11/07/09

MONCHIQUE VISTO DE PERTO!

Clique em cima da foto para ampliar

Aqui está a maior justificação para ser visitado a pé!

Para apreciar os seus encantos é necessário calcorrear as suas ruas estreitas, abrindo a cada passo a perspectiva de encontrar algo diferente, com as suas mais variadas espécies de flores nas ruas como esta e outras tratadas por alguns munícipes, com todo o carinho e dedicação, como este exemplo aqui. Assim como as suas famosas árvores como esta majestosa araucária na quinta da vila que se avista de longe.

Monchique merece ser visitado com tempo para se poder apreciar devidamente, sendo necessário descer e subir ruas, espreitando horizontes por entre o casario branco, onde existe recantos de luz e tranquilidade. No fim vamos ficar com a grata recordação de termos visitado uma pequena vila serrana com história e com carácter a quem apetece voltar sempre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Monchique tem de facto algo de especial, uma calma que apazigua a alma, uma paisagem fabulosa. Para além disso tem inumeras potencialidades no que respeita ao turismo, sobretudo numa epoca em que os turistas já nao se contentam apenas com o binómio sol-praia e querem experimentar o turismo de natureza, "turismo termal", realizar passeios pedestres... E, claro, "deve ser visitada com tempo" como o sr diz para se apreciar devidamente a beleza de cada paisagem, cada local.
Alem do mais, a propria vila é bastante acolhedora...

Anónimo disse...

Monchique é uma vila suis generis. Ao chegar á vila, quem vem do Litoral, sente-se logo agradávelmente envolvido pelo ar mais fresco, mais leve e mais puro da Serra. A Vila em si é muito bonita, não tem construção em altura, por isso não está descaracterizada. Tem calçadas espectaculares que devem ter séculos de existencia.
Nos arredores da vila pode observar-se paisagens como não existe em mais parte nenhuma do Algarve; Tais como, Pomares de Cerejeiras e sotos de Castanheiros, actualmente os Castanheiro estão floridos e dá para fazer fotos lindas (vou enviar uma ao Sonhador).
A Foia incomparável. Normalmente está uns dez graus a menos que no Porto de Lagos, á beira da estrada também se pode (!!) colher uns raminhos dos melhores Oregos do mundo. ( geralmente, incompreensivelmente, as pessoas marafam-se). Não sei porquê, mas nós os de Monchique temos um feitio um pouco diferente das outras pessoas.
Pessoalmente gosto mais de visitar a nossa Serra de Inverno: Sente-se mais a terra, é uma época mais sóbria, o Céu e a Terra fundem-se naquele ponto.
Todas as pessoas de Portugal deviam visitar Monchique uma vez na vida. Se não poder ser ao vivo... olha, que seja através do Blog MONS CICUS.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor