
Como foram as campanhas eleitorais no passado!
Foi no Verão quente de 1975 que Sá Carneiro visitou Monchique, onde fez um comício no Largo dos Chorões. Visitou depois o Mirante de onde falou aos seus apoiantes. Vivia-se então o PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Foi um período muito conturbado da Sociedade Portuguesa, que se seguiu à Revolução dos Cravos. Foi entre Março e Novembro de 1975 que decorreu a maior agitação social. Monchique viveu intensamente esse período.
A sul do Tejo o PPD começava a dar os primeiros passos para se implementar como grande partido a nível nacional, depois do 25 de Abril. No Alentejo foi em Ourique a primeira Autarquia conquistada. No Algarve Monchique foi a pioneira.
A população de Monchique a seguir ao 25 de Abril era tendencialmente Social-democrata. O município de Monchique foi governado pelo PPD até 1982. Dentro do partido formaram-se várias forças com interesses divergentes que levaram à sua derrota por escassos votos.
O Partido socialista começou a governar a Autarquia a partir dessa data sempre com o mesmo presidente e em maioria absoluta. Esteve no poder 27 anos. O partido social-democrata voltou de novo a ganhar nas últimas eleições autárquicas mas também por apenas 67 votos. O PSD ficou em minoria na Assembleia Municipal. O novo Presidente tomou posse no dia 2 de Novembro de 2009.
5 comentários:
Mudança ocorreu e é real! Monchique ganhou um presidente sorridente e bom falador, uma equipa de vereadores e mais gabinetes e mais hum??? é verdade, sem qualquer capacidade de liderança, muita desorganização, desconhecimento de gestão da administração publica, e muita falta de habilidade política.
Perdeu um presidente e uma equipa experiente em 2009, com tiques de alguma arrogância, mas uma figura especial, com sentido de responsabilidade, muita obra feita, capacidade de influência no Algarve e não só, e subretudo capacidade de decisão e motivação do pessoal que com ele trabalhava (por muito que custe a alguns!).
Quem não se recorda do folheto de campanha PSD, na expressão "Monchique geopoliticamente activo", hoje deparamo-nos com o encerramento do internamento do centro saude, obras sem expressão para o povo (só muros e para amigos) deixando situações inadiáveis (Monchicão e outras) que se espera e desespera, sendo o resto sorrisos e frases feitas nas exposições de arte e muita, mesmo muita publicidade (€). Nunca pensei que pessoas novas e aparentemente sem vícios de poder levassem o concelho de Monchique a uma gestão tão medíocre e curta, como se trata-se da própria carteira e/ou associação de comparsas. De facto, é um filme já visto noutros tempos do PPD-PSD em Monchique, correndo actualmente o risco de passar de câmara municipal a uma freguesia. Concerteza que não era esta a MUDANÇA que os monchiquenses votaram.
Perdoai-lhe SENHOR, porque ele não sabe o que escreve....
Os defensores do actual executivo fazem-no com comentários como o anterior. Vazio de argumentos. O primeiro anónimo, pelo contrário, traduz o que se vivencia no concelho. Falta de liderança, incapacidade de organização, desconhecimento dos procedimentos de gestão autárquica, etc. É uma política de charme com muitos sorriso e promessas e pouca ou nenhuma obra. Mudança precisava-se e precisa-se.
Temos que ser realistas por muito que nos custe a admitir, estamos todos tramados com esta mudança (exepto os amigos)!!!
Os que não votaram estão revoltados, os que votaram desapontados... Esta é a verdade!! Poucos estarão contentes... Nada feito...Pouco ou nenhum respeito pela população em geral... Sorrisos e charme, e tá feito!!
Para não falar dos vereadores, que essa gente nem merece que se gaste latim com eles... A arrogância até mete medo!!
Temos que aguentar mais 3 anos...Depois...Bye,Bye!!!
Estou farto de tanto charme e tanto sorriso, que coisa tao falsa!! Desamparem a loja!!
Enviar um comentário