18/06/09

MONCHIQUE E O PERIGO DOS INCÊNDIOS!

Hoje dia 18 de Junho de 2009 é mais um dia de altas temperaturas que elevam o nosso concelho para o risco de incêndio máximo.

Nesta altura do ano assim como os meses seguintes de Julho, Agosto e Setembro, os mais críticos, todo o cuidado não será demasiado para preservar o que de mais rico e belo o nosso concelho tem, que são as nossas majestosas florestas.

Por isso nada mais nos resta do que estar vigilantes porque, mais do que nunca, ninguém quer passar por tão dolorosas experiências como foi as vividas no verões quentes de 2003 e 2004 de tão triste memória para todos nós que amamos a nossa terra, mas que muito pouco foi feito para a limpeza das matas, conforme se pode constatar aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto nao se proceder ao ordenamento da Serra algarvia,começando pela Meia-serra,ou serra de Silves,nao ha muito a fazer em termos de incendios!
Alem do abondono progressivo e logico, do meio serrano, pelas populacoes seculares, por falta de condicoes economicas e sociais,foi dado uso errado,tipo petroleo verde'as terras em desuso.
As exoticas invadiram todo o concelho!
Sao elas a causa dos grandes incendios incontrolaveis!
Pouco se investe na prevençao!
Pouco se investe no ordenamento e repovoamento com especies naturais!
Tambem chamadas corta-fogos!
Temos a Serra algarvia ao deus dara!
E...sem serra algarvia nao ha agua!
E..sem agua ..adeus algarve!
Quando acordamos?
Possivemmente tarde demais!
Emir

Luis disse...

Caros senhores,
Monchique está abandonado?Se acham que está, proponham soluções lógicas e obvias,às entidades competentes e divulgem também á população em geral, para que todos possamos ter, e ver os verdadeiros empreendedores, provocando maior pressão nos responsáveis.Não vale a pena falar no que já passou,não se remedeia nada, devemos é, com o que temos arranjar as melhores soluções. Aos anónimos quer perguntar, o que é que fizeram, até agora, em prol de um melhor pelo concelho de Monchique.Como cidadão comum gostava de ver, saber, para poder comentar e dizer que o Sr.(X), fez isto ou aquilo em prol das pessoas do concelho ou das pessoas que visitam ou poderam visitar o concelho.Obrigado!

Anónimo disse...

aos senhores vou dar uma sugestao.porque nao aproveitar as pessoas que estao no desemprego a limpar matas,e outros que recebem subsidios tambem a serem uteis nas limpezas das estradas e das serras portuguesas que sao a nossa riquesa?esta teoria agora das exoticas nao me convence,metam os prisioneiros,os assassinos,os corruptos,os violadores ,os desempregados,os ladroes,os criminosos financeiros,a limpar as matas do nosso pais,a limpar os rios,as praias,as ribeiras etc facam desta gente seres uteis para a sociedade que tanto precisamos e ja agora tambem os drogados e os alcoolicos porque alem de contribuirem para uma sociedade melhor nasciam de novo para a vida.tenho dito.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor