04/06/09

ELEIÇÕES EUROPEIAS NO DOMINGO DIA 7 DE JUNHO!


Aproxima-se a passos largos a hora da votação!

O Povo português nunca foi chamado, até hoje, a pronunciar-se se queria ou não fazer parte da União Europeia, apesar de promessas feitas nesse sentido. Os políticos sempre têm demonstrado dificuldade em fazer cumprir os seus compromissos eleitorais.

No entanto os políticos de todos os quadrantes que já estiveram no poder, esquecem as promessas feitas, não se coibindo de apelar ao voto sempre que está em causa eleger mais deputados para o seu partido, sejam eles de esquerda ou de direita.

Ao contrário de muitos cidadãos que vêm apelando, em blogues, para que se vote em branco, não estou de acordo com essa solução que não vem ajudar nada em prol da democracia. Tal como também não estou de acordo com uma alta abstenção, apesar de ser o mais provável acontecer.

Porque votar ainda é gratuito, e não obrigatório, que ao menos sirva de protesto para dizer que não concordamos com as políticas implementadas. E a melhor maneira de o fazermos é votar nos que defendem, teoricamente, outras políticas mais consentâneas com o período conturbado em que vivemos.

Porque nem sempre voto no mesmo partido, para isso é que se fazem eleições para abalizar qual é o sentimento dos eleitores em determinado período da nossa vida colectiva. Desta vez vou-me juntar aos que votam no bloco de esquerda. Pode não adiantar muito mas também não atrasa de certeza.

Para as próxima eleições, quer as legislativas quer as autárquicas, daqui a poucos meses, o cenário já será outro e será outro partido o escolhido. A política não pode ser como no futebol que apoiamos sempre o mesmo clube durante toda a nossa vida.

A democracia é que não pode ser colocada em causa por causa dos erros crassos dos nossos políticos. Sem votos não há democracia. Apesar do muito descontentamento que por aí grassa, este regime, quer se queira ou não, ainda continua a ser o melhor até prova em contrário, e nenhum outro, até hoje, mostrou nos dar maior confiança.

5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Sonhador

Não posso estar mais de acordo consigo. Sempre tenho votado PS, mas desta vez vou mudar. Vou votar também no BE. Ao menos estes num estiveram no poder e pelo menos têm mostrado coerência com o que dizem e o que fazem e pelo menos denotam serem honestos. Nestas eleições para o parlamento europeu têm o meu voto.

Crameia disse...

Que a caneta não deixe de escrever no momento de votar!

Cirrus disse...

A minha caneta vai deixar de escrever... Nem lhe vou pegar - é dobrar o papelote e meter na urna.

Se ajudar a enviar a nossa classe política toda para Júpiter, óptimo.

Crameia disse...

O voto em branco é o voto de protesto. Quer dizer que quem votar em branco, protesta contra as instituições Europeias!

Anónimo disse...

Hoje é o dia das eleições! Eu vou votar!

Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente???????]

É este o título dum e-mail que anda por aí a circular


ISTO É ABSOLUTAMENTE MENTIRA!

Qualquer pessoa que tenha o mínimo de "conhecimento" sabe que tal afirmação só pode ser dita por "Desconhecimento" ou "Má Fé" !

O método de Hont - que é o aplicado em Portugal - baseia-se, única e exclusivamente, nos Votos VÁLIDOS - ou sejam todos aqueles que se encontram Bem preenchidos.

Tanto os NULOS como os BRANCOS Não Contam para a Eleição de qualquer Deputado.

Os Votos Válidos representam (para a contagem) 100% dos Eleitores que se manifestaram e é Daí que as "contas" são feitas!

Os Votos Brancos ou Nulos representam 0% (zero) para qualquer Eleição e Muito menos para "Pseudo-anular" Eleições.

Não Vá em Cantigas e ...Vá VOTAR onde melhor entender ! ... Mas ... Vá Votar !
De contrário Só está a Favorecer o Partido ou Grupo que NÃO QUER que Ganhe!

Por Muito que esteja descontente ... VÁ VOTAR!

O Texto que se segue é Pura especulação:


Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????


SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

Nenhum politico fala nisto... porquê?????????

Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))

A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!!

A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!

Espalhem para se obter a maioria.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor