12/12/07

AZULEJOS DO CONVENTO DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO NA VILA DE MONCHIQUE!

(clique em cima das fotos para ampliar)
Um património legado pelos nossos antepassados!

Estava assim a fonte dos passarinhos, há 28 anos, em 1979. Será certamente um património que ainda estará bem conservado?! O que será que ainda resta do mesmo?

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma perda reparável! Desde que se crie fundos para isso.

Rui Duarte- S. Brás de Alportel

Anónimo disse...

Se não me engano, vi há tempos azulejos iguais à venda num anticuário de Lisboa.

Tiago Marreiros

Anónimo disse...

Há um ano e meio, quando lá fui, deparei-me com o telheiro caído (já com poucas telhas), e a mesa redonda já não existia.
Tirei algumas fotos, que posso disponibilizar-lhe.
É indecente todo o abandono a que o convento e imediações têm sido remetidos, e ainda não percebi se afinal a CMB comprou o imóvel, nem qual o motivo de, até hoje, ainda não ter sido tomada nenhuma medida de salvaguarda.


Sr Tiago Marreiros:
Em relação aos azulejos, tratam-se de um tipo decorativo muito utilizado ao longo do século XVIII, de influência holandesa (chamados "enkele tegels), não sendo por isso de estranhar ter encontrado azulejos semelhantes aos da Fonte dos Passarinhos em antiquários lisboetas. Digamos que estavam na moda, na época :)

Anónimo disse...

apenas uma correcção: em vez de CMB queria dizer CMM.

Anónimo disse...

Ao ver o que foi escrito sobre a Fonte dos Passarinhos, lembrei-me que h� mais de dez anos fui contactado pelo falecido professor e arque�logo Jaime Palhinha, de Portim�o, que me disse que tinha passado pelo convento e viu algu�m a vender aos turistas um caixote cheio de azulejos arrancados das paredes do convento e da fonte dos Passarinhos. Comprou-os na inten�o de os preservar e oferecer um dia � C�mara Municipal, caso esta empreendesse a reconstru�o do monumento. Aqui fica esta informa�o valiosa, que condiz com o que j� foi dito.
Jos� Sampaio


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor