05/12/07

O BLOGUE A SOMBRA VERDE É GRANDE AMIGO DE MONCHIQUE!


Também eu sou, um admirador confesso do mesmo, da autoria de Pedro Nuno Teixeira Santos, a quem deixo aqui uma palavra de apreço e de amizade, pelo extraordinário contributo que tem dado a nível nacional, e internacional para a divulgação das nossas árvores monumentais.

Muito bem-haja a quem se dedica de alma e coração, com espírito aberto, a prestar um serviço público, divulgando o que de mais belo o nosso País tem, em termos de variedade de árvores de interesse público. Monchique é, ainda, mais conhecido a nível nacional tantas vezes o sombra verde tem falado nele. Que me lembro, foram: (veja clicando nos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7). E também a nível internacional.

Por último uma palavra de apreço ao meu conterrâneo Mário Duarte, de quem sou amigo, autor do blogue o Parente da refóias, que tem feito desde 17-02-2006 um trabalho notável, extraordinário, e inimitável, que só ele, e mais ninguém, consegue fazer, cuja fama já ultrapassou fronteiras, divulgando a nossa terra duma maneira tão especial, levando aos cantos do mundo a nossa cultura e a nossa maneira tão peculiar de estar na vida.

A ambos o meu sincero obrigado!

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro amigo:

Obrigado pelas suas palavras que têm bastante significado para mim e também para o Miguel Rodrigues que, embora não apareça como co-autor do blogue, partilha muitas destas "descobertas". E obrigado também pela divulgação destas "árvores", pois de outra forma por certo não as teríamos descoberto...

Só tenho um "receio": é que as pessoas me tomem por um especialista em arboricultura; sim, é certo que tenho alguma formação na área e sei alguma coisa sobre árvores, mas o meu trabalho é sobretudo auto-didacta e resulta sobretudo do amor que tenho às árvores.

E, para quem gosta de árvores, é fácil gostar de Monchique...e por duas razões principais:
1º) Tem um conjunto notável de árvores classificadas; fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, Monchique deverá ser dos concelhos com maior número de árvores classificadas no país.

2º) Em termos naturais, esta combinação única de influências atlânticas e mediterrânicas, fazem de Monchique um paraíso natural; isto resulta no facto de encontrarmos aqui plantas que não crescem em mais nenhuma parte (como o carvalho-de-monchique) ou outras, como a adelfa, que tirando uma pequena zona no Caramulo, está também restrita à Serra de Monchique.

Infelizmente, os incêndios, as acácias e uma eucaliptização "mal pensada", terão reduzido em muito a sua biodiversidade; era importante que os naturais de Monchique compreendessem a importância da sua Serra e que, da sua preservação, até poderiam retirar proveitos turísticos (aproveitando um "turismo de descoberta da Natureza" cada vez mais em voga por oposição ao "turismo de massas" do litoral).


O seu blogue e o "Parente da Refóias", mostrando as riquezas de Monchique, dão uma grande ajuda nesse trabalho de divulgação das potencialidades desta terra.

Um abraço e continuação de sucesso para o blogue,


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor