

Duas fotos da inauguração da segunda ambulância dos bombeiros!
Em Monchique nos anos cinquenta mais concretamente em 1959 viviam-se tempos áureos em que a sua população participava de todos os acontecimentos que diziam respeito à sua Associação. O mesmo comparecia em massa sempre que para isso era solicitado.
Nas imagens aqui documentadas pode ver-se a cerimónia de inauguração levada a efeito onde estavam presentes vários convidados de corporações vizinhas amigas. Na segunda foto vemos em primeiro plano o Presidente da direcção Mário Mira e o prior da paróquia de Monchique Francisco Jorge de Melo e outros convidados não identificados. O Povo assistia com agrado à cerimónia.
Vivia-se o tempo do voluntarismo generoso. Esta ambulância foi comprada com as dádivas oferecidas pelo povo. O voluntarismo e a amizade nos bombeiros prevaleciam como um bom sólido meio de integração social constituindo um dos melhores valores para se conseguir obter uma sociedade mais solidária e coesa.
Actualmente nos bombeiros os tempos já não são como eram no passado. Os bombeiros com as receitas que arrecadam já não conseguem fazer face aos encargos, sempre certos, que se foram criando ao longo dos anos depois do 25 de Abril para que os Bombeiros prestassem um melhor serviço às populações.
Mas tal como acontece no País a crise parece ter chegado aos bombeiros de Monchique. A sua nova direcção eleita no dia 1 de Março de 2010 encontra-se demissionária. O futuro é agora uma incógnita que só o tempo parece vir a resolver. É o que faz Portugal ter-se tornado"um país de subsídio-dependentes".