20/06/07

MUSEU DE ARTE SACRA EM MONCHIQUE!

(clique em cima da foto para ampliar)
O núcleo de Arte Sacra de Monchique foi inaugurado no dia 21 de Setembro de 2003. É uma obra cujo contributo dependeu inteiramente da Junta de Freguesia de Monchique, com o apoio do Programa Leader II SW, e o forte empenho realizado pela Comissão Instaladora de Monchique, cuja recuperação foi possível a partir de um protocolo assinado com a paróquia local, representada pelo pároco Coelho que estava ao serviço da mesma, na altura.

O suporte da exposição é uma capela do Século XVII, que está situado na cave da Igreja Matriz, cujo espaço museológico pretende valorizar algum espólio de arte sacra, que não está ao serviço de culto, destacando-se um conjunto de imagens, um livro de coro, peças de talha e um sacrário.

É de lamentar que não esteja aberto ao público-alvo, durante todos os dias. O seu ingresso é feito mediante o pagamento de 1 euro. O mesmo só funciona da parte da manhã entre as 10h00 e as 12h00 e com horário assegurado até ao dia 16 de Julho, por falta de funcionários. A partir daí, não está, ainda, assegurada a sua continuidade
.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Qué????
por falta de funcionários?
não me faça rir.
a Junta ,a exemplo,da Câmara,é támbém uma colmeia de de ggente que ganha bom dinheiro do erário publico,em troca de muito pouco trabalho e pica-lhes a cevada na barriga.
maria am´lia

Anónimo disse...

Finalmente alguma informação preciosa sobre o dito museu!
Tentei lá ir mais que uma vez, e na própria igreja não me souberam dar informações sobre o seu horário, havendo até quem desconhecesse a existências da instalação.
Uma iniciativa de louvar, por parte da JF Monchique e da Comissão Instaladora do Museu em Monchique, cujo esforço deveria ser valorizado e divulgado com maior insistência, não só perante os forasteiros que vistam Monchique, mas em grande medida pela própria população da vila.

A questão não será tento pela falta de funcionários, talvez passe pela falta de sensibilização, que passa por dar a conhecer e a apreciar aos monchiquenses o magnífico espólio cultural que possuem.

Já agora, qual é o horário do núcelo de arte sacra instalado na Igreja de S. Romão, no Alferce?

Anónimo disse...

Belo!
Um verdadeiro Tesouro!

Que desperdicio!

Que falta de ideias e iniciativa!
Os bens culturais não são propriedade de ninguém,mas podem ser responsabilidade de muitos!

A maior pobreza é por vezes a falta de vontade ou o cansaço!

Emir


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor