11/01/11

SÁ CARNEIRO EM MONCHIQUE EM CAMPANHA ELEITORAL!


Como foram as campanhas eleitorais no passado!

Foi no Verão quente de 1975 que Sá Carneiro visitou Monchique, onde fez um comício no Largo dos Chorões. Visitou depois o Mirante de onde falou aos seus apoiantes. Vivia-se então o PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Foi um período muito conturbado da Sociedade Portuguesa, que se seguiu à Revolução dos Cravos. Foi entre Março e Novembro de 1975 que decorreu a maior agitação social. Monchique viveu intensamente esse período.

A sul do Tejo o PPD começava a dar os primeiros passos para se implementar como grande partido a nível nacional, depois do 25 de Abril. No Alentejo foi em Ourique a primeira Autarquia conquistada. No Algarve Monchique foi a pioneira.

A população de Monchique a seguir ao 25 de Abril era tendencialmente Social-democrata. O município de Monchique foi governado pelo PPD até 1982. Dentro do partido formaram-se várias forças com interesses divergentes que levaram à sua derrota por escassos votos.

O Partido socialista começou a governar a Autarquia a partir dessa data sempre com o mesmo presidente e em maioria absoluta. Esteve no poder 27 anos. O partido social-democrata voltou de novo a ganhar nas últimas eleições autárquicas mas também por apenas 67 votos. O PSD ficou em minoria na Assembleia Municipal. O novo Presidente tomou posse no dia 2 de Novembro de 2009.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mudança ocorreu e é real! Monchique ganhou um presidente sorridente e bom falador, uma equipa de vereadores e mais gabinetes e mais hum??? é verdade, sem qualquer capacidade de liderança, muita desorganização, desconhecimento de gestão da administração publica, e muita falta de habilidade política.
Perdeu um presidente e uma equipa experiente em 2009, com tiques de alguma arrogância, mas uma figura especial, com sentido de responsabilidade, muita obra feita, capacidade de influência no Algarve e não só, e subretudo capacidade de decisão e motivação do pessoal que com ele trabalhava (por muito que custe a alguns!).
Quem não se recorda do folheto de campanha PSD, na expressão "Monchique geopoliticamente activo", hoje deparamo-nos com o encerramento do internamento do centro saude, obras sem expressão para o povo (só muros e para amigos) deixando situações inadiáveis (Monchicão e outras) que se espera e desespera, sendo o resto sorrisos e frases feitas nas exposições de arte e muita, mesmo muita publicidade (€). Nunca pensei que pessoas novas e aparentemente sem vícios de poder levassem o concelho de Monchique a uma gestão tão medíocre e curta, como se trata-se da própria carteira e/ou associação de comparsas. De facto, é um filme já visto noutros tempos do PPD-PSD em Monchique, correndo actualmente o risco de passar de câmara municipal a uma freguesia. Concerteza que não era esta a MUDANÇA que os monchiquenses votaram.

Anónimo disse...

Perdoai-lhe SENHOR, porque ele não sabe o que escreve....

Homem da Luta disse...

Os defensores do actual executivo fazem-no com comentários como o anterior. Vazio de argumentos. O primeiro anónimo, pelo contrário, traduz o que se vivencia no concelho. Falta de liderança, incapacidade de organização, desconhecimento dos procedimentos de gestão autárquica, etc. É uma política de charme com muitos sorriso e promessas e pouca ou nenhuma obra. Mudança precisava-se e precisa-se.

Anónimo disse...

Temos que ser realistas por muito que nos custe a admitir, estamos todos tramados com esta mudança (exepto os amigos)!!!
Os que não votaram estão revoltados, os que votaram desapontados... Esta é a verdade!! Poucos estarão contentes... Nada feito...Pouco ou nenhum respeito pela população em geral... Sorrisos e charme, e tá feito!!
Para não falar dos vereadores, que essa gente nem merece que se gaste latim com eles... A arrogância até mete medo!!
Temos que aguentar mais 3 anos...Depois...Bye,Bye!!!

Anónimo disse...

Estou farto de tanto charme e tanto sorriso, que coisa tao falsa!! Desamparem a loja!!


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor