18/05/07

LINCE IBÉRICO NA SERRA DE MONCHIQUE!


Será este o lince Ibérico que muitos procuram, mas que só alguns privilegiados dizem ter avistado na serra de Monchique?

Entre os muitos que dizem ter visto o lince, só a alguns se poderá dar um pouco de credibilidade.

Porque será que o lince é assim tão difícil de pôr a vista em cima?

Seja como for, uma certeza podemos ter, são tão poucos, que o mais certo é a sua extinção a curto prazo, se não forem tomadas medidas concretas e urgentes para a adopção de medidas de conservação de habitat.

Parece que a União Europeia já interiorizou o problema e aprovou um novo orçamento de 25 milhões de euros, valor sem precedentes no âmbito da conservação de espécies ibéricas ameaçadas.

6 comentários:

António disse...

E o problema é que por causa do lince ainda a barragem do Odelouca está por concluir. Que mal fazia a barragem, se até o lince, poderia aproveitar para ir tomar banho e aproveitar-se dos coelhos, ratos, patos, perdizes lagartos etc., que também procuram a água para complemento da sua alimentação. Enfim andamos todos pendentes de um lince, que ninguém ainda viu e certamente nunca vão ver.

Anónimo disse...

Há algumas decadas era frequente ouvir-se falar de linces, inclusivamente uma vizinha tinha a pele de um que tinha sido caçado numa batida que os caçadores tinha feito. (foi abatido ao sair de uma mina de água), porque o animal andava a caçar gatos e cães pequenos na região. Desde então esporádicamente ouve-se falar em avistamentos, mas nada de concreto. Mas eu tenho a forte convixão que eles ainda não se extinguiram e que urge fazer qualquer coisa.
Crameia

Anónimo disse...

Soberbo...será talvez a única palavra para defenir este belíssimo animal!
É no momento uma prioridade para a Europa,sim.
Até ao momento sabe-se que numa área que vai das serras de Monchique até Almodôvar existem índicios...e deixem-me dizer-lhes,os índicios são; rarissimos!
É um animal que usa como zona de caça(sobrevivencia)muitas centenas de hectares.
Depende como fonte de alimentação de animais vivos,coelhos especialmente ,e bácoros de javali,não come carne morta.
Sobreviveu até hoje,graças a esse mecanismo de defesa,a armadilhas e iscos venenosos.
Está no topo da cadeia alimentar,é um predador selectivo.
Assim como o é o lobo.
A barrajem do vale do Odelouca..será sempre um "muro"!
Menor ,felizmente,mas ainda assim um obstáculo a que um animal em gravíssimas condiçôes de sobrivencia continue a existir para disfruto dos nossos filhos e de todos os cidadôes do mundo!
Em 70 foi ouvido o fantástico grito de cio...arripiante..ouve-se a kilometros,em 74 foi morto um (á traição)no Monte Velho,em 75 foi avistado um (coisa rarissima)numa batita ás raposas,no Barranco da Carrasqueira,junto á Pedra do Alguidar.
O caçador que o viu..ficou como "bloqueado",antes do o ver numa pernada baixa de uma alfarrobeira,(calmo..e sereno)
"sentio-o"e esse sentimento foi de uma PRESENÇA forte...no ar!
No meio da sua paralesia...viu-o magestáticamente..descer ,e tal um fantasma ..desaparecer.
tabém lhe chamavam os antigos-O Senhor das Sombras!
Os Espanhois só nos cedem algum exempar lá para 2015..promessas.
e estamos compremetidos com Bruxelas...fazes a Barragem..mas repôes a cadeia alimentar..senão...
O desenvolvimento é uma matéria muito complexa!
Não justifica tudo..e meu Deus á tanta igorância!
Os fundamentalistas..são gente que ou é inculta ou não aprofundou os "dogmas"!
viva a juventude Monchiquense.
Emir

Sonhador disse...

O que terá acontecido ao nosso estimado EMIR, que já há muito tempo não nos delicia com os seus comentários sapientes.
Um abraço do Sonhador!

Anónimo disse...

Eu que tanbem sou sonhador,mas que sonho desenvolvimento para a regiao onde nasci, tanbem tenho algo a diservos;o gato que voces tanto veneram,nao vos trara nada para vos alimentar,nunca en tenpo algum apreciei tanta burrice,a agua da barragem trara alimento e desenvolvimento,matara a cede a muita gente,fara crescer muita arvore de fruto,muita agricultura que tantos beneficiarao.o lince? que vos trara??? Nada, menos que uma galinha num galinheiro, que alimentada como deve,ainda vos dara os ovos e a sua carne.Sem querer ofendervos ,vos sois como as mulas,que atreladas na carroça e com os cabrestos convenientes so olham numa direçao.So lamento que ponham em primeiro lugar, a existencia de um animal,em vez do desenvolvimento da vossa terra. A nao ser que quem aqui escreve estas legendas seja PORTUGUES por conveniencia????????????SERA??????

Lightalive disse...

Há aqui um pouco de extremismo...
O lince-ibérico e o desenvolvimento de uma região podem e devem conviver juntos.
A barragem de Odelouca até pode não prejudicar ninguém e só ajudar e até possivelmente não irá prejudicar tb o lince-ibérico.
Esse sr. Anónimo que postou, devia era também lembrar-se que os linces são bons para o turismo ecológico e que atraem divisas. Outra coisa é que os linces são importantes para a saúde ambiental, pois impedem que certos animais sejam praga e eliminam os mais fracos e doentes. Cada animal tem um papel na natureza e homem não tem nada que andar a enjorcar o meio ambiente.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor