30/06/07

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MONCHIQUE NO DIA 29-6-2007

(clique em cima da foto para ampliar)

Eu estava lá, e fui impedido de falar no final da sessão, como sempre foi meu hábito, quando havia democracia. Parece, agora, que estamos a voltar aos resquícios de outrora.

Como cidadão consciente e responsável, sempre assistia aos debates da Assembleia Municipal. Nos últimos tempos há muito que não o fazia. Resolvi hoje comparecer no horário certo, estando disposto a acompanhar os trabalhos até ao fim, para no final colocar à consideração um assunto que há muito me vem incomodando como cidadão e como munícipe. Não tive sorte.

Queria primeiro apresentá-lo à digníssima Assembleia antes de tomar qualquer posição sobre o assunto, aqui neste mesmo blogue, para que todos os meus conterrâneos tivessem dele conhecimento para que não dissessem, mais tarde, que primeiro deveria ter indagado a quem de direito, o que se passava sobre o mesmo. Era a altura ideal, o digníssimo presidente da Autarquia estava presente na sala, estando, talvez, disposto a dar todos os esclarecimentos.

Fui obrigado a assistir a todos os esclarecimentos sobre o que se passa, por parte do senhor Presidente da Autarquia sobre os terrenos onde está construído o campo do Juventude Desportiva Monchiquense e que tanta polémica tem gerado com a oposição, em volta do mesmo. O assunto já foi aqui tratado neste mesmo blogue sobre o título os “SOBREIROS DA DISCÓRDIA” no dia 19-06-2007, e no qual se tornou fastidioso, e pouco proveitoso, assistir a todas as explicações sobre o mesmo tema.

Antes de começar a sessão, eu estava lá, fui o primeiro a chegar, não me serviu de nada. Ainda antes das 21h30 quando ainda não estavam todos os membros da Assembleia, o Presidente da mesma, informou quem estivesse para falar que tinha que se inscrever numa ficha de inscrição, com os dados pessoais. Só não disse quando seria esse momento, e em que altura da sessão, se no princípio, no intervalo ou no fim. Antigamente quando assistia às reuniões não havia essas regras tão rígidas e intimidatórias.

São cada vez menos os cidadãos que se interessam por política em Monchique, e com tantos entraves não admira que só estivessem a assistir fazendo parte do público, três cidadãos, que chegaram muito depois de mim, e se os mesmos revelassem qualquer intenção de questionar a Assembleia, teriam de certeza a mesma sorte que eu.

Para tirar dúvidas e por começar a desconfiar que havia uma intenção deliberada de não dar voz aos cidadãos, fiz sinal ao presidente por gestos a dizer que me queria inscrever, ao que o mesmo me fez um sinal que não.

Só me restava esperar pelo fim e voltar a questionar de novo o Presidente, o que veio a acontecer, ao que o mesmo informou que já não o podia fazer, e que estava ali para cumprir os regulamentos e que para isso era o arbitro, ao que eu retorqui que o mesmo estava a ser um árbitro muito rigoroso.

Ainda tentei demovê-lo da situação, questionando se o mesmo não deveria colocar à votação da Assembleia para que houvesse uma votação, entre todos os membros, se concordavam ou não para que eu pudesse falar.

O mesmo, peremptoriamente, disse que não!

Resolvi abandonar a sala, revoltado, por ver como a democracia está a ser tratada no meu Concelho, mas sem antes dizer que era autor do blogue Mons Cicus, entregando-lhe um cartão, com a morada do mesmo, que ele desconhecia, e que iria relatar todos os acontecimentos passados. Ao que o mesmo retorquiu se eu dissesse a verdade, não havia mal nenhum.

Mais tarde fui informado por um conterrâneo, por telefone, que estava presente também na reunião, que o senhor Mário David, digníssimo membro da mesa da Assembleia Municipal, tinha informado o também digníssimo Presidente da Assembleia, que eu teria proferido que o Presidente era um asqueroso. Ao que o Presidente deu a indicação, para que o mesmo ficasse lavrado em acta.

Espero que haja um gravador e que tivesse ficasse registado todos os meus comentários. Só espero que no final não venham dizer que o gravador estava avariado!

Porque quero que todos saibam como é praticada esta Democracia que já leva 24 anos no nosso Concelho, e dizer a esse senhor, cara a cara, como ele é um grande mentiroso e não merece fazer parte da Assembleia Municipal, e é por haver cidadãos como ele, e outros que tais, que a nossa democracia está, cada vez mais, a ser posta em causa.

24 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sonhador "não esquenta, tá!"
Há uma altura própria para dar a resposta certa a esses "elementos", é nas eleições. No entanto é fundamental denunciar estas situações, e o Sonhador está a prestar um serviço público muito importante. Desde á algum tempo que se nota que a Câmara de Monchique precisa de uma "limpesa" de fundo. Quando se confunde Oligarquia com Democracia o resultado é este. Quando em 1974 eu mais os meus camaradas de armas ocupamos o quartel general da PIDE/DGS em Lisboa, arriscamos a vida para conquistar a liberdade para o povo Portugês, não foi para produzir novas élites de poder. Agora está na mão dos votantes que conseguirem ficar indiferentes aos manipuladores da opinião pública.
Não desanime porque nós contamos consigo.
Crameia

Anónimo disse...

Você e mais meia duzia,que não comem do orçamento da Cãmara,têm que estar "mansos".
O principal trabalho do "abobreiro"é neutralizar os "incómodos"e os "chatos".
Foi criado e educado na ecola da Mocidade Portuguêsa.
Esse não presta e nunca prestou para nada,esse....

Corajem ...e lembre-se a Democracia nunca é um dado adquirido!

Os "chibos" pró curral.
A luta continua.

Pitosca p. v.

Anónimo disse...

Activem bons anti-virús!
O dinheiro dá poder e o poder corrompe.
Este blog está na "lista negra" do Partido socialista.
Todo o cuidado é pouco com esta gente.
Nunca ninguém se arrependeu por lutar pela LIBERDADE e DEMOCRACIA!!

Força amigos da liberdade

António S.

Anónimo disse...

Mentiroso é pouco!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

caro amigo sonhador,

Fico muito triste por saber que na minha terra se passam coisas destas. E olhe que eu olhando para o senhor nem dizia que ele é assim.
Isso é tudo farinha do mesmo saco amigo!
Da próxima vez quero ir a essa reunião, apesar de ja nao morar em Monchique.
Lanço também umdesafio para que todos vão assistir para poder ver o ninho dos problemas e as carinhas marotas dos senhores que têm comido tudo. Como dizia o nosso zeca, eles comem tudo e não dão nada!
Têm é que dar explicações à população pela desgraça que estão a fazer a essa terra.

Contunue sonhador, a sonhar com dias melhores que hão-de chegar.

Nuno S.

Anónimo disse...

Caro sonhador
Fique com uma duvida, já que o senhor assistiu à reunião de principio ao fim diga-me lá o Senhor Presidente da Câmara esclareceu de quem são os terrenos donde foi tirada a cortiça?
O presidente do JDM disse na Assembleia que tinha sido o P C. a mandar tirar a cortiça?
Há mais algum documento posterior à escritura que eu já vi que foi lavrada no dia 5 ou 6 de Dezembro de 2006?
Gostava que me respondesse´.
Abraço
Sócio do JDM

Anónimo disse...

Amigo, dia 03 de Julho, vei haver sessão de Câmara, a qual se inicia pelas 10,30, apareça, ai o TUTA vai ter que lhe responder.
Camara

Anónimo disse...

Eles comem tudo; é que é mesmo tudo.....

Anónimo disse...

É curioso saber o que se passa com a nossa classe política!
Passando-se este caso na Assembleia Municipal, e onde toda a classe tomou conhecimento que não há liberdade de expressão, quer os do regime que estão no poder, quer os da oposição, e principalmente estes, a quem compete esse papel, não utilizam essa liberdade de expressão e preferem alhear-se do que se passa à sua volta. Porque será, têm medo e receio de expressar as suas ideias?

Tal como também não a utilizam na própria Assembleia Municipal, o local próprio, os quais entram mudos e costumam sair calados, quando se trata de fazer oposição a sério, salvo uma ou outra honrosa excepção, como é o caso do membro da Assembleia Municipal Rui André, que ingloriamente luta contra tudo e contra todos. Parece que têm medo de confrontar com factos reais que todos sabem e que ninguém mostra coragem de dizer que o “rei vai nu”.

Isto só vem provar que o sonhador é totalmente isento e não pertence a nenhum partido ou facção, por isso não recebe apoio da classe política, o que ainda lhe dá mais uma áurea de prestígio por total isenção.

É com cidadãos destes que ainda vamos conhecendo, um pouco dos meandros da política onde se mostra que a maioria está irmanada na firme convicção, de ali estarem para defenderem somente os seus projectos pessoais, fingindo idolatrizar sem regateios os detentores do poder, na firme convicção que ainda lhes possa sobrar alguma coisa.

É por estas e por outra que a maioria da população não quer saber nada de política, e olha para os mesmos, com desdém e desconfiança.
Um abraço para si, meu caso Sonhador, tem aqui um seu admirador, e não desista de lutar pelas suas reais convicções.

Anónimo disse...

Cheguei aqui por acaso. Andava somente procurando fotos da terra do meu pai, e também onde eu vivi cerca de um ano de 1974 a 1975 e onde frequentei a escola por um ano.
Amava e ainda amo Monchique. Tenho esta terra no meu coração. Talvez por là estarem as minhas raizes paternais. Pouco me lembro mas do pouco que ainda me resta na memória (pois desde que emigrei nunca mais là voltei), està tudo muito moderno.
Nesta foto parece-me reconhecer o senhor de barbas sentado à mesa, não me lembro do nome, lembro que tinha duas filhas (Ana e Claudia), que por sinal tinham um bar/pub numa das ruas de Monchique, mas talvez a minha memoria me engane.
Mesmo assim este site jà deu para matar algumas saudades

Anónimo disse...

Não se trata da mesma pessoa.O Senhor de barbas a que se refere é o Monteiro (que foi comandante dos bombeiros durante muito tempo)e
este, na qual a sua atitude (incorrecta) está em causa na referida Assembleia Municipal de que é o Presidente da mesma, é o Reis Luís.

Anónimo disse...

Não se enganou muito,

Ambos são reformados e não fazem nada.
O da foto sonha um dia chegar a algum lado, e voltar a ser chefe de castelo.

Anónimo disse...

Senhor Sonhador

A foto é realmente da Assembleia Municipal ou é uma reunião do clube da bola.

O presidente é o mesmo e os outros elementos da bancada do ps são dirigentes do clube?

Anónimo disse...

conterraneos,

é a primeira vez que venho a este site e só tenho que dar os parabens por mostrar a nossa rica terra e o que por ca se passa.
Quanto politicas, nunca me disse nada e nem quero saber, porque saõ todos farinha do mesmo saco.
Como jovem sinto-me envergonhado por ter um presidente que só nos deixa ficar mal e ninguem se lhe opoe, parece a ministra da educação.
Já tenho saudades da critica original e interessante que a JSD Monchique fez sobre alguns assuntos da nossa terra.
Felizmente parece que o Rui André continua a ser o unico a dar luta ao Tuta.
Eu não tenho nada a ver com partidos, mas parece-me que ele é que é o único a defender a nossa terra.
Como atleta em Monchique, não no monchiquense, mas noutro clube, peço ao Sonhador que informe finalmente quem é o dono do campo. Aquele campo é municipal ou do clube dos amigalhaços?

PJ

Anónimo disse...

HÁ MUITAS MANEIRAS DE PROMOVER UM BOM BLOG.
A sua é original..o inimigo que pague as despezas...

Tiri.ri

Anónimo disse...

" Tem avonde" (como diria o parente). Caro Sonhador, n�o fique a� parado, embevecido, a contemplar os coment�rios. H� mais vida para al�m da Assembleia Municipal. Agora que nos habituou �s seus textos ilustrados com belas fotos, tem que nos aturar. E para a outra vez n�o se meta em tais "alhadas".
Cumprimentos do "velho" Crameia.

Anónimo disse...

Não se deixe intimidar amigo Sonhador, as politicas ignóbeis arrumaram com a nossa terra, mas daqui a dois anitos acredite que a coisa vai mudar.
Basta mostrar às pessoas as evidências, e fazer com que elas se unam por uma boa causa.

A comunidade Monchiquense tem muita força e vai renascer das cinzas.

Anónimo disse...

Faço um apelo para que a Comunidade Monchiquense vá às Assembleias Municipais,seja activa, participando nelas e reivindicando quando for o caso.
"A UNIÃO FAZ A FORÇA"

Anónimo disse...

Em Monchique,infelizmente,já só restam,velhos e parvos.Os espertos há muito que partiram,ou só veêm dormir a Monchique e/ou sacar o vencimento.
O resto são cantigas!

António Luis-65

Anónimo disse...

Já é habito o presidente da mesa da asembleia da C M Monhique não deixar as pessoas falarem quando de direito ou então cortar-lhe a palavra quando o tema não lhes convem.

Anónimo disse...

A natureza tem muita força e
a Democracia tem sempre solucôes!

O Tuta surpreendeu-me!
Tá velho,mas tem a coragem da opturnidade!
Quando já só tem parede..investe!
É tolerante..demais.
O alcol amacia os coraçôes.
Vamos lá a ver como descalça a bota!
Tem maus figados o "baixote",mas é inofensivo.
"Deus dá ruidade ,mas não dá força"

Toninho da Foia

Anónimo disse...

E,se o tal minorca "ninguém gosta de mim,não sei porqué"..bota a boca no trombone??????????????

Anónimo disse...

Se bota a boca no trombone.....então vem daí o velho ditado : " ZANGAM-SE AS COMADRES, DESCOBREM-SE AS VERDADES".
Alguém ainda se lembra, que numa noite...antes das eleições/2005,ele insinuou que ia contar umas coisitas....
Agora é que era boa altura para tal...Vamos coragem.

Anónimo disse...

Saudades do tempo que já passou. Era assim no tempo da outra senhora!


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor