13/08/07

UM ESCÂNDALO COM 13 ANOS, AINDA, SEM FIM À VISTA!

SNAK-BAR A NORA, PROPRIEDADE DA AUTARQUIA!

Um verdadeiro escândalo, com 13 anos, que só agora, talvez, seja possível apurar as responsabilidades!

Deu entrada na Autarquia uma proposta com um pedido de inquérito ao Café – Snack-bar A NORA, do conjunto das sete apresentadas, subscrita pelos vereadores António José Santos e Rui Andrez do PSD que teve lugar na reunião ordinária (pública) realizada no dia 07-08-2007. A proposta foi aprovada com os votos dos vereadores proponentes da mesma e do vereador Carlos Henrique.

A verdadeira história que ainda falta contar:
Decorria o ano de 1994, foi pela primeira vez a concurso, o snack-bar a Nora. O mesmo foi adjudicado a um primeiro empresário que nunca pagou qualquer factura de energia eléctrica, na ordem dos milhares de escudos (na altura). Os encargos com a mesma foram sempre integralmente suportados pela Autarquia.

O inquérito (a ser feito) irá revelar, ainda, todos os contornos dum contrato que foi cumprido e o que, porventura, ainda faltou cumprir, conforme o estipulado, até o mesmo ter terminado muito para além do prazo acordado.

No dia 14 de Outubro de 2005 foi assinado novo contrato, com o início no dia seguinte, com o actual concessionário, num concurso que deixou perplexos, todos os outros concorrentes a que a ele concorriam. O mesmo chegou à exorbitância de 4800 euros mais IVA a pagar mensalmente. O concurso foi no final, somente, disputado entre o anterior concessionário e o actual.

Muitos concorrentes se interrogaram, depois, como foi possível os dois intervenientes se digladiarem, entre si, ao ponto de inflacionar o preço até chegar a esta quantia final. Ninguém acreditava que fosse possível suportar tais encargos. Agora é mais fácil compreender o porquê do seu interesse, e o seu desfecho tão irrealista.

O actual concessionário pagou no ano de 2006 uma única mensalidade. A energia eléctrica continua a ser paga integralmente pela Autarquia. No contrato de concessão, assinado entre ambos, não consta tal benesse como prerrogativa. A autarquia nada recebe, mas em compensação está a pagar, indiscriminadamente, o que não gasta.

Quem são os responsáveis por este desleixo e incúria a que chegou a Autarquia?
Alguém vai ter que ser responsabilizado para pagar os dinheiros da Câmara mais o IVA que são pertença do Estado e, que assim, não foram cobrados e por isso não entregues!

Resta saber, é quando isso vai ser feito, enquanto estiverem à frente dos destinos da Autarquia, os mesmos que têm pactuado com o seu silêncio e omissão este verdadeiro escândalo em que a Autarquia está a ser lesada em milhões de euros.

25 comentários:

Anónimo disse...

Em 14 de Outubro de 2005, foi celebrado um contrato com um novo concessionário,que até é militante do PSD, mas que esteve no jantar de apresentação da candidatura do Tuta e que deu um pequeno contributo para a sua campanha, atacando o Santos.
Fiz-me entender?Está tudo tão claro.......

Anónimo disse...

Isto vai acabar mal para o Tuta e mais uns quantos. O tuta até é capaz de ir preso no fim do reinado.

Anónimo disse...

No fim do reinado?
Será que vai aguentar-se até lá?
Com a actual "minoria" na Câmara?
E com esta e mais descobertas que virão a ser feitas?
Vamos é ter eleições antecipadas,
que vai ser o mais certo.

Anónimo disse...

o fim do reinado é quando ele cair, no fim do mandato, daqui a um mês, seis meses, não interesa quando desde que caia.

Anónimo disse...

Se assim é todos os comerciantes de Monchique têm os mesmos direitos.
A Câmara vai ter que reembolsa-los da luz paga durante os últimos treze anos, para não falar da água mas essa o estabelecimento deve ter abastecimento directo da NORA, se não justifica aquele nono andar ali às voltas em sentido contrario.
Só nos faltava isto, que mais nos ira acontecer com estes bandalhos.

Anónimo disse...

As pessoas de Monchique tem de acordar, andaram a ser roubadas estes anos todo, e não foi só o tuta muitos mais encheram-se à custa dest sistema. Agora com o vereador que largou o tuta, e que já tratou da vidinha (reformou se)ainda se vai saber de muita coisa

Anónimo disse...

O blog do amigo "sonhador" começou tão bonito, agora está a mudar de rumo. Até poderá haver quem goste! Eu, nem por isso: Não gosto muito de certas atitudes que o presidente tomou, mas daí até crucificá-lo!... Nós, em Monchique, não somos assim! Isto é apenas febre ideológica de alguns incontinentes verbais.
Se me fosse permitido gostaria de sugerir ao amigo sonhador que nos continue a brindar com as coisas bonitas da nossa terra.
Saudações.
Crameia

Sonhador disse...

Meu caro Crameia.
Tenho por si o máximo de estima e consideração. As suas opiniões são sempre por mim levadas em consideração. Os seus comentários sempre me têm acompanhado assim que iniciei o blogue no dia 16-03-07 e logo no dia 18-3-07 tive uma primeira opinião, que me deixou muito sensibilizado. Se me quiser contactar através do E-mail que está no rosto do mesmo, terei todo o gosto em trocar opiniões consigo.
asonhar@gmail.com é o referido endereço.
Saudações amigas.

Anónimo disse...

É assim a vida, a verdade sempre incomodou muita gente, por isso a mesma sempre foi considerada de revolucionária.

Anónimo disse...

a população é sempre livre de escolher continuar com as coisas como estão

Miguel Seabra

Anónimo disse...

O concidadão Crameia fala da febre ideológica e da incontinência, sem se aperceber que o diagnóstico é muito mais sério, estando a coisa já nos Cuidados Intensivos.

Não basta as bonitas fotos do blog, a coisa também tem de fazer sentido e de preferência com a participação dos Monchiquenses e não com mercenários a soldo vindos não se sabe bem de onde.

Sobem a serra uma vez por dia para receber a mesada e depois voltam rapidamente para o allgarve onde residem e realizam as suas tarefas diárias!

Anónimo disse...

O senhor Tuta não vem todos os dias cá a Monchique. Vem uns dias e outros não vem e quando chega vai-se primeiro tratar à Charrete, e o povo de Monchique é que paga a conta através da câmara.
Maria T.

Anónimo disse...

assim se pode ver como este concelho é ou era governado .

ao sabor do Ti Tuta

abramos olhos povode monchique

Anónimo disse...

Sr. Presidente Tuta, PRESTE BEM ATENÇÃO AO QUE VOU ESCREVER:para bem da população de Monchique e da sua própria saúde (todos nós sabemos que INFELIZMENTE não está bem) não dê continuidade ao seu mandato.
Vá descansar para Moçambique ou para o Brasil.....

Anónimo disse...

Ai Tuta, ai Tuta...

Anónimo disse...

Aconselho-vos a ler a penúltima página do jornal "O Barlavento" de 16 de Agosto.
Quanto a mim, acho que vamos ter eleições intercalares em Monchique, à semelhança do que aconteceu em Lisboa.
Adeus Tuta......

Anónimo disse...

Ganda truta...

Anónimo disse...

Observando os comentarios, sou obrigado a fazer as seguintes perguntas: A democracia nao chegou a Monchique? As pessoas tem medo de se identificar? Ou todos pertencem a alguma familia numerosa chamada Anonimo?

Anónimo disse...

Acho que o dr. Tuta havia de continuar presidente,as pessoas já o conhecem há muitos anos, é mal educado mas não se sabe se os outrs depois não eram ainda mais mal educados que ele Graça Simões

Anónimo disse...

Ah povo de Monchique!!!!!ainda apoiam e votam num PRESIDENTE MAL EDUCADO?

Anónimo disse...

Monchique?...só visto,contado ninguém acredita!
Não há muitos Albertos João,mas infelizmento..acabedou-nos um.
A-de passar!

Anónimo disse...

QUANDO A VERDADE NÃO TEM PODER!

O silêncio dos visados a esta notícia aqui publicada, é a prova evidente que não têm resposta, nem desculpa para um tão mau exemplo. Alguém pensa que a deixavam passar em claro se a mesma fosse falsa? A Autarquia e os empresários visados já tinham colocado o autor do blogue, que está identificado, em Tribunal por difamação, e não havia nada nem ninguém que o defendesse. Era a grande oportunidade para calar uma voz incómoda.

Como as notícias são verdadeiras, sabem o que acontece? Nada…rigorosamente nada, mesmo sabendo-se que a notícia se espalhou por todo o concelho e pelo País. Assim nada mais lhes resta do que se confinarem ao mais absoluto silêncio, esperando que o passar do tempo é o melhor remédio para diluir as notícias que incomodam.

É assim a Democracia, podem dizer-se as verdades e nada acontece. Quando são mentiras, vestem a pele de vítimas e aí há logo danos morais e patrimoniais que têm que ser ressarcidos de quem foi, ofendido, e lesado por terceiros.

E agora quem é que defende o Estado, que somos todos nós, quando o mesmo é lesado nos seus interesses? Esta é uma pergunta que, já se sabe, vai ficar eternamente sem resposta!

Anónimo disse...

Hoje mesmo saiu um comunicado do PSD em resposta ao comunicado n.º 01/2007, do Partido socialista. O PSD menciona no dito comunicado que a Câmara arrendou um estabelecimento comercial e que a mesma se esqueceu de cobrar a renda desde Fevereiro de 2006. Também o PSD se esqueceu de dizer que é a Câmara que paga integramente a energia eléctrica do dito estabelecimento muito acima dos 500 euros mensais, durante os treze anos que o mesmo esteve arrendado.

E também porque não sabia ou também se esqueceu, que o escândalo continua, pois o snak-bar a Nora além de não pagar a electricidade, também não paga a água que é consumida no dito estabelecimento. Aí nada está em dívida, porque mesmo que a Câmara quisesse que a dívida fosse saldada, não havia possibilidade de o fazer.

Porque nem sequer é emitida qualquer factura, a mesma é como se fosse clandestina. É só consumir, porque é tudo gratuito. Nem sequer há um controlo para fins estatísticos, para a Câmara saber qual o seu consumo. Um estabelecimento com as mesmas características gasta normalmente à volta de 100 Euros mensais em consumo de água, aqui em Monchique.

É mais uma dívida que nunca será paga durante os 13 anos de exploração do dito estabelecimento, com dois empresários diferentes que nunca pagaram nada. Quem é o grande responsável por todas estas trapalhadas e todo este desleixo? Alguém vai ter que repor todo o dinheiro que só à Autarquia pertence!

Anónimo disse...

Peçam o dinheiro aos casinos,pois é lá que ele é gasto...

Anónimo disse...

ESCANDALOS ALGO QUE JA NAO E DE ADMIRAR EM MONCHIQUE O POVO ACCHA QUE O D.TUTA TEM FEITO DE MONCHIQUE UM PARAISO NO DESERTO QUE CONTINO PARA VER SE CONSEGUE EM LUGAR DA AREIA QUE NASCE ÁGUA PARA DAR CONTINUACAO HÁ PRAIA DA ROCHA QUE CADA VEZ SE ENCONTRA MAIS LONGE NO TEMPO PORQUE A NOVA ESTRADA DE MONCHIQUE PORTIMÃO TEM LEMITES DE VOLECIDADE QUE NAO EXISTE NA N.125


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor