06/01/08

PEDESTRIANISMO UM DESPORTO PARA TODOS!

(clique em cima das fotos para ampliar)

O Pedestrianismo é uma actividade com vertente lúdica e desportiva que consiste em realizar caminhadas por caminhos em espaços naturais, em permanente relação com a natureza como, montes, vales, bosques, entre outros, proporcionando o contacto da população urbana com zonas rurais e de montanha.

Por ser o desporto dos que andam a pé, é a modalidade mais simples do montanhismo, sendo por isso acessível a toda a gente, independentemente da idade ou até da sua preparação física.

Nos últimos tempos Monchique tem vindo a ocupar devido às suas características excepcionais do concelho, um lugar de destaque nesta prática, reunindo todas as condições, apesar duma expressiva desertificação humana que se tem acentuado nos últimos anos, sendo ainda possível, contudo, observar a prática da agricultura em socalcos feitos de muro de pedra construídos à mão.

A própria Autarquia consciente que está em franco desenvolvimento o hábito de realizar passeios a pé, modalidade já bem conhecida noutros Países europeus, já há muito que aprovou três percursos: o trilho da Foia, o trilho das Caldas-Picota e o trilho dos Moinhos.

A iniciativa privada atenta ao desenrolar desta prática desportiva criou empresas com vista em explorar uma actividade que se pode tornar lucrativa, tendo algumas delas sede no próprio concelho, como é o caso desta empresa, aqui referenciada, que criou os seus próprios percursos.

Com a criação da Via Algarviana tudo se conjuga para que o concelho de Monchique possa num futuro próximo beneficiar da sua posição estratégica que ocupa no distrito Algarvio em relação a esta prática desportiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bravo, Ambrósio!

Unknown disse...

Olá!
Parabéns pelo blog.
Também adoro o pedestrianismo e tudo o que se relacione com a natureza.
Um abraço


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor