10/03/08

ELEVAÇÃO DE MONCHIQUE A CONCELHO!


Quem tem razão?

A Autarquia de Monchique celebra a data no dia 4 de Março. A Junta de Freguesia de Monchique não tem dúvidas com a data e aponta o dia 16 de Janeiro de 1773 no seu site. Só não sabe a data em que a freguesia de Monchique foi instituída.

Para o mesmo acontecimento duas datas. Era óptimo que ambas as entidades se entendessem para que não ficassem dúvidas no espírito de todos os Monchiquenses, qual o dia certo da sua celebração, já que ambas as entidades são do mesmo partido.
Afinal é o dia 16 de Janeiro ou o dia 4 de Março do ano de 1773 que Monchique passou a ser concelho?

1 comentário:

Anónimo disse...

O alvará Régio que criou o concelho está datado de 16 de Janeiro de 1773.
A Carta teve despacho do Desembargo do Passo, em 18 de Fevereiro de 1773, e foi publicada na Chancelaria-mor da Corte e Reino, no Livro das Leis, a 4 de Março do mesmo ano.
Penso que se deverá considerar como data de criação do concelho o dia 16.01.1773, até porque em tempos foi costume comemorar-se esta data juntamente com Lagoa (a vila irmã), que foi criada pelo mesmo diploma.
No dia 16 de Janeiro de 1973 comemorou-se o bicentenário da instituição dos dois concelhos com pompa, a presença de vários governantes, cessão solene e discursos (vide jornal "Correio do Sul", Faro, de 25.01.73).
Nos sites sobre Lagoa também aparece a data de 16.01.1773.
José Sampaio


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor