02/05/07

TANQUE DO POVO NO VIADOR!

(clique em cima da foto para ampliar)
Um património a conservar!

Inaugurado em 4-6-1928, foi restaurado em 20-12-1983, pela Junta de Freguesia de Monchique, de então para cá, não mereceu obras de grande reparo.

Os turistas, com toda a sua sensibilidade, interessam-se por tudo o que foge ao vulgar, só que por vezes, ficam desiludidos com o que vêem.

Com um pouco de trabalho e cal, poder-se-ia cuidar um pouco melhor daquilo que é nosso, e tanto orgulho nos devia merecer.

Para poder mostrar aos nossos visitantes que sabemos cuidar com carinho o que os nossos antepassados nos deixaram como legado, e que devemos preservar como símbolos da nossa identidade cultural.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo consigo.
O nosso património é tantas vezes esquecido, votado ao abandono silencioso, sem que aqueles que têm o poder de o restaurar preventivamente lhe dêem a oportunidade de permancer de pé, contando a sua história.

Até porque estruturas como os lavadouros municipais, os conventos e os colégios são, em grande medida, factores apelativos ao turismo, e consequentes vantagens económicas para o concelho.

A sua conservação poderia, ela própria, servir para sensibilizar os mais novos a preservarem a sua identidade e a memória colectiva.

Só teria vantagens!

O nosso património precisa de nós, tanto quanto nós precisamos dele.

Anónimo disse...

....Iam chegando muito cedo, as mais velhas primeiro(velho dorme pouco).depois as outras..começava o "jornal"..os boatos,as maldissências..as novidades de amores morais e imorais...
Havia uma hiriarquia de lugares..
havia respeito pelas mais velhas..
lavar roupa suja a montante..equivalia a uma declaração de "guerra"
Hai meu tanque do povo se tu falasses o que tu sabes não cabia em mp3...de 5 gigas.
Foi uma obra da Republica.
Há que respeitar.
Ainda é memoria..há que rspeitar.
Assim como as fontes...da Mata-porcas..ao abondono
do Castanheiro...desprezada...
Temos o que merecemos?
Talvez.
Ps.O Mistério do Sino da Praça do Peixe"(livro a sair para as bancas ,brevemente) tem 2 capítulos relacionados com pistas encontradas no Tanque do Povo.
jinhos.."olho vivo"


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor