21/05/07

A ESTUPIDEZ SEMPRE ME FASCINOU!


A MINHA, É CLARO, E A DOS OUTROS!

INTRODUÇÃO-A ESTUPIDOLOGIA DE CARLO M. CIPOLLA!

A estupidez é uma ciência recente, fundada pelo prof. Carlo M.Cipolla. Foi ele quem pela primeira vez estabeleceu de uma forma rigorosa os princípios que caracterizam de um ponto de vista cientifico o comportamento da estupidez. O comportamento dos estúpidos, tal como Cipolla demonstrou no conhecido ensaio “As leis fundamentais da estupidez humana”, é regulado por 5 leis fundamentais.

1ªLei-Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação.
2ªLei-A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer característica dessa mesma pessoa.
3ªLei-Uma pessoa estúpida é aquela que causa um dano a outra pessoa ou grupos de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo vir a sofrer um prejuízo.
4ªLei-As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos, esquecem-se constantemente que em qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos revela-se infalivelmente um erro que se paga muito caro.
5ªLei-A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.
Corolário – estúpido é mais perigoso que o bandido.

Convém ainda referir que as pessoas são classificadas na estupidologia, de acordo com Cipolla, em quatro grandes grupos – crédulos – inteligentes, bandidos e estúpidos -em função dos resultados por si desencadeadas – considerando simultaneamente os resultados para si próprias e os resultados para outras pessoas.

O CRÉDULO – Provoca um resultado negativo para si, positivo para as outras pessoas.
O INTELIGENTE – Provoca um resultado positivo para si e para as outras pessoas.
O BANDIDO – Provoca um resultado positivo para si, negativo para as outras pessoas.
O ESTUPIDO – Provoca um resultado negativo para si e para as outras pessoas, tal como se define na 3ª Lei fundamental.

Este é um extracto do referido estudo. Aconselho a leitura atenta de todo o ensaio. “As leis fundamentais da estupidez humana”de Carlo Cipolla, de quem ainda não as leu.

1 comentário:

António disse...

Nem sempre os estúpidos, parecem aquilo que são, e muito menos pelo seu aspecto físico. Estúpido é aquele que prejudica os outros e acaba a prejudicar-se a si próprio. Neste caso parece-me que não é nem uma coisa nem outra, não prejudica os outros nem a si próprio. Vendo bem até pode estar ali um grande inventor, poderá até ser uma maneira de ter água destilada em casa, sem ter que fazer grandes investimentos, E quem sabe se não poderá acontecer, de uma ideia aparentemente estúpida, não sair dali um grande invenção, com repercussões a nível mundial.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor