14/04/08

I TT TRIATLO – SERRA DE MONCHIQUE

No próximo dia 26 de Abril, a Serra de Monchique vai acolher o "I TT Triatlo – Serra de Monchique", em mais uma organização do Monchique Montanha Clube, nesta que será uma novidade no mundo do Todo Terreno e que está a gerar uma grande expectativa junto dos amantes desta modalidade.

Depois da organização de quatro edições da "Rota da Castanha", um passeio TT Turístico que se realiza em Novembro, e de duas edições do "Passeio TT Nocturno", em Abril, ambas com uma grande adesão de participantes, chegando a primeira a atingir 500 participantes, o que constitui já um recorde a nível nacional, o M.M.C. decide agora apostar numa nova modalidade, aliando o TT aos desportos de Natureza, dando origem a este TT Triatlo.

Lembramos que o M.M.C. deu também início no presente ano à organização de provas de Downhill e Downtown em Monchique, tendo realizado em Março último a primeira prova do "Open do Algarve –Downhill –Picota", que registou uma excelente participação, prova esta que irá voltar à Serra, já no mês de Maio.

O "I TTT –Serra de Monchique" trata-se de um passeio turístico pela Serra de Monchique, sempre e tal como em anteriores edições, com o principal objectivo de promover e dar a conhecer as riquezas naturais, gastronómicas e culturais do interior algarvio em geral e do município de Monchique em particular. Prato forte continuam a ser as densas florestas e as serranias montanhosas que contagiam pelos seus ares saudáveis e retemperadores e pelas magníficas paisagens que permitem avistar cenários únicos no país.

Quem decidir rumar a Monchique neste dia e deixar para trás a azáfama do litoral citadino, terá oportunidade de conhecer o que o Algarve interior tem de melhor para mostrar, com destaque para o contacto com a cultura serrana e os saberes tradicionais, onde a gastronomia é rainha, assim como o produto de outras actividades ligadas ao mundo rural, para além de mostrar os admiráveis recantos da floresta, pintados em infindáveis tons de verde.

Nesta realização, a novidade vai mesmo para a inclusão da prática e demonstração de algumas modalidades desportivas no decurso do passeio, como sejam o tiro com arco e com besta, a descida em cordas ou rappel e o tiro com carabina e pistola desportiva.
Todos os participantes terão oportunidade de experimentar estas modalidades, que serão pontuáveis para apurar os mais certeiros e audazes, que serão recompensados com um prémio a entregar no jantar de encerramento.

Com início marcado para as 9 horas, no Heliporto Municipal de Monchique, a primeira parte do percurso terá uma interrupção a meio da manhã para a prova de arco e um retemperador reforço matinal no sítio do Porto Escuro, terminando junto à Barragem de Odelouca com a prova de Tiro de carabina, local onde será servido o almoço de porco no espeto, entre outros acepipes locais.

Da parte da tarde, com início por volta das 15 horas, o percurso terá uma interrupção na freguesia do Alferce para a prova mais arriscada que consiste em descer uma ponte através de uma corda, pondo também à prova o físico e habilidade dos ases do volante.
O final está previsto para as 19 horas, pouco antes do jantar onde a gastronomia local ajudará a repor todas as energias gastas durante o dia, naquele que será o momento de partilha de experiências e peripécias.

A equipa do Monchique Montanha Clube espera uma boa participação neste passeio turístico, e está a ultimar todos os pormenores com o entusiasmo de quem vê neste tipo de eventos uma salutar oportunidade de tirar proveito das enormes potencialidades turísticas deste Algarve muitas vezes esquecido, potenciando desta forma um desenvolvimento mais próspero, sustentado na riqueza cultural e natural destes locais.

Mais informações e ficha de inscrição em http://www.monchiquemontanhaclube.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens por mais este passeio do Monchique Montanha Clube. Já fui a outros deste clube e adorei pois conheci coisas e sitios que não sabia que existiam em Monchique. Boa comidinha e uma excelente organização... o que a malta gosta é disto.
Um abraço a todos

HN


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor