01/07/09

MONCHIQUE E O COMBATE AOS INCÊNDIOS!


Acumulação da vegetação leva a temer grandes incêndios

Arranca esta quarta-feira a fase «Charlie», considerada a mais crítica no combate aos incêndios florestais.

As operações contam com 9829 elementos, 2196 viaturas e 56 meios aéreos, 35 helicópteros e 16 aviões, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, citada pela Lusa. Apenas nove são meios aéreos do Estado, sendo os restantes alugados.

A chamada fase «Charlie» prolonga-se até 30 de Setembro é a que mobiliza mais meios humanos e materiais.

Contam-se ainda 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Durante os próximos meses, o combate aos incêndios florestais dispõe de 4933 bombeiros, 129 Equipas de Intervenção Permanente, 259 elementos da Força Especial de Bombeiros «Canarinhos», 639 membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e 819 elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. Pode continuar a ler o resto da notícia aqui!

4 comentários:

Anónimo disse...

com este andar ainda vamos ter o presidente da republica,o primeiro ministro,os politicos todos e o povo portugues todo a apagar fogo

Anónimo disse...

Estes dispositivos apresentam numeros que muitas das vezes não correspondem á verdade...
Nos corpos de bombeiros, esse serviço é assegurado por voluntarios, como o nome indica são "VOLUNTARIOS" e muitas das vezes não conseguem preencher todas as vagas.
São poucos os que la estão por amor á causa, e esses poucos começam a perder as forças, estando fartos de serem mal tratados.
Foi criado pelo Governo um grupo especial da GNR para combaterem incêdios, que têm ao seu dispôr equipamento de proteção individual de alta qualidade, enquanto que os Bombeiros carecem de equipamento e a maior parte das vezes sai do proprio bolso...É LAMENTAVEL.

Anónimo disse...

Será que ainda há bombeiros voluntários, no verdadeiro sentido da palavra, em Monchique e noutros concelhos dispostos a correr risco de vida a apagar fogos sem qualquer vencimento ou subsídio?

Se isso ainda acontecer é muito gratificante saber, só que isso já deve ter sido chão que deu uvas!

Anónimo disse...

voluntarios???????????
tentem saber qual o salario do CMDT? Fora as outras regalias...


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor