08/04/10

GALERIA THE SPIRIT OF WOOD NOS CASAIS!



Clique em cima das imagens para ampliar

Monchique fica mais rico, culturalmente, com esta agradável surpresa!

Na Povoação dos Casais junto à estrada nacional 267, no lado direito, a cerca de 100 metros depois da capela, encontra-se a galeria the spirit of wood. A madeira é por isso a sua única matéria-prima onde é esculpido o seu núcleo duro, afim de proporcionar peças de arte de inegável beleza. A mesma é proveniente da região do Algarve incluindo como é óbvio o concelho de Monchique.

O seu autor é José Maurício E. Miguel Inácio um cidadão português natural de Monchique onde se evidencia um talento que ele próprio desconhecia. Foi a partir dos 40 anos que apareceu este súbito interesse pela arte, de difícil explicação, que põe mais uma vez em destaque o facto de nunca ser tarde, demais, para se mostrar o talento que cada ser humano encerra em si próprio.

No entanto só uma ínfima parte dos seus conterrâneos sabe que esta galeria existe. Ela é constituída por oito salas onde estão expostos todos os seus trabalhos. Por ser pouco conhecido na sua terra natal, como escultor, isso não o impede de ser conhecido por turistas de todos os cantos do Mundo que nos visitam e procuram algo de novo e nunca visto. E curiosamente, ou talvez não, são sempre estes os primeiros a tomar conhecimento quando nasce um novo talento conforme atesta as mensagens elogiosas registadas, em várias línguas, no livro de visitas.

Pelas suas mãos passam as esculturas trabalhadas em madeira com todo o rigor e com recurso a técnicas evoluídas onde são utilizadas ferramentas manuais e eléctricas das mais sofisticadas, de onde saem peças maravilhosas de rara beleza, de várias dimensões, que nos deixam encantados.

E é essa forma de expressão que as torna mais interessantes por serem diferentes de todas as outras que nos são dadas a conhecer, pondo em evidência toda a sua fértil imaginação, onde o seu autor as descodifica com inegável talento. E por serem diferentes e inimitáveis não podem ser vistas em mais nenhuma galeria em qualquer parte do mundo.

As suas obras de arte pelas suas características e o seu conteúdo são abstractas. No entanto elas têm algo a nos dizer e o modo como são feitas estão impregnadas de algo emocional que o seu autor tenta nos transmitir. Elas não coincidem com nada que nos rodeia no nosso dia a dia e é isso que as torna especiais aos olhos de quem aprecia um talento nato de uma construção intelectual humana que só os mais predestinados conseguem concretizar.

2 comentários:

antonio vargas disse...

intressante....

Anónimo disse...

Trabalho excelente. Sou de Monchique e desconhecia, mas espero, em breve, vê-lo ao vivo.
Obrigada pela divulgação.

Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor