31/12/09

O ANO DE 2009 ESTÁ A CHEGAR AO FIM!


Chegou também o resultado final do inquérito ao blogue MONS CICUS!

Após o inquérito realizado com a duração aproximada de um mês, onde a pergunta era: o blogue MONS CICUS deve definitivamente acabar? O resultado do mesmo foi o seguinte: dos 87 votos apurados 14 (16%) votou pelo sim, 73 (83%) optou pelo não. Apesar de não haver unanimidade na resposta o mesmo agradou à maioria. Se fosse ao contrário também era compreensível.

Um bom ano de 2010 para todos. Deixo, em baixo, a lista dos meus 10 desejos para 2010.

-Que Portugal passe a ser o País menos corrupto do planeta.
-Que os homens consigam superar a sua ganância para que as guerras acabem.
-Que os políticos mentirosos passem a dizer só verdades.
-Que a tolerância esteja sempre presente para com os nossos detractores.
-Que a verdade supere sempre a mentira.
-Que todos tenham amigos nas horas difíceis.
-Que a alegria passe a ser o remédio para todos os males.
-Que o nascer e o por do sol esteja sempre presente na vida de todos nós.
-Que os sonhos de uma vida melhor acabem em realidade para todos os desiludidos.
-Que os menos favorecidos da sociedade encontrem a sorte que lhes tem faltado.

23/12/09

MILHOS AFERVENTADOS NO NATAL!


Receita da serra de Monchique caída em desuso!

Uma reportagem da sic notícias que pode ser vista clicando aqui ou em cima da imagem onde se observa todo o ritual como é preparado esta receita imaginada pelos nossos antepassados e cuja tradição ainda teima em perdurar.

21/12/09

BENFICA GANHOU AO FUTEBOL CLUBE DO PORTO POR 1-0


Passa assim a ver melhor o FC Porto no retrovisor!

Saviola foi o marcador de serviço que permitiu ao Benfica afastar-se do FC do Porto com uma vantagem de quatro pontos, num duelo no estádio da luz que terminou numa vitória da melhor equipa em campo, para gáudio dos milhares de adeptos benfiquistas que presenciaram o encontro, assim como todos os adeptos do Benfica que tiveram assim uma óptima prenda de natal. Veja aqui o golo da vitória ou clique em cima da imagem!

15/12/09

A ASSOCIAÇÃO DE CAÇA E PESCA “OS MONCHIQUEIROS “ ESTÃO DE PARABÉNS!


Clique em cima das imagens para ampliar

A Montaria realizada no dia 12-12-2009 foi um sucesso!

É o que se pode depreender ao ler o texto publicado no blogue da Associação de Caça e Pesca de Monchique, cuja sede é na Rua do Viador nº 18 em Monchique, que pode ser lido na íntegra clicando aqui. Parabéns a todos os intervenientes que contribuíram para o seu êxito.

13/12/09

LARGO DOS CHORÕES NO PASSADO E NO PRESENTE!


Clique em cima das imagens para ampliar

Como o tempo tudo mudou no intervalo de 31 anos!

Na primeira foto de 1978 quando ali existia a única bomba de combustíveis da Mobil em Monchique, que foi transferida para o sítio do Pé da Cruz, onde se pode ver o horário alargado, tal como ainda hoje se pratica. Nesse mesmo ano passava por ali a volta ao Algarve em bicicleta com destino ao alto da Foia e onde o estacionamento também se fazia, provisoriamente, onde hoje está localizado o jardim da Quinta da Vila.

Na segunda foto, em baixo, parte do mesmo Largo mais ou menos no mesmo local, com um cenário completamente diferente, com todas as modificações entretanto efectuadas, como a foto documenta, onde o poder autárquico e a sua autonomia puderam decidir, livremente, onde deviam aplicar as verbas que lhe são atribuídas pela lei das finanças locais, mas que muitos autarcas querem, no presente, a revisão dessa mesma lei, conforme se pode ouvir clicando aqui, devido a algumas dificuldades financeiras por parte de alguns municípios.

09/12/09

PROCISSÃO PELAS RUAS DA VILA!

Clique em cima da imagem para ampliar

Ontem dia 8 de Dezembro ao passar na Rua do Porto Fundo!

Foi dia da Nossa Senhora da Conceição padroeira da Vila de Monchique. A procissão percorreu as ruas da Vila acompanhada de Banda filarmónica convidada para o efeito a lembrar os tempos áureos em que Monchique tinha orgulho na sua orquestra filarmónica. Tempo que deixa imensa saudade a muita gente onde a cultura se fazia sentir com maior acuidade!

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO NOSSO PLANETA AZUL!



clique em cima das imagens
As grandes cheias em Monchique no dia 26 de Outubro do ano de 1997!

Quando se fala em alterações climáticas muitos podem ser levados a pensar que tudo acontece lá bem longe de nós, por não sermos uma região industrializada. Nada de mais errado, a melhor prova é o que aconteceu no ano de 1997 que pode ser visto aqui.

Estas fotos inéditas atestam o grau de destruição por todo o nosso concelho nomeadamente em estradas, como a que liga Monchique aos Casais. As ribeiras transbordaram com tal violência que arrasaram tudo à sua volta. Estas novas fotos são disso a melhor testemunha.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor