os Sportinguistas têm grandes alegrias, mesmo passados vinte e um anos. Veja aqui, recordando um desses momentos, e também aqui a crise actual!

10/12/07

BARRANCO DOS PISÕES NO PASSADO!


(clique em cima das fotos para ampliar)

Duas fotos diferentes do mesmo Barranco dos Pisões!

A FOIA COM AS SUAS BELEZAS NATURAIS E NÃO SÓ!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Hoje visitei mais uma vez a nossa admirável Foia, e verifiquei que lentamente novas estruturas surgiram, pela mão do homem, a juntar a outras já existentes, sempre, em nome do progresso!

PORTUGAL A PONTE PERFEITA ENTRE A EUROPA E A ÁFRICA!

A Cimeira Europa-África de Lisboa serviu também para contactos bilaterais entre líderes de vários Países.

Na foto José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola e Robert Mugab, Presidente do Zimbabwe, conhecendo-se, um pouco melhor, e estreitando relações de amizade, entre homens, em que a democracia, para eles, pouco ou nada lhe dizem.

José Eduardo dos Santos está no poder desde 1979, há 28 anos e Robert Mugab desde 1980 tendo sido em 1987 estabelecido um regime presidencial e eleito Mugabe chefe de Estado, cargo que ocupa até hoje. Está no poder há 27 anos.

Por vezes os interesses económicos, aconselham as democracias ocidentais a fecharem os olhos e a tratarem, estes e outros líderes nas mesmas condições, como se de verdadeiros democratas se tratassem. Porque será?

09/12/07

INQUÉRITO ÀS PREFERÊNCIAS DOS VISITANTES DO BLOGUE MONS CICUS!

Está de novo um inquérito, no canto superior esquerdo, para se saber quais os assuntos que suscitam maior interesse em todos os Monchiquenses, e de que gostam, mais, de ver publicados.

A saber: fotos a preto e branco do concelho de Monchique; fotos actuais das paisagens deslumbrantes de Monchique; assuntos da política actual do concelho; artigos de opinião sobre vários temas; Posts com humor; história sobre Monchique; tudo sobre cultura geral, ou até se não gosta de nada.

Serão estes os assuntos principais. Também poderão dar a sua opinião, nos comentários a este post, sobre eventuais temas que gostariam de aqui ver tratados.

Ao fazerem os comentários, se assim o entenderem, podem abandonar o já tradicional anónimo e substituí-lo por o nome verdadeiro ou uma alcunha. Ao se adoptar uma alcunha continua-se na mesma anónimo, com a diferença de serem mais identificáveis. Ao se fazer um comentário como anónimo, são todos iguais, não há nada que os distinga.

Temos exemplos pela positiva: a nossa amiga, e conterrânea, Ana Pinto, identificada. O Guerreiro também identificado. O nosso anónimo mais conhecido com a alcunha “EMIR”, ninguém sabe quem é, assim como o nosso anónimo “Crameia”, “Olho Vivo”e tantos outros, já conquistaram o respeito e a admiração por todos, com os seus comentários, sobre a história de Monchique. Todos os outros anónimos, merecem a mesma consideração, como é óbvio, só que nada os diferencia uns dos outros. Foi apenas alguns exemplos.

E é tão fácil fazê-lo, basta clicar em cima de comentários. Abre uma janela, escreve-se o texto. Clica-se em cima da modalidade em que se o pretende fazer. Se for como alcunha, escreve-se o nome que se pretende, no espaço próprio, e depois para acabar, pode-se ainda pré-visualizar para ver como ficou escrito, e depois clica-se em publicar. Este inquérito vai durar 6 dias.

08/12/07

O MERCADO NO ANTIGO LARGO DE S.SEBASTIÃO!

(clique em cima da foto para ampliar)
Na década de cinquenta, quando o xaile preto e o lenço faziam parte da indumentária da maioria da população de Monchique. Quatro cidadãs aproveitam o mercado, mensal, para fazer as suas compras.

Ao fundo avista-se uma casa de habitação, que após o 25 de Abril, foi transformada em Restaurante. Hoje Restaurante o Parque. Veja aqui o nome de outros restaurantes no concelho de Monchique!

TODA A MAGIA DO ILUSIONISMO!

Um minuto e dezoito segundos de vídeo, com um artista que sabe, magistralmente, criar verdadeiras ilusões. Clique aqui!

NOVAMENTE OS ABBA!

(clique em cima da foto para ampliar)
É sempre agradável recordar um dos muitos sucessos dos abba, aqui, mais uma vez!

07/12/07

O OFÍCIO DA DISCÓRDIA!

(clique em cima do ofício para ampliar)
Os Encarregados de educação  foram, desagradavelmente, surpreendidos por este ofício emanado da Autarquia, que não estavam à espera. São muitos os que não concordam com a medida tomada, principalmente os visados.

Em surdina vão reclamando e mostrando o seu desagrado. Mas nada mais do que isso. Não se fica muito bem a perceber o porquê de tanto descontentamento
. Será que têm alguma razão?

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Pouco espaço para tantos livros!

A biblioteca tem centenas de livros armazenados dentro de caixotes. A grande maioria dos livros é herdada da biblioteca fixa nº 31 que pertencia à Fundação Calouste Gulbenkian, que se encontrava a funcionar no 2º. Piso do Município.

Com a inauguração das novas instalações as mesmas estão desde há muito a revelar-se insuficiente com tanta “avalanche” de livros. A Câmara como é natural, vai entretanto actualizando a biblioteca com a compra de novos títulos, muito dos quais comprados em livrarias locais.

A maioria dos caixotes ainda se encontra numas instalações propriedade da Autarquia, em S. Roque. Outros já se encontram na biblioteca, onde é cada vez mais difícil, ir arrumando os mesmos nas insuficientes estantes que compõem a biblioteca. A compra de mais estantes poderia ser uma solução se isso não contribuísse, ainda mais, para a exiguidade do espaço reservado ao público.

A mesma além do espaço que as estantes ocupam, possui ainda equipamento informático e audiovisual, acessível a todos os munícipes. Possui ainda uma sala de leitura para os mais jovens, e ainda uma pequena área onde se realizam pequenas exposições.

Sem instalações de apoio para o arrumo dos livros é de toda a conveniência que a Autarquia encontre uma solução para o problema criado. Outra solução seria mais monchiquenses, com poucos hábitos de leitura, aderirem em massa para começar a requisitar intensamente os livros. A cultura é um bem colocado, gratuitamente, à disposição de todos os interessados. Longe vão os tempos que se queria um livro para ler e não se tinha.

Essa seria certamente uma solução bem conveniente, já que é para isso que os livros existem na biblioteca, para serem facultados a quem os requisitar, para ler na biblioteca como para ler em casa. Cada munícipe tem direito a um máximo de três livros em cada requisição. Como isso, previsivelmente, não acontece, só resta à autarquia arranjar uma solução viável para resolver o problema.

E a solução até poderia ser esta: se a autarquia não tem planos para esta casa, que foi comprada por 28.000 contos em 2003, bem poderia agora ser útil, por se encontrar próxima da biblioteca. Bastaria fazer obras de adaptação e a mesma estaria pronta para servir de apoio à biblioteca.

06/12/07

MONCHIQUE E A SUA CULTURA!

(clique em cima da foto para ampliar)
O mistério do desaparecimento do sino da antiga Praça do Peixe!

Como se sabe não se trata de um sino qualquer, o mesmo era oriundo do Convento da Nossa Senhora do Desterro. Tinha como nobre missão chamar os frades para a oração, marcando assim o ritmo da vida do Convento. Nos últimos tempos, mais modernos, por o Convento ter ficado em ruínas, foi chamado a outras funções, mais mercantilistas. Foi durante muitos anos o arauto da chegada do peixe. A população sabia que o badalar do sino, era o prenúncio que havia peixe, acabadinho de chegar, proveniente dos cais mais próximos.

Era por vezes cruel com a vizinhança que morava perto da praça, quando o mesmo, a horas matinais, incomodava com o seu badalar. Havia quem não simpatizasse muito com ele, e não sinta, ainda hoje, muitas saudades do mesmo. Feitios.

Desapareceu sem deixar rasto, quando foram feitas as obras de remodelação na praça do peixe. Há no entanto quem afirme categoricamente que o mesmo está religiosamente guardado na posse de um fiel depositário. Estranha-se no entanto tanto tempo de ausência. O livro irá desvendar, certamente, todas as peripécias a que o mesmo tem estado sujeito, desde os tempos áureos em que o mesmo prestou tão relevantes serviços à comunidade.

05/12/07

O BLOGUE A SOMBRA VERDE É GRANDE AMIGO DE MONCHIQUE!


Também eu sou, um admirador confesso do mesmo, da autoria de Pedro Nuno Teixeira Santos, a quem deixo aqui uma palavra de apreço e de amizade, pelo extraordinário contributo que tem dado a nível nacional, e internacional para a divulgação das nossas árvores monumentais.

Muito bem-haja a quem se dedica de alma e coração, com espírito aberto, a prestar um serviço público, divulgando o que de mais belo o nosso País tem, em termos de variedade de árvores de interesse público. Monchique é, ainda, mais conhecido a nível nacional tantas vezes o sombra verde tem falado nele. Que me lembro, foram: (veja clicando nos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7). E também a nível internacional.

Por último uma palavra de apreço ao meu conterrâneo Mário Duarte, de quem sou amigo, autor do blogue o Parente da refóias, que tem feito desde 17-02-2006 um trabalho notável, extraordinário, e inimitável, que só ele, e mais ninguém, consegue fazer, cuja fama já ultrapassou fronteiras, divulgando a nossa terra duma maneira tão especial, levando aos cantos do mundo a nossa cultura e a nossa maneira tão peculiar de estar na vida.

A ambos o meu sincero obrigado!

POVOAÇÃO DO ALFERCE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Uma Freguesia onde o Poder Local criou, recentemente, algumas infra-estruturas a pensar nos mais novos, como um Polidesportivo, além de uma escola que já existia, mas que não serviu para deter na povoação, os poucos jovens em idade escolar, a quem foi imposta a sua deslocação para a sede do concelho.

Uma Povoação que há muito parou no tempo, com cada vez menos habitantes, como acontece em todo o resto do concelho, onde nem a melhoria da rede viária contribuiu, minimamente, para o seu desenvolvimento. O presente serve apenas a quem já atingiu a idade da reforma, e procura, somente, a paz e o sossego do local. O futuro será sempre uma incógnita.

04/12/07

O FINAL DE TARDE EM MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Amanhã será outro dia de trabalho!

02/12/07

AUTÁRQUICAS 2009 EM MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
Está a nascer um novo projecto eleitoral alternativo!

As Autárquicas de 2009 vão trazer novidades no espectro eleitoral no concelho de Monchique. A grande ambição é ter de novo a juventude perdida. Este é um dos Outdoor aprovados. Outros, novos, já estão em preparação. Os mesmos irão ser afixados por todo o concelho, a dar a boa nova.

01/12/07

RUA DO BEMPARECE EM MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
O Passado e o presente!

Eram assim as ruas há cinquenta anos. As mesmas eram estreitas. Os responsáveis Autárquicos, na época, tinham a perfeita noção que as mesmas tinham que ser, suficientemente, alargadas. Para que isso fosse possível obedeciam às disposições legais e regulamentares em vigor e a quaisquer outros normativos aplicáveis à construção.

Os proprietários dos prédios cumpriam as directrizes traçadas pelas autoridades quando queriam construir no local. O futuro veio provar que tinham toda a razão, apesar de haver poucos veículos a circular na época.

Hoje fazem-se obras, a Autarquia gasta avultadas quantias de dinheiro, e as ruas estreitas ficam, parcialmente, na mesma. O melhor exemplo é a actual Rua da Estrada Velha, ainda em obras, que na parte final da mesma vai ficar tão estreita como já estava.

O ALGARVE TEM A MELHOR QUALIDADE DE ÁGUA NO PAÍS !

(fotos do Jornal Barlavento)

A água que é fornecida pela Empresa Águas do Algarve, tem a certificação ISSO 22000 – Sistemas de gestão de Segurança alimentar, e é a primeira a nível mundial a ter uma certificação de qualidade para consumo humano.

São assim garantidos aos 14 dos 16 concelhos Algarvios toda a qualidade e segurança do produto. O abastecimento aos municipios de Monchique e Aljezur está previsto para breve. Estão por isso todos os Algarvios, servidos pela empresa, de parabéns por ter uma água de qualidade especial, que os coloca num lugar cimeiro e único no mundo.

A PROFISSÃO DE ALBARDEIRO!


ESTÁ PRATICAMENTE EXTINTA!

Virgílio Rodrigues Correia, também conhecido por Virgílio “Albardeiro”, devido à sua profissão, foi o último mestre albardeiro em Monchique. Nasceu em 1929. Faleceu no ano de 2000. Nas décadas de 1940-1960 houve aqui em Monchique os mestres José Leandro Correia e Joaquim Nicolau Correia, todos da mesma família.

Esta era uma arte muito antiga, que passava de geração em geração em famílias com a profissão de albardeiros, quer através de pais para filhos, ou até de tios para sobrinhos, como foi o caso de Virgílio Correia que aprendeu a profissão com um tio. Em Monchique esta profissão tinha grandes tradições.

Em 1986 ano em que a foto foi tirada, já a profissão estava em decadência total, adivinhava-se o seu fim a breve prazo, já que não havia aprendizes para continuar a profissão.

O progresso era adverso à continuidade da profissão, os clientes já eram poucos e até as fábricas outrora pródigas em fornecer material, deixaram de fabricar alguns materiais necessários para a execução de uma albarda, como era o caso da linhagem.

Para executar uma albarda era necessário, a palha, fio, cordas, cabedal e lãs coloridas, para ornamentar o aparelho. As ferramentas usadas eram tesouras, facas, vários tipos de agulhas e ainda um ferro especial.

O albardeiro tinha de ter a destreza necessária para saber tirar as medidas ao dorso do animal e também aprová-las depois. Fazer uma albarda com 1 ou 2 centímetros a mais, fazia uma grande diferença para o bem-estar do animal, quando o mesmo transportava grandes cargas.

As albardas eram colocadas no dorso dos animais, como ainda hoje acontece, mas onde é cada vez mais raro ver os burros a transportar mercadorias e pessoas, podendo deste modo os animais serem mais confortavelmente montados. Além dos albardeiros também havia os arreiros que na maioria dos casos funcionavam juntos.

Com o falecimento de Virgílio “Albardeiro”, o Concelho perdeu o último mestre desta arte ancestral e Monchique ficou mais pobre.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor