
A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve aprovou, no passado dia 30 de Março, por unanimidade, a candidatura de Rui André à presidência da Câmara Municipal de Monchique.
O blogue MONS CICUS Já tinha aqui adiantado que Rui André era o candidato do PSD. Transcreve-se em baixo o texto do Jornal Barlavento com o seu currículo.
Rui André, nasceu há 34 anos em Monchique, onde sempre residiu.
É licenciado em Educação Visual e Tecnológica, professor de profissão.
Do seu currículo, constam a frequência na Pós-Graduação em Arqueologia e Património, um diploma em Design Gráfico e Comunicação, um curso de especialização em “Educação Artística”, um curso de especialização em Educação Especial e Terapia de Arte; frequência de um Master Internacional de Criatividade Aplicada Total e ainda uma série de Acções de Formação e Cursos de interesse pessoal, nas áreas do Património, da Arquitectura, Ambiente e Ordenamento do Território e um Curso de Estudos Políticos Aprofundados da Universidade de Verão 2003, promovido pelo PSD, JSD e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro.
Do seu currículo de funções públicas, destacam-se: Dirigente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Beja e Federação Académica do Baixo Alentejo, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Monchique, membro da Assembleia de Freguesia de Monchique, vereador da Câmara Municipal de Monchique, candidato à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 2005.
No âmbito partidário, ressalta a liderança da Juventude Social Democrata de Monchique, vice-presidência da Comissão Política Distrital da JSD Algarve e a presidência da Comissão Política de Secção do PSD Monchique, funções que desempenha actualmente.
No seu envolvimento com a sociedade civil, preside às assembleias-gerais da Associação “Danciarte” Grupo de Recolha e Difusão Cultural de Monchique, da Associação Ambiental “A Nossa Terra” ONGA de Monchique, da Associação “Monchique Montanha Clube” de Monchique sendo ainda Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monchique (desde 2005).
Rui André é apresentado pelo PSD/Algarve, em comunicado, como «firme nas intenções, convicto no objectivo de vencer, próprio da sua jovialidade e vontade de “mudar o mundo”, em particular, a vontade de alterar a inércia que afecta o seu município, mas pessoa respeitadora do seu semelhante»
Os social-democratas acarescentam ainda que Rui André defende «a política com ética e proximidade com os cidadãos».
Regionalista convicto, é coordenador do Núcleo Municipal de Monchique do Movimento Cívico “Regiões, Sim!”.
A anteceder a votação que aprovou a sua candidatura, o presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota afirmou que «Rui André representa a renovação dos quadros políticos do PSD. Ele é a grande esperança para dar o passo final rumo à mudança de liderança do município de Monchique, depois de outros passos importantes, que outros social democratas deram até agora».
«Chegou a hora de colocar Monchique no mapa da modernidade, do crescimento económico e do respeito pelos princípios democráticos. Chega de marasmo. Rui André tem qualidade, tem formação, e tem disponibilidade para resolver os problemas dos habitantes de Monchique», acrescentou Mendes Bota.