01/05/08

MONCHIQUE COMEMORA O 1º DE MAIO!

(clique em cima da foto para ampliar)
O dia do trabalhador é assinalado nas três freguesias que compõem o concelho de Monchique: Alferce, Marmelete e Monchique.

Foi pela primeira vez assinalado em múltiplos Países em simultâneo, inclusive Portugal, no 1º de Maio de 1890. Tal como no passado longínquo continua-se, agora e sempre, a sentir necessidade de lutar como Maio sempre nos ensinou!

2 comentários:

Anónimo disse...

O 1.º de Maio transformou-se numa treta comparável ao 25 de Abril. As lutas laborais e sociais devem ser feitas todos os dias e não devem ter data marcada.
Como se sabe, o poder politico e as câmaras municipais, na maior parte na mão de mafiosos, deram há muito a volta à situação e manipulam estas datas com festarolas futeboliticas, bailes, concertos de pimbalhada e festivais de todo o género. É o pão e o circo, pois segundo eles o povo não precisa de mais nada. Laura Santos

Anónimo disse...

O capitalismo sem regras, chegou a um ponto tal, com o abuso praticado pelas grandes empresas do grande capital para com os consumidores, que são agora os próprios governos a equacionaram colocar um travão a tantos abusos. De que serve as entidades reguladoras?

Em Portugal, em particular, foi a partir do 25 de Abril que foi criado o serviço Nacional de saúde tendencialmente gratuito, o ensino gratuito passou a ser uma realidade para todos, o direito ao trabalho com as suas garantias, o direito à habitação, e tantas outras conquistas tudo consignadas na constituição. Com este governo em nome da modernidade e competitividade face ao neoberalismo vigente tudo está colocado em causa.

Já não falta muito para rasgarem de vez a constituição, porque cada vez faz menos sentido o que lá está escrito. A liberdade de se poder falar ainda vai sendo possível, só não se sabe até quando. Na lei da selva vão sempre sobreviver os mais fortes, os mais fracos serão espezinhados. Nunca o 1º de Maio fez tanto sentido, as conquistas alcançadas ao longo dos anos, estão definitivamente a perder-se.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor