16/03/09

BLOGUE MONS CICUS FAZ DOIS ANOS E APRESENTA O SEU CANDIDATO!

(clique em cima da imagem para ampliar)
Dia 16 de Março de 2007 começou este blogue. Já se passaram dois anos!

Tal como há um ano atrás, também comemorei o primeiro aniversário como se pode testemunhar clicando aqui. Durante este último ano muitos acontecimentos se sucederam no País e no Mundo que vão deixar marcas para a história. Este ano também não há grandes motivos para comemorar seja o que for. A crise chegou a todo o lado e está para durar.

Monchique não foge à regra. Só que por cá a crise tornou-se endémica há muito tempo. Monchique nos últimos anos tem vivido sempre em crise. Só o poder de improvisação, por parte dos munícipes em idade activa, ainda os vai mantendo com algum ânimo para sobreviver com alguma dignidade.

No entanto Monchique já foi um concelho rico. Tem potencialidades para continuar a sê-lo. Não se tem sabido aproveitar o que a mãe natureza colocou ao nosso dispor. Com uma serra cheia de tantos encantos como é possível não se saber tirar proveito desta riqueza natural? O turismo tem sido mal aproveitado, e muito pouco acarinhado, pelas autoridades competentes.

Também este blogue tem sofrido algumas vicissitudes por causa da falta dessa iniciativa que tem faltado ao poder actual. Sem acontecimentos, digno de nota, não há notícias. Não é com a Feira dos Enchidos, uma vez por ano, onde se gasta, desmesuradamente, mais do que aquilo que se obtém, que se resolve os nossos problemas. Monchique está parado no tempo há muitos anos com falta de ideias. Gastar dinheiro em festas e festarolas todos sabem fazer. Temos por aí outros exemplos de outras autarquias e com os resultados que se conhecem.

Em ano de eleições é necessário que algo mude. Precisamos de gente nova, nascida na nossa terra e com amor pela mesma, com mentalidades mais evoluídas e com outra cultura, e acima de tudo com vontade de lutar, com outra força anímica, para que Monchique possa singrar e ter um futuro melhor que todos almejamos. Esta é uma oportunidade que não podemos rejeitar. Não podemos esperar mais quatro anos para que tudo fique rigorosamente na mesma.

A maioria das promessas, mais importantes, que foram feitas ao longo de 26 anos só serviu para manter anestesiada grande parte da população de Monchique. As mesmas não foram cumpridas. É tempo de dar oportunidade a outros para que as possam concretizar. Porque há mentiras que até eram verdades. Simplesmente esqueceram-se de acontecer!

22 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Sonhador: simplesmente maravilhosa a sua análise do que se passa em Monchique.É só veracidade.
NEM SEI COMO O TUTA, AINDA TEM CORAGEM DE SE CANDIDATAR.
A sua política para o concelho de Monchique, já estÁ esgotada há muito tempo.
Força Rui.

Anónimo disse...

eu gostava que o rui ganhasse mas é muito dificil pois o tuta tem sempre votos garantidos por exemplo dos empregados da câmara e suas respectivas familias e também alguns velhotes que não pensam por si que são de 4 em 4 anos persuadidos a votar tuta.
Se o rui não ganhar estas de certeza que ganha daqui a 4 anos pois quando o tuta sair, os outros membros do ps monchique ainda são piores que ele.

Anónimo disse...

Parabéns ao melhor Blogue Mundial. O Blogue Mons Cicus. Que continue por muitos e bons anos.
Rui Duarte

Anónimo disse...

Já agora: repararam há quantos anos o PSD governa em Marmelete? 20! Outra curiosidade: sempre a mesma « família »! Outra questão: o que é que lá se fez para além de festas ? Dizem-me que nada !
E no Alferce PARECE QUE É O MESMO: NADA!

Anónimo disse...

Já foi o tempo em que quase todos os funcionários da Câmara apoiavam o Tuta.Nos dias de hoje, isso já não se passa.
E nos bombeiros ,então já quase que é o contrário.
Os tempos são outros.As pessoas querem é malta nova com ideias novas.

Anónimo disse...

Vai ser a maior vitória de sempre do tuta. Candidato do ppd sem qualidade , competência e carisma.Estão a queimar mais um e daqui a 4 anos avança alguem com capacidade: Várzea.

Anónimo disse...

Monchique está moribundo!

Isso é um facto inegável que ninguém ousa constatar. Porque todos falam em uníssono no mesmo. Ainda existem pessoas válidas que poderiam e deveriam dar um safanão a esta letargia que se instalou no concelho.

Mas a maioria prefere ficar agarrado às vizinhanças do poder, porque é mais cómodo, mais simpático e acima de tudo mais confortável. Outros já tiveram tempo de formar famílias que se instalaram na autarquia e são os maiores apoiantes desta política de interesses.

A saída de muitos dos antigos e fervorosos apoiantes desde a primeira hora, tem sido uma constante. Desses já só restam muitos poucos, conta-se pelos dedos duma mão, mas em compensação tem sido compensada com a entrada de novos bajuladores à espera duma migalha que lhes possa cair em sorte.

Outros apesar de manifestamente pertencerem a outra cor política não lhes interessa fazer ondas por ter interesses a defender. E as benesses são compensadas com o seu silêncio cúmplice.

Outros ainda esperam a sua vez, que a promessa há anos prometida, com uma paciência de chinês que o caminho ainda seja alcatroado para a tal propriedade privada. Outros, ainda, que não precisam da Autarquia para nada, estão pura e simplesmente se marimbando e não querem saber de nada do que se passa à sua volta, votando no partido do poder só porque é o seu.

Constata-se assim que se formou uma maioria que não tem interesses para que isto mude. Mas haverá um dia em que vão por a mão na consciência e perguntar a eles próprios se não serão os maiores culpados para Monchique ser governado por outros interesses maioritários que vêm de fora, e que nada tem contribuído para a falta do desenvolvimento da terra e muito menos com os interesses da população local.

Anónimo disse...

A autarquia de Monchique e o site da transparência. Veja clicando
aqui os 5 registos nele encontrados e as quantias dispendidas em eventos pela Feira dos Enchidos. Esperemos que, pouco a pouco, todos aqui sejam registados. Aqui só aparece a compra duma viatura para transporte de crianças. No entanto foram compradas três na mesma data ao mesmo fornecedor.

Anónimo disse...

Tou em Monchique há mais de 20 anos e nunca votei porque tenho origem alemã mas agora vou votar porque não sei como pessoas de Monchique continuao apoiar um incompetent com um tesouro e a morrer de fome. Este terra é o futuro e é um paraiso. Conheçe o Andre e sabe quele é creativo o suficiente para mudar Monchique. Vamos apoiar este jovem promessa e defender o nosso futuroo e da nossa cultura e do ambiente.
Força Andre

AM

Anónimo disse...

Tenho uma grande dúvida em relação a esta candidatura. Se Rui André renunciou ao mandato de vereador, por não ter tempo para o mesmo, devido à sua vida profissional, terá tempo para ser presidente da câmara? É verdade que , tal como Tuta, vive fora de Monchique? Se assim for, esqueceu-se das críticas que fez no passado.

Sonhador disse...

Meu caro José Silva!

As suas dúvidas vão ser esclarecidas: Rui ANDRÉ desempenha actualmente as funções de Deputado na Assembleia Municipal, em tempos passados já desempenhou o cargo de vereador em regime de substituição no mandato 2001/2005. O que não é agora o caso.

Rui ANDREZ é que desempenhou as funções de vereador tendo renunciado ao mandato no passado dia 30 de Janeiro conforme se pode ver clicando aqui no site da autarquia.

Penso ter esclarecido as suas dúvidas já que se trata de pessoas diferentes. No entanto não é o único com essas dúvidas já que os nomes parecidos têm induzido em erro algumas pessoas.

Um abraço e volte sempre!

Anónimo disse...

Vai dar ao mesmo. Se a pessoa não tem disponibilidade, para que é que se candidata? É porque "fica bem" aparecer no topo de uma lista ou ter uma fotografia num folheto? Porque não dar primazia às pessoas que podem e querem fazer algo por Monchique? Para mim são todos "farinha do mesmo saco", apenas as cores são diferentes. Não vejo diferenças em termos de políticas, idéias e atitudes. Se uns são criticados por não fazer isto ou fazer aquilo, por fazerem tudo mal, do outro lado não surjem idéias que me façam acreditar que há alternativa.
Assim vai Monchique: MAL!

Anónimo disse...

E assim, também vai MAL a cabeça do Sr. José Silva.....CUIDE-SE.

Anónimo disse...

TODOS COM O RUI...
TODOS POR MONCHIQUE
TODOS PELA SERRA
TODOS PELA DEMOCRACIA,FILHA DA HUMILDADE!
TODOS PELA CULTURA..MAE DAS COISAS!
TODOS PELO FUTURO..CONTRA A IMCOMPETENCIA!
TODOS COM A MUDANÇA!
TODOS..COM O RUI..O CORAJOSO!

eMIR

Anónimo disse...

SEnhor José da Silva ainda não percebeu que não pessoas diferentes?

Anónimo disse...

eu gostaria de ver o sonhador a concorrer ás proximas eleiçoes como independente eu acho que até faria melhores resultados que os anteriores candidatos eu apoiava-o e até tem tempo,disponiblidade e bons modos e muita sabedoria

Anónimo disse...

cá para mim o sr sonhador ou é o próprio rui andré ou alguém muito próximo dele que está a fazer campanha a favor dele e contra o tuta.

Anónimo disse...

Depois deste tempo todo, ainda não sabe quem é o Sr. Sonhador ? Valha-me Deus.....há cada um !!!!

Anónimo disse...

Como é óbvio ninguem no seu perfeito juízo apoia um energúmeno que aquando dos incêndios de 2003 vomitou o seguinte: " As pessoas de Monchique, têm o que merecem"...
Acho que isto diz tudo... Mudança sim, mas com sentido e Carlos Tuta continua a ser o menos mau neste capítulo...

Anónimo disse...

Finalmente um apoiante do tuta que reconhece necessidade de mudança.
Tambem acredito na mudança, mas O SEU A SEU DONO e nao vale criar factos onde nao há e a afirmaçao dos incendios foi feita por outro ilustre monchiquense que nem aprecio, um escritor muito conceituado.
Vamos elevar a qualidade de opiniao, mas sem mentiras.

AA

MS disse...

sr sonhador,
Ainda existe PSD em Monchique????
Agora em tempos de eleições poderão aparecer alguns que andam escondidos com medo.
Gostava de ver o PSD de Monchique como já foi.

Anónimo disse...

Manuel Valerio ( Manuel Oliveira )

Apesar de não votar em Monchique por motivos de residência ( Lagos ), venho expressar todo o meu apoio e o da minha familia ao candidado do PSD Rui André e a toda a sua equipa.
Era com grande agrado , alegria e esperança no futuro da minha terra que gostaria finalmente de ver o Presidente Tuta de malas feitas para Portimão.
Justiça seria feita em memória do meu falecido pai José de Oliveira Valério, o qual dedicou todo o trabalho de uma vida ao município de Monchique e como retribuição, sentiu na pele a prepotência e a falta de dignidade do actual Doutor Presidente.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor